São Paulo caminha para se tornar a capital mundial do skate

Cidade recebe torneios internacionais no mês de setembro, como o Mundial de Skate Park e o Street League Skateboarding

 

Foto: Paulo Macedo

 

A cidade de São Paulo segue a passos largos para se tornar a capital mundial do skate. Após o anúncio de que a cidade sediará o Campeonato Mundial de Skate Park entre os dias 10 e 15 de setembro, a novidade é a vinda do Street League Skateboarding – SLS, realizada no Brasil pela Effect Sport, que vai acontecer no Pavilhão de Exposições do Anhembi, entre os dias 18 e 22 de setembro.


Nos dias 18, 19 e 20 de setembro será disputada a fase classificatória, com portões fechados. No dia 20 de setembro, a pista será disponibilizada para treinos dos atletas pré-classificados para a fase semifinal e a final. E entre os dias 21 e 22 de setembro, a competição será aberta ao público, onde haverá venda de ingressos no local.


O campeonato é o mais importante do calendário 2019 da modalidade, que estreia nos Jogos Olímpicos em 2020, e reunirá as maiores estrelas do skate que estarão em busca do título mundial do skate street, que somam 80 mil pontos no ranking, uma pontuação recorde para quem busca uma vaga na disputa das Olimpíadas de Tóquio, em 2020.


Para a competição, são esperados mais de 70 atletas, homens e mulheres, que disputarão as provas em uma pista específica, construída para a competição, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, seguindo o costume da SLS em realizar a disputa em uma pista inédita.

Mundial de Street

A iniciativa de trazer o Street League Skateboarding (SLS) para a capital foi da Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo, que entrou na disputa com a cidade do México e saiu como vitoriosa para sediar a competição.


“Uma das principais estratégias da Secretaria de Turismo é trazer para capital um calendário internacional de eventos. A vinda do SLS é uma dessas ações e é também um grande presente para a cidade e para o paulistano” pontua o Secretário Municipal de Turismo, Orlando Faria.


O Brasil tem ganhado um espaço relevante de representação no skate, tanto nas disputas femininas e masculinas, que contam com alguns dos principais ídolos mundiais do skate, como os paulistanos Letícia Buffoni e Kelvin Hoefler. Além deles, também estão confirmados os skatistas Felipe Gustavo, Gustavo Ribeiro, Pamela Rosa e Rayssa Leal.
Neste cenário, São Paulo se destaca por sua potente infraestrutura adequada para a realização do evento e que, inclusive já recebeu no Anhembi, eventos importantes na modalidade. Um deles foi a “Megarrampa”, em 2011, que levou mais de 30 mil pessoas ao Sambódromo para ver o brasileiro Bob Burnquist e outros grandes nomes do skate mundial se apresentarem na estrutura de mais de 27 metros de altura e 100 metros de extensão. O Pavilhão de Exposições do Anhembi tem capacidade para receber até 9 mil pessoas.


Para Pedro Rego Monteiro, Diretor Executivo da Effect Sport, organizadora da competição, esta será uma oportunidade única para o público paulista prestigiar um evento da Street League, e ver em ação estrelas da modalidade, que certamente estarão nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020.


“Vai ser um evento inesquecível, com os melhores do mundo nessa modalidade em busca não apenas do título mundial, mas da vaga olímpica. O fato de ser uma pista inédita coloca todos os atletas em igualdade, o que promete elevar o nível da competição. Além disso, os brasileiros na disputa poderão contar com o carinho da torcida. É muito bom poder proporcionar esse momento aos nossos atletas”, ressalta.


Pelos critérios estabelecidos para as Olimpíadas, o Brasil poderá contar com até 12 atletas no total, em Tóquio , sendo três no Park Feminino, três no Park Masculino, três no Street Feminino e três no Street Masculino.


A competição terá transmissão ao vivo pelo Sportv, no Brasil, e para o mundo, via o canal digital próprio do SLS e pela ESPN Internacional.