Nova seleção do Guia Michelin São Paulo e Rio de Janeiro será lançada em 20 de maio

Serão anunciadas as renomadas Estrelas Michelin, além de todos os restaurantes recém-ingressos ou mantidos no guia e os aclamados com a categoria Bib Gourmand

Um dos principais guias de gastronomia do mundo, o Michelin, ganhará uma nova seleção para as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro neste ano, realizada com o apoio das respectivas prefeituras das cidades. A primeira vez que a seleção incluiu as duas cidades foi em 2015 e em 2020 foi lançada a última edição sobre as duas capitais brasileiras.

O lançamento será no dia 20 de maio, às 20h, no Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. Logo após o anúncio, a nova seleção já ficará disponível para consulta no site oficial e no aplicativo. Os chefs cujos restaurantes serão recomendados serão convidados, assim como as autoridades das cidades que apoiam a seleção.

Na ocasião, serão anunciadas não apenas as renomadas Estrelas Michelin, mas também todos os restaurantes recém-ingressados ou mantidos na seleção do Guia, bem como os aclamados com a categoria Bib Gourmand, que representa o melhor custo-benefício.

“A cidade de São Paulo está ganhando notoriedade a cada ano com a evolução da sua gastronomia, que atrai pessoas de todo o mundo”, afirma o Secretário Municipal de Turismo de São Paulo, Rodolfo Marinho. “O papel da Prefeitura nessa equação é fomentar este cenário favorável, investindo para que a gastronomia continue sendo um ativo para atração de turistas, resultando em impacto econômico, geração de emprego, renda e oportunidades”, conclui.

Gwendal Poullennec, Diretor Internacional do Michelin, comenta: "Depois de alguns anos de pausa da atualização de nossa seleção brasileira, estamos entusiasmados em poder compartilhar nossa mais nova lista de restaurantes para as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Nossos inspetores estão agora finalizando seus programas de visitas anônimas e tomando as últimas decisões, antes da cerimônia que esperamos que seja excepcional”. 

Atualmente, a cidade de São Paulo possui em torno de 30 mil restaurantes, que representam uma variedade de 81 tipos de culinária, sendo 16 de estados e 65 de diferentes países. 


A Cerimônia de lançamento do Guia Michelin Rio de Janeiro e São Paulo 2024 será transmitida na noite de 20 de maio, ao vivo a partir das 20h pelo canal do Guia Michelin no YouTube, permitindo que todos compartilhem da emoção do evento.

Sobre o Guia Michelin São Paulo-Rio de Janeiro

Lançado pela primeira vez em 2015 nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, o Guia MICHELIN realizou uma pausa na atualização de suas seleções de restaurantes nos últimos anos. A seleção de restaurantes de 2024 é a primeira seleção a ser atualizada nos últimos 3 anos. Como em qualquer outro lugar do mundo, esta seleção de restaurantes será feita de forma independente pela equipe internacional de inspetores especializados e anônimos, seguindo sua metodologia universal. Esta metodologia baseia- se na avaliação coletiva da qualidade da cozinha proposta pelos restaurantes, e é apreciada seguindo 5 critérios inalterados: a qualidade dos produtos, a harmonia dos sabores, o domínio das técnicas culinárias, a personalidade da cozinha, a consistência ao longo do tempo e através do menu como um todo.