Paulistanos e turistas aprovam o Réveillon na Paulista

Pesquisa realizada pelo Observatório de Turismo e Eventos (OTE) da cidade de São Paulo apontou que 98% do público aprova o investimento da Prefeitura de São Paulo na festa que comemora a virada do ano no cartão-postal da cidade, a Avenida Paulista

 

Réveillon na Paulista reuniu dois milhões de pessoas | Foto: Daniel Déak/Spturis

O Observatório do Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo (OTE) realizou pesquisa de perfil e de satisfação de público durante o Réveillon na Paulista para aferir o impacto econômico que este evento, que integra o Calendário de Eventos Estratégicos da Cidade de São Paulo. 98% dos presentes declararam que a Prefeitura de São Paulo, promotora do evento, deve continuar realizando a festa que marca a virada do ano na cidade de São Paulo.

“O Réveillon na Paulista representa um momento de encerramento oficial do ano num lugar que marca a vida de muitas pessoas que vivem e visitam a nossa cidade. É uma alegria poder promover esta festa que atrai muitos turistas que estendem a sua estadia aqui para conhecer melhor nossos pontos turísticos, fazer compras e aproveitar a gastronomia diversa, que é destaque em todo o mundo o ano inteiro”, afirma o Secretário Municipal de Turismo, Rodolfo Marinho.

O relatório prévio, divulgado nesta terça-feira (9), aponta um perfil de público com uma sutil predominância de pessoas do sexo masculino (50,7%) com idade entre 25 e 49 anos (60,5%). Os entrevistados responderam que foram ao evento acompanhados de familiares (25,6%) e amigos (25,3%).

Para chegar até a Avenida Paulista, a mais conhecida da cidade, cartão-postal com inúmeros espaços culturais e escritórios, as pessoas priorizaram o transporte público, optando por Metrô (52%) e Ônibus (23,1%).

As principais motivações para ir ao Réveillon na Paulista foram curtir a própria Avenida Paulista (32,1%), a programação de atrações musicais (30%) e a queima de fogos (10,2%). Os fãs do cantor Zezé di Camargo marcaram presença, correspondendo a 40,7% das pessoas que estavam na Avenida motivadas por alguma atração artística. Na sequência, com 34,4% aparecem os fãs da dupla Chitãozinho e Xororó, que comandou a contagem regressiva para a virada do ano ao som da música Evidências, um clássico do repertório dos artistas.

A nota geral dada pelo público é de 8,8, com destaque para a sonorização, aprovada por 91,5% dos presentes; posicionamento da sinalização (90,6%) e a circulação (88,8%). Entre os pontos de melhoria apontados estão as opções de alimentação.

“A aprovação confirma a qualidade dos eventos organizados na cidade, a começar pela inovadora proposta do palco cenográfico e a qualidade do som, itens reconhecidos pelo público”, acredita Gustavo Pires, presidente da São Paulo Turismo, empresa da Prefeitura.

Turistas tiveram o gasto médio superior ao ano passado

O relatório traz ainda informações de impacto econômico na cidade, que já revelam tendências para o ano de 2024. Nesta edição do Réveillon na Paulista, o gasto médio dos turistas na cidade cresceu 17,1% em comparação com o mesmo período em 2022, saindo de R$ 1.507,32 para R$ 1.765,24. Somente este público de fora de São Paulo teve um impacto na economia da cidade de R$ 140 milhões.

Formado em sua maioria por moradores da cidade de São Paulo (64,2%), o público do Réveillon na Paulista é diverso, atraindo muitas pessoas da Região Metropolitana (15,9%) e Interior de São Paulo (6,8%). Os visitantes estrangeiros (1,2%) eram de países como Alemanha, Argentina, Bolívia, Chile, Espanha, entre outros. Entre os brasileiros de outros estados, se destacam baianos (1,5%), mineiros (1,5%) e fluminenses (1,1%).

Quem veio de fora da cidade optou pelo carro (31,5%), avião (24,3%) ou trem (21,5%). O famoso bate e volta, modalidade que não conta com pernoite na cidade, concentrou 50,2% das respostas. Em seguida, aparece a hospedagem em hotel ou flat (26,4%) e casa de amigos ou parentes (13,4%). A estadia média dos entrevistados na cidade é de 4 noites.


Gastronomia, Compras e Turismo

Quem veio curtir o Réveillon também aproveitou para visitar bares e restaurantes, valorizando a gastronomia da cidade (52,1%), fazer compras (50,2%) e passeios turísticos. As opções culturais da cidade também atraíram muitos visitantes: 20,5% das pessoas foram a museus e 15,3% responderam que foram ao cinema, ao teatro ou a shows.

A estrutura de turismo da cidade foi bem avaliada pelos visitantes. A qualidade da hospedagem foi aprovada por 84,2% das pessoas, assim como a mobilidade que teve 89,3% de validação.

As Centrais de Informação Turística - CITs, disponíveis em pontos estratégicos da cidade como aeroportos, Terminal Rodoviário do Tietê, Avenida Paulista, entre outros, foram aprovadas por 70% dos visitantes. Atualmente em fase de adaptação para as novas necessidades da cidade, as CITs terão um novo perfil de atendimento em 2024.