Plano de Turismo Municipal – PLATUM traz ações para fomento ao turismo até 2029

Documento elaborado com a sociedade civil e entidades do setor apresenta ações organizadas por temas, contemplando inteligência e governança, calendário inteligente de eventos, segmentação e desenvolvimento territorial, aprimoramento da experiência do turista, promoção turística e apoio à comercialização

 

Plano de Turismo Municipal - PLATUM foi discutido durante a 2ª CONFETUR 

Considerado o documento norteador da políticas públicas de turismo da cidade de São Paulo, o Plano de Turismo Municipal – PLATUM ganhou uma versão atualizada que traz a perspectiva de atuação para fomentar e fortalecer o turismo na cidade de São Paulo no período de 2024 a 2029.

Para elaborar o documento, a Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) da cidade de São Paulo percorreu algumas etapas: atualização do inventário e diagnóstico do turismo na cidade de São Paulo, pesquisa com o Conselho de Turismo Municipal – COMTUR, ligado à SMTUR e com turistas e moradores por meio de formulário virtual. Além disso, foi elaborado um benchmarking inspiracional e, durante a 2ª Conferência Internacional de Turismo - CONFETUR, realizada entre os dias 30 e 31 de outubro de 2023, as propostas foram validadas.

O objetivo do benchmarking foi trazer inspirações e referências de práticas e experiências de outros destinos que se alinham às principais tendências e respondem às questões que têm impactado o setor de turismo, em que se destacam o progresso tecnológico, o aumento da literacia digital e a sustentabilidade. Mais especificamente, visou inspirar soluções inovadoras em cinco temáticas que foram identificadas como críticas para o turismo de São Paulo: governança, monitoramento, segurança, sustentabilidade e posicionamento de destinos.

Com o incremento da atividade turística em todo o mundo, segundo dados do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (World Travel & Tourism Council – WTTC), a atividade turística representará, nos próximos anos, mais de 11% do PIB Global, sendo que atualmente chega a 9,2%. A tendência de crescimento mundial se confirma na cidade de São Paulo, onde atualmente o PIB representa em torno de 2,3% do PIB da cidade, equivalente a USD 5,74 bilhões.

“O turismo é uma atividade econômica de importância inquestionável e suas diversas camadas contribuem para o crescimento econômico das nações, dos Estados e das cidades, ocupando cada vez mais um lugar de destaque tanto como política pública quanto como atividade econômica”, afirma o Secretário Municipal de Turismo, Rodolfo Marinho. “Uma atividade com tamanho impacto merece um planejamento à altura e o PLATUM chega com a função de ser um guia importante para orientar os próximos passos, adequando a cidade às tendências globais”, conclui.

Além do diagnóstico do setor, o PLATUM também aponta algumas tendências, entre elas, a Blended Travel, que combina diversos objetivos numa viagem, como negócios e lazer. O mundo pós-pandemia também trouxe alguns perfis de turistas que se popularizaram, como os nômades digitais, que podem trabalhar de qualquer lugar do mundo. Outra tendência diagnosticada é a contribuição das redes sociais para a definição de roteiros, passeios e até mesmo destinos, sobretudo no público com idade inferior a 45 anos.

A importância dos dados para a gestão do turismo também é um dos tópicos do PLATUM. A cidade de São Paulo conta com o Observatório do Turismo e Eventos – OET, vinculado à Spturis e que divulga alguns índices mensais referentes à atividade turística como a arrecadação de ISS do grupo dos 13 (relacionado às atividades turísticas), média da ocupação hoteleira da cidade, que em 2023 ficou estável em torno de 65% e o IMAT-SP, índice de atividade turística, que leva em conta cinco variáveis: estoque de empregos diretos do turismo, faturamento do setor na cidade, movimentação em terminais rodoviários, movimentação nos aeroportos, exceto Viracopos e a taxa de ocupação hoteleira.

No capítulo dedicado às estratégias para o turismo de São Paulo, foram organizadas ações divididas em cinco macro programas: inteligência e governança, calendário inteligente de eventos, segmentação e desenvolvimento territorial, aprimoramento da experiência do turista, promoção turística e apoio à comercialização.

As ações detalhadas de cada macro programa, organizadas por eixos específicos, podem ser consultadas diretamente no documento, disponível para download aqui.