Vem pro Triângulo – Los Muertos SP acontece em formato de festival de 31 de outubro a 2 de novembro

Em sua terceira edição, evento gratuito inspirado na cultura mexicana é ampliado no Centro Histórico com três palcos com shows de Cat Dealers, Raíces de América, Bateras 100%, que apresenta um repertório de músicas latinas, Paula Lima, entre outros; Festival Gastronômico tem cardápio elaborado com comidinhas temáticas.

 

O Centro de São Paulo recebe, entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, feriado de Finados no Brasil, a terceira edição do evento gratuito Vem pro Triângulo SP - Los Muertos, a ser realizada no Centro de São Paulo. Com apoio da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, a ação volta ao calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo totalmente ampliada e com atrações para todos os públicos.

Nesta edição, a novidade é que o evento será apresentado em formato de festival, com os palcos Tributo, na Praça do Patriarca, no dia 2 de novembro; Em vivo, na Rua XV de novembro, dia 31 de outubro, 1º e 2 de novembro e Eletrônico, na Praça Antônio Prado, também no dia 2.

Inspirado em uma das principais tradições mexicanas, o Día de Los Muertos, a edição paulistana aborda o luto de forma irreverente e divertida. A ideia é que o público vá fantasiado e capriche no visual horripilante.

A ação também conecta diretamente o trabalho de maquiadores, estilistas, cosplayers, fotógrafos, cineastas, músicos, artistas e comunicadores, promovendo a chamada economia criativa, além de incentivar o turismo. Com este foco, haverá uma tenda de maquiagem para crianças que quiserem se caracterizar no evento.

“Por meio da Secretaria de Turismo, a Prefeitura quer ser parceira de iniciativas que fomentem a presença de paulistanos e turistas com suas famílias na região central. Nosso foco é trazer este público para usufruir das opções de lazer, cultura e gastronomia que a região do Triângulo SP oferece”, explica o secretário municipal de Turismo, Rodolfo Marinho.


Música ao vivo de arrepiar

 

                                           Dupla Cat Dealers se apresenta no Palco Eletrônico, dia 2 de novembro, às 18h30


O evento terá programação musical para animar o público, com artistas que tocarão desde eletrônica e rock até soul e pop. A programação concentra mais de 20 atrações, incluindo Bateras 100% Brasil, projeto que reúne bateristas profissionais e amadores de vários estilos musicais, com crianças, adolescentes e adultos, que vai apresentar um repertório de músicas latinas especialmente selecionadas para o Vem pro Triângulo SP - Los Muertos.

A dupla Cat Dealers também estará presente, composta pelos irmãos Lugui e Pedrão, que estão entre os 100 maiores projetos de música eletrônica do mundo e representa, hoje, um dos principais nomes em ascensão na cena eletrônica internacional. Eles já participaram do Lollapalooza 2018 e 2022, Tomorrowland 2023, entre outros eventos, nos cinco continentes do planeta.

O grupo Mariachis no Brasil também fará presença no evento da cultura mexicana, trazendo interpretações de músicas mariachis da forma mais semelhante possível, respeitando a métrica e a dinâmica de cada estilo sem perder a interpretação que os caracteriza. A diversidade de gêneros musicais trará diversas experiências diferentes para todos os tipos de público.

O rock também marca presença no palco Em vivo, na Rua 15 de novembro, com as presenças de Supercombo e RPM. No dia 31, às 16h, a banda formada por Leonardo Ramos, Carol Navarro, Paulo Vaz e André Dea sobre ao palco trazendo suas letras reflexivas e intimistas como é o caso de Piloto Automático. Na sequência, é a vez do RPM, às 18h30, apresentar o repertório que tornou-a uma das bandas de rock brasileiras mais reverenciadas com canções como Olhar 43, Alvorada voraz, entre outras.

No dia 2 de novembro, neste mesmo palco, o grupo latinoamericano Raíces de América sobe ao palco trazendo uma história musical que traduz 44 anos de música. Criada em 1980, teve Mercedes Sosa como madrinha na sua fundação. No repertório, registrado em 13 discos, podem se encontrar clássicos do cancioneiro latinoamericano e brasileiro como: Soy Loco Por Ti América, Fruto do Suor e Guantanamera, além de obras dos compositores Atahualpa Yupanqui, Daniel Vigliette, Violeta Parra, Chico Buarque de Holanda, Vinicius de Moraes, Geraldo Vandré, entre outros.

Gastronomia temática no festival gastronômico


Quem quiser unir a celebração a um cardápio horripilante. O Café Girondino terá Donuts Temáticos com recheio de creme de morango, geleia de frutas vermelhas e leite condensado. Além disso, haverá um brigadeiro especial e o Café Crânio, servido com crânio de chocolate branco que derrete com café ou chocolate quente, trazendo uma surpresa de marshmallow.

A doceria especializada em confeitaria portuguesa, Maria Cristina Doces, terá um Café Mexicano que mistura café, tequila, essência de baunilha e pimenta rosa. Já o Café Martinelli, tradicional ponto de encontro após o almoço no Centro, terá o Coquetel Sangue de Morcego, com suco de limão, xarope de maçã verde, água com gás e gelo.

O bar Salve Jorge preparou um Combo Promocional que conta com uma caipirinha com 3 limões com picolé de limão e bolinhos de feijoada com geleia de pimenta agridoce. Haverá desconto de 20% para quem mencionar o código LOS MUERTOS 23.

Quem curte coquetéis de frutas não pode perder a seleção do Bar 34, que trazem os nomes Sandía Caliente, contendo energético de melância, tequila, gelo, hortelã e rodela de limão como opção alcoólica e Batida de Pina Y Coco, com abacaxi, leite condensado, leite de coco, açúcar e gelo, como opção sem álcool.

Confira abaixo a relação de estabelecimentos participantes e os itens do cardápio:


Cafe Girondino
Rua Boa Vista, 365
CCBB - Café Girondino
Rua Álvares Penteado, 112
Cardápio promocional: Donuts Temáticos com recheios diversos (creme de morango, geleia de frutas vermelhas, leite condensado); Brigadeiro especial e Café Crânio (servido com crânio de chocolate branco que derrete com café ou chocolate quente, trazendo uma surpresa de marshmallow).

Restaurante Bom Gosto

Rua São Bento, 525
Cardápio promocional: Bauru Adão - Roast beef, bacon, queijo prato, cebola, tomate, molho tártaro no pão francês com pimenta da casa; Pernil Fatiado - Com molho de tomate, cebola e pimentões e tempero especial da casa. Jugo de Sandia y Limón (suco de melancia com limão) e Michelada – cerveja temperada com sal, pimenta tabasco e limão).


Maria Cristina Doces
Rua Álvares Penteado, 188
Cardápio promocional: Café Mexicano com tequila, essência de baunilha, chantilly e pimenta rosa.


Bar 34
Rua do Comércio, 34
Cardápio promocional: Sandia Caliente, com energético de melancia, tequila, gelo, hortelã e rodela de limão. Batida de Pina y Coco (não alcoólico), com abacaxi, leite condensado, leite de coco, açúcar e gelo.


Nescafé
Rua 3 de Dezembro, 9
Cardápio promocional: Panqueca Mexicana com recheio de carne apimentada e bauru mexicano, nachos caseiros e guacamole.


Salve Jorge
Praça Antônio Prado, 33
Cardápio promocional: caipirinha três limões com picolé de limão, com cachaça, limão siciliano, limão tahiti e limão rosa. Bolinhos de Feijoada com geleia de pimenta agridoce. Na compra do combo, 20% de desconto ao mencionar LOS MUERTOS 23.


Café Martinelli
Rua Líbero Badaró, 508
Cardápio promocional: Coquetel Sangue de Morcego com suco de limão, xarope de maçã verde, água com gás e gelo.


Sobre a Vem pro Triângulo SP - Los Muertos SP

A primeira edição ocorreu em novembro de 2019, já com apoio da Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Turismo. Contou com a participação das principais casas noturnas da cidade, em palcos espalhados pelo centro histórico, sendo essa a primeira vez que o movimento cultural das festas de Halloween foi oficialmente inserido no calendário de eventos da cidade. Pela primeira vez em 2023, tornou-se um festival de três dias, com apoio da iniciativa Todos pelo Centro.

Sobre o Dia de Muertos no México

O Dia de Muertos no México é uma festa tradicional que acontece desde o período pré-hispânico para celebrar e honrar a vida daqueles que já faleceram. Com muita música, oferendas, altares e caveiras, as ruas, igrejas e até cemitérios do país são tomados pela festa.

Confira a seguir a programação musical do evento:

31/10 - terça-feira
Palco XV de novembro
12h30: Malta
14h30: Mariachis no Brasil
16h: Supercombo
18h30: RPM

01/11 - quarta-feira
Palco XV de novembro
12h30: Kaos e os Bastardos
14h30: Mariachis no Brasil
16h: Izzy Gordon
18h30: Paula Lima

02/11 - quinta-feira
Palco Tributo – Praça do Patriarca
11h: Montagem Bateras
12h-13h: Bateras 100% Brasil
14h30- 15h30: Black Beatles
16h30- 17h30: Serial Funkers- Vozes do Soul
19h-20h10: Rockfun Legends feat. Léo Maia com sucessos do Síndico

Palco em Vivo XV de novembro
11h: Montagem
12h-13h: Mariachis no Brasil
13h30-14h30: Alchemia
15h30-16h30: Viva Noite
18h-19h30: Raíces de América

Palco Eletrônico – Coreto
11h: Música + MC
12h: Música + MC
13h30-14h30: Música + MC
15h-16h: Mi Gloria
16h-17h: Groove Delight
17h-18h30: Fancy Ink
18h30- 20h: Cat Dealers