O Guia MICHELIN está de volta ao Brasil e relança suas seleções de restaurantes no Rio de Janeiro e em São Paulo

As próximas seleções serão apresentadas em março de 2024

 
 
 
 
 
A Michelin anuncia que o Guia MICHELIN está de volta ao Brasil e retomará a atualização de suas seleções de restaurantes nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, suspensas no fim de 2020. As novas seleções de restaurantes das duas cidades serão apresentadas em março de 2024, em data ainda a ser divulgada.
 
“Temos o prazer de anunciar a retomada de nossas atividades de recomendação gastronômica no Brasil. Isso foi possível graças ao apoio oficial das cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, cujo compromisso sincero e permanente é de sublinhar o relançamento das nossas seleções de restaurantes, que voltará a homenagear os melhores estabelecimentos locais e os profissionais de talento responsáveis por eles. As inspetoras e inspetores do Guia MICHELIN já começaram a voltar a estes bons restaurantes e agora estão ansiosos para revelar sua próxima edição em março de 2024”, comenta Gwendal Poullennec, Diretor Internacional do Guia MICHELIN.
 
A retomada das atividades do Guia MICHELIN no Brasil conta com o apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e da Prefeitura da Cidade de São Paulo, por meio de suas Secretarias de Turismo:
 
“Trazer o icônico Guia Michelin para o Rio é certeza de que a cidade entra no roteiro turístico gastronômico mundial. Isso é espetacular! Associar o destino Rio a uma marca reconhecida e celebrada pelos amantes da boa mesa é motivo de muita alegria. Significa dizer a esse setor, a essa indústria imensa e potente, a esses profissionais incríveis que a Prefeitura do Rio, por meio de sua Secretaria de Turismo, está apostando alto na nossa Cultura que merece respeito, atenção, incentivo, palmas e holofotes. Estamos avançando! Tão importante como estimular a economia é também valorizar o que os nossos chefs fazem já faz tempo. Viva o Rio! Viva o Guia Michelin!”, declarou Daniela Maia, secretária de Turismo da cidade do Rio de Janeiro.
 
“A cidade de São Paulo é um polo gastronômico reconhecido mundialmente pelos fãs da gastronomia diversificada. É possível encontrar em São Paulo estabelecimentos que representam dezenas de tipos de cozinha e isto é uma das facetas mais simbólicas da capital cosmopolita que é. A gastronomia gera, ainda oportunidades de emprego e renda e atrai pessoas do Brasil e do mundo para conhecer de perto os restaurantes criativos que a cidade de São Paulo concentra. A Prefeitura de São Paulo faz questão de ressaltar o empenho e a paixão dos paulistanos pela gastronomia, por isso estamos muito satisfeitos com a chegada do Guia MICHELIN, que destaca a diversidade e a riqueza culinária da cidade", afirma Rodolfo Marinho, secretário municipal de Turismo de São Paulo.
 
A metodologia do Guia MICHELIN
O Guia MICHELIN foi criado em 1900 pela empresa de pneus Michelin para apoiar o crescimento da mobilidade. Desde então, manteve-se fiel à sua missão original: estabelecer-se em destinos gastronômicos maduros, guiar viajantes internacionais e gourmets locais aos melhores restaurantes, destacar cenários culinários mundiais e promover a cultura de viagens.
 
Os principais critérios adotados pelos inspetores MICHELIN em todo o mundo são a qualidade dos ingredientes, o domínio das técnicas culinárias, a harmonia dos sabores, a personalidade do chef expressa na cozinha e a consistência tanto no menu como nas visitas regulares. Todos esses critérios são avaliados pelas equipes internacionais de inspetores que viajam por todos os destinos contemplados pelo Guia MICHELIN para encontrar os melhores restaurantes e reconhecê-los com as distinções MICHELIN seguindo um processo de decisão coletiva. O respeito a cada um desses cinco critérios, igualmente exercido globalmente, garante uma seleção de qualidade, recomendações relevantes e relacionamento confiável com os leitores e usuários ao redor do mundo.

Como tudo começou, um pouco de história
Tudo começou em Clermont-Ferrand, no centro da França, em 1889, quando os irmãos Andre e Edouard Michelin fundaram sua empresa de pneus homônima, alimentada por uma grande visão para a indústria automobilística francesa em uma época em que havia menos de 3 mil carros no país.
 
Para ajudar os motoristas a realizar suas viagens – aumentando, assim, as vendas de carros e, por sua vez, as compras de pneus –, os irmãos Michelin produziram um pequeno guia com informações úteis para os viajantes, como mapas, como trocar um pneu, onde encher o tanque de gasolina, e maravilhosamente – para o viajante em busca de descanso das aventuras do dia – uma lista de lugares para comer ou passar a noite.

A seleção de restaurantes do Guia MICHELIN
O Guia MICHELIN transmite suas avaliações de restaurantes por meio de um amplo sistema de distinções, que são concedidas a restaurantes especiais dentro de sua seleção completa. As distinções mais famosas são as estrelas MICHELIN de renome mundial atribuídas ao restaurante que oferece as melhores experiências culinárias. Uma estrela MICHELIN é concedida a restaurantes por “cozinha de alta qualidade que vale uma parada”, duas estrelas MICHELIN por “cozinha excelente que vale a pena fazer um desvio” e três estrelas MICHELIN por “cozinha excepcional que vale uma viagem especial”.


Além das cobiçadas classificações por Estrelas, a seleção inclui também a popular categoria Bib Gourmand, distinção atribuída a restaurantes que servem comida de boa qualidade a um preço moderado.
O Guia estará disponível exclusivamente em formato digital em todas as interfaces: site, aplicativos móveis e redes sociais. Ele se juntará às seleções globais de restaurantes e hotéis do Guia MICHELIN, disponíveis gratuitamente em suas plataformas digitais.

Para conhecer mais:
Site
• Facebook: @guiamichelinbr
• Instagram: @michelinguide
• App iOs e Android : Guide MICHELIN

Sobre a Michelin

A Michelin, líder do segmento de pneus, se dedica ao desenvolvimento da mobilidade de seus clientes, de forma sustentável, criando e distribuindo os pneus, serviços e soluções mais adequados às suas necessidades; fornecendo serviços digitais, mapas e guias, para ajudá-los a tornar suas viagens experiências únicas; e desenvolvendo materiais de alta tecnologia, que atendem à indústria da mobilidade. Sediada em Clermont-Ferrand (França), a Michelin está presente em 175 países, emprega mais de 132.200 pessoas em todo o mundo e dispõe de 67 centros de produção implantados que fabricaram cerca de 167 milhões de pneus em 2022 (www.michelin.com.br).