Roteiros guiados pelo Centro de São Paulo fazem parte do Festival do Café

O itinerário conta com cafeterias, ruas e edifícios importantes, além da história e importância do café no desenvolvimento da cidade

 

O Festival do Café no Triângulo SP é realizado pela Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo e oferece uma extensa programação incluindo 35 cafeterias com descontos e combos promocionais, além de apresentações de mais de 30 artistas, palestras e roteiros guiados.

Com foco na história do café e sua relação com o desenvolvimento da cidade, um dos destaques da programação é o roteiro guiado, que permite que o participante se aprofunde no tema, percorrendo cafeterias participantes do evento em grupo, além de conhecer edifícios históricos e intervenções artísticas como a exposição “São Paulo ama café”, que inseriu 10 xícaras gigantes pintadas na região.

Os roteiros guiados são passeios gratuitos e temáticos que funcionam até dia 26 de maio às 9h e às 14h. O itinerário passa por algumas por cafeterias como o Café Girondino, Badaró Art Café, e outras. Além disso, os guias contam a história de vários prédios que já foram antigos bancos e contribuíram para o crescimento econômico de São Paulo. A história do café na cidade também é abordada, assim como o início da Industrialização pelas ruas do Triângulo Histórico e Centro Novo, na época da virada do século XIX para o século XX.

Os passeios temáticos do festival atraem majoritariamente o público paulista, principalmente os amantes de café, que confirmaram que tinham grandes expectativas em degustar a bebida durante o roteiro. Embora a guia Maria de Lourdes explique que os participantes do tour são em geral pessoas da região, na quarta-feira (24), no horário das 14h, havia 2 participantes estrangeiros da Venezuela, Itália e uma brasileira residente nos EUA. A maioria dos participantes afirma que o que mais gostou no roteiro foi aprender informações históricas sobre o Centro e poder enxergar locais do cotidiano com outro olhar.

A guia Maria conta que as inscrições para o roteiro estão disponíveis para até 50 pessoas, mas a média de participantes é de 20 a 25, pois alguns não aparecem na hora. Apesar disso, ela afirma que todos os participantes se mantêm muito interessados durante o tour. Maria de Lourdes reforça como o roteiro mostra a história deste grão e a sua importância para São Paulo: “é do café que vem todo o progresso que temos da cidade, não só econômico como cultural”.

O itinerário do roteiro pode variar um pouco de acordo com o dia, mas sempre passa por cafeterias que oferecem degustações e por pontos como: Café Girondino, Praça do Patriarca, Ruas Boa Vista, João Brícola, entre outros.
 

Texto: Maria Clara Castilho Wunderlich