Dia Nacional do Turismo: Prefeitura de São Paulo anuncia novo roteiro guiado no Bom Retiro

Os primeiros passeios guiados por este bairro da região central poderão ser feitos a partir da terça-feira que vem, dia 16 de maio

O programa Vai de Roteiro, iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo (SMTUR), oferece diversas opções de passeios guiados gratuitos em importantes pontos e regiões turísticas da cidade.

Para marcar o Dia Nacional do Turismo, a SMTUR anuncia o início de um novo roteiro guiado gratuito a partir da próxima semana, pelo bairro do Bom Retiro, um bairro que tem muita história para contar: da herança têxtil até sua vocação gastronômica e cultural.

“Com esse acréscimo, chegamos a 16 opções de passeio guiado na cidade, o que é um novo marco para o programa”, afirma o secretário municipal de Turismo, Rodolfo Marinho. “Nossa expectativa é que as pessoas possam se aprofundar ainda mais neste novo roteiro que explora a história de um dos bairros mais emblemáticos da nossa cidade”, conclui.

Atualmente, o projeto engloba as seguintes opções de roteiros pela capital paulista: Avenida Paulista, Liberdade, Museu da Imigração, Museu do Ipiranga, Parque da Independência, Ibirapuera, Mercado Municipal, Cantareira, Polo de Ecoturismo de Parelheiros, Neo Química Arena- Corinthians, Bairro do Ipiranga, Baixo Augusta, Centro Histórico, Vila Madalena e Bom Retiro.

Sobre o Vai de Roteiro – Bom Retiro
Popularmente conhecido por suas muitas lojas de atacado e varejo, o Bom Retiro é um bairro que possui também muita cultura e variedade, pois é um local que se tornou lar de muitos imigrantes ao decorrer de sua história. Hoje é possível encontrar diversas ruas comerciais com lojas, mercados, docerias, centros culturais, museus, restaurantes de diversas nacionalidades como grega, coreana, entre outras.

O passeio realizado por um guia credenciado tem como itinerário o Museu de Arte Sacra, Capela de São Frei Galvão, Presépio Napolitano, Praça Coronel Fernando Prestes, Jardim Oriental do Quartel da PM SP, Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, Rua Três Rios, e a Oficina Cultural Oswald de Andrade. Ocorre às terças e sábados às 10h e às 14h e tem duração prevista de 2 horas.

As reservas podem ser feitas a partir desta sexta-feira, por meio da plataforma Sympla.