Vai de Roteiro: Secretaria Municipal de Turismo lança cinco novos passeios guiados a partir de 19 de abril

Novidades são passeios pela Neo Química Arena - Corinthians, Baixo Augusta, Vila Madalena, Bairro do Ipiranga e Triângulo Histórico; ao todo, programa passará a contar com 15 roteiros

 O programa Vai de Roteiro é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), que oferece gratuitamente a possibilidade de conhecer vários locais da cidade com um guia de turismo credenciado.

Dando sequência à ampliação desta ação criada no final de 2022, a SMTUR inicia, na próxima quarta-feira, dia 19 de abril, cinco novos roteiros guiados gratuitos em pontos da cidade que trazem inovação e diversidade de temas. São eles: Vila Madalena, Neo Química Arena - Corinthians, Baixo Augusta, Bairro do Ipiranga e Triângulo Histórico.

“Todas as grandes cidades do mundo proporcionam ao turista formas estruturadas de conhecer os seus principais pontos turísticos. Até então, São Paulo não tinha essa oferta tão ampla e gratuita. Por isso, por meio deste programa, a Prefeitura oferece esta oportunidade com a perspectiva de ampliação de opções até o final do ano”, afirma o secretário municipal de Turismo, Rodolfo Marinho. “Este tipo de programa atende desde o público que vêm de fora da cidade até os próprios paulistanos interessados em aprender mais sobre a sua cidade”, finaliza.

Os novos roteiros se somam aos que já estão em operação: Avenida Paulista, Liberdade, Ibirapuera, Museu da Imigração, Mercado Municipal Paulistano, Museu do Ipiranga, Parque da Independência, Polos de ecoturismo da Cantareira e de Parelheiros, além da visita guiada ao Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura de São Paulo. Com os novos roteiros adicionados, serão no total 15 passeios imperdíveis que contam a história de pontos importantes da cidade, além da possibilidade de contato com a natureza por meio dos polos de ecoturismo.

Conheça os 5 novos trajetos

A Vila Madalena, um dos bairros mais descolados de São Paulo, está localizado na zona oeste e tem em seu roteiro feiras de arte, ruas gastronômicas, como a Rua dos Pinheiros, galerias de arte, exposições de grafitti como o Beco do Batman, além de outros pontos turísticos.

Para os fãs de futebol e torcedores do time, o roteiro Neo Química Arena - Corinthians, adentra o estádio localizado na zona leste. O passeio inicia na parte externa e possibilita aos participantes uma visita pelas instalações do complexo, pelo valor promocional de R$ 30, passando pelos vestiários dos jogadores, sala de imprensa, campo, camarotes, além da contextualização acerca da história do futebol no Brasil.

O tour pelo Baixo Augusta, no Centro, tem em seu itinerário prédios famosos da cidade de São Paulo, como o Copan, Edifício Itália, além da passagem por ruas históricas, como a Rua da Consolação. É o roteiro ideal para os fãs de arquitetura.

O passeio pelo Triângulo Histórico abrange as construções mais antigas, culturais e famosas da região. Como os locais são muito próximos, é possível conhecer mais de 20 pontos turísticos.

O itinerário do Bairro do Ipiranga, na zona sul, traz a história de um dos bairros mais antigos de São Paulo, passando por outras instituições culturais sediadas na região como o Museu de Zoologia da USP, Museu Vicente de Azevedo, entre outros.

Os novos roteiros seguem com a duração média de 1h30 a 2h, com pontos de encontro que variam do metrô até algum local do roteiro. As inscrições podem ser feitas de forma gratuita pela plataforma Sympla ou até 30 minutos antes, caso haja vagas remanescentes.

Confira os dias e horários disponíveis para cada roteiro no site e reserve o ingresso gratuitamente: https://www.sympla.com.br/produtor/turismoprefsp