City Tour faz roteiro turístico com alunos da rede pública municipal

Programa da Secretaria Municipal de Turismo oferece transporte gratuito e guia de turismo, passando por pontos turísticos como Pátio do Colégio, Theatro Municipal de São Paulo, Museu do Ipiranga, Museu Catavento, entre outros

Crianças na entrada do Museu Catavento


São Paulo é uma das cidades mais ricas em turismo e cultura do mundo. Há uma gama de locais importantes e históricos, que são indispensáveis para a formação e desenvolvimento dos cidadãos e turistas: estar em contato com a própria história proporciona conhecimento. Até para os moradores da cidade pode ser um desafio visitar tantos locais, já que São Paulo reúne centenas de museus, teatros, parques etc.

Com o intuito de incentivar o turismo para jovens estudantes e idosos, a Secretaria Municipal de Turismo iniciou o programa City Tour no final de 2022, promovendo os principais pontos turísticos da cidade, fortalecendo o desenvolvimento da autonomia e expandindo a sociabilidade de vínculos e convívio comunitário.

Os participantes do projeto são as crianças da Rede Pública Municipal de Educação, de segunda a sexta-feira no período da manhã e da tarde, e também idosos do Centro de Referência do Idoso aos sábados e domingos no período da manhã. Para isso, foram selecionados alguns dos pontos mais importantes de São Paulo: Pátio do Colégio, Theatro Municipal de São Paulo, Museu do Ipiranga, Edifício Matarazzo, Mosteiro São Bento, Museu Catavento e Catedral da Sé.

Ônibus do programa City Tour busca as crianças na escola para iniciar o roteiro

Na quarta-feira, 22 de março, ocorreu o roteiro do programa com os alunos do primeiro ano do ensino fundamental da escola EMEF professora Ana Maria Alves Benetti. Para começar o tour, as crianças saíram da escola no Jabaquara, zona sul, nos ônibus do City Tour, que podem ser reconhecidos com a identidade visual do programa. A primeira parada foi o Museu do Ipiranga, reaberto recentemente após um amplo trabalho de reforma e ampliação. Após passarem pelos outros locais, a próxima parada foi no Museu Catavento.

No local, as crianças conheceram três exposições: “Nutrição, Movimento e Diversão”, na qual aprenderam sobre alimentos importantes, “Mundo do Perfume”, exposição interativa onde os alunos puderam sentir cheiros de diversas fragrâncias, e por fim “O laboratório de química”, onde presenciaram experimentos científicos.

Revistas com a história dos pontos turísticos visitados são entregue às crianças no ônibus


Segundo o secretário municipal de Turismo, Rodolfo Marinho, a missão do programa é promover o inclusão e proporcionar aos jovens e idosos um contato mais próximo com estes pontos turísticos. “Quando criamos o programa, sabíamos que seria bem recebido porque é uma forma estruturada de levar ao conhecimento deste público lugares que muitas vezes só são vistos na televisão. Por meio desta experiência, as pessoas podem ver de perto instituições culturais e acervos importantes que são os principais pontos turísticos da cidade de São Paulo”, afirma.

A professora de uma das turmas do passeio, Ana Teresa Bondi, explica que as crianças “ficam em contagem regressiva aguardando para participar”. Ela afirma que conhecer locais fora da sala de aula é muito importante, e que “no dia seguinte após as visitas há muitos questionamentos, o assunto perdura”.

Crianças acompanham explicação da exposição “O laboratório de química”

Juliana Aparecida de Souza Mendes, guia do passeio, explica que para este público, de crianças com idade entre 6 e 7 anos, são criadas brincadeiras e explicações dinâmicas para que haja melhor entendimento sobre a história dos pontos. “O turismo em si agrega muito ao conhecimento. Conhecemos mais a nossa cidade e principalmente nosso país”, afirma.

Nesta primeira etapa do projeto, serão atendidas em torno de 10 mil crianças e 2 mil idosos.

Texto: Maria Clara Castilho 
Fotos: Maria Clara Castilho/SMTUR | Jaqueline Lima/SMTUR