Observatório do Turismo e Eventos da Prefeitura divulga pesquisa prévia do Carnaval no Sambódromo

Público é formado em sua maioria por mulheres na faixa de idade entre 30 e 49 anos; investimento dos turistas na cidade durantes os festejos chegou a R$ 2.238,44, número 12,8% superior do que em 2022 e mais de 140% do que o investido em 2020.

Durante a realização do Carnaval Paulistano, equipes do Observatório do Turismo e Eventos da Prefeitura de São Paulo, coordenadas pela São Paulo Turismo, foram contratadas pela Secretaria Municipal de Turismo para a realização de uma pesquisa de perfil de público dos participantes do evento nos blocos e no Sambódromo. No caso do Sambódromo do Anhembi, a pesquisa ouviu 1.297 pessoas nos dias 17 e 18 de fevereiro, quando ocorreram os Desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial e no dia 25 de fevereiro, durante o Desfile das Campeãs.

A pesquisa apontou que 50% das pessoas presentes estavam no Sambódromo pela primeira vez, número que aponta uma renovação de público bastante consistente. Já o gasto do turista, incluindo moradores da Grande São Paulo, na cidade, durante os festejos carnavalescos, chegou a R$ 2.238,44, número 12,8% superior do que em 2022 e mais de 140% do que o investido em 2020.

Procedência e dados de perfil
O público frequentador do Sambódromo durante o Carnaval Paulistano é formado por residentes da cidade de São Paulo em sua maioria, chegando a 61,8%. Em sua maioria, os turistas são de dentro do Estado de São Paulo, com 31,2% e de outros Estados brasileiros como Minas Gerais e Rio de Janeiro totalizando 6,3%. As mulheres (60,4%), com idade entre 30 e 49 anos são a maioria do público presentes nas arquibancadas e camarotes.