Dia Internacional do Café: Prefeitura de São Paulo realiza Festival do Café no Triângulo SP

Ao todo, 30 estabelecimentos da região central participam com menus e promoções exclusivas, quase o dobro da primeira edição

 

 

A relação entre o café e o Centro da cidade de São Paulo remonta à história desta bebida no Brasil e também à própria cidade, gerando riqueza e impactando hábitos e costumes que até hoje fazem parte do nosso cotidiano.

Para celebrar este saboroso encontro, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, promove o Festival do Café no Triângulo SP com início em 27 de setembro e encerramento no dia 1º de outubro, data em que é comemorado o Dia Internacional do Café.

+ Acesse aqui o site oficial do Festival do Café no Triângulo SP
+ Baixe aqui o livreto com a programação em pdf

Desde sua primeira edição, em 2019, o evento acontece no Triângulo SP, recorte especial do Centro onde a SMTUR tem como objetivo desenvolver ações estratégicas de fomento ao turismo. A edição atual traz quase o dobro de cafeterias participantes, saindo de 18 para 30.

“O Festival do Café é uma iniciativa da própria Prefeitura que promove o Centro da cidade de São Paulo por meio de sua tradição histórica, celebrando os estabelecimentos da região, dos mais novos aos que nos remetem ao início da atividade cafeeira na cidade. São locais que atraem milhares de pessoas que trabalham ou visitam os diversos pontos turísticos da região diariamente”, afirma o secretário municipal de Turismo, Rodolfo Marinho. “Com o evento, evidenciamos a quantidade expressiva de cafés que existem na região, suas características próprias e sua história, contada por meio de experiências únicas”, conclui.

Cada estabelecimento participante foi convidado a elaborar um combo promocional ou oferecer descontos em itens do cardápio, que serão comercializados nas dependências do próprio local. Na programação, o público poderá conferir desde cafeterias de rede como Starbucks, Cacau Show e Café Latte até espaços que só existem no Centro como o Café Martinelli, Badaró Art Caffé, Casa Godinho, Espaço Priceless, Café Girondino, o mais antigo de São Paulo em atividade, e muitos outros.

Programação musical
Para embalar a programação dos cafés, a SMTUR convidou artistas que vão se apresentar em formato acústico em frente às cafeterias durante todo o período do evento. As performances acontecem em três faixas de horário: 10h30 às 11h30; 14h às 15h e 16h às 17h. O objetivo é harmonizar as atividades das cafeterias com música ao vivo, tornando a experiência do público do evento ainda mais prazerosa.

Entre os destaques da programação está o cantor, violonista e compositor Pablo Vares, uruguaio radicado no Brasil; a cantora Ana Rafaela, uma das finalistas do programa The Voice Brasil; Arlet e Tomi, finalistas do concurso Música de Rua, do Pátio Metrô São Bento e a banda Teko Porã, que se apresenta nas proximidades das estações de metrô.

Workshops e encontros para falar sobre café
Se tiver algo melhor do que saborear um delicioso café, é ouvir histórias sobre café enquanto saboreamos um delicioso café. Por isso, a programação do Festival preparou uma série de encontros com especialistas no assunto. A maioria dos encontros será no Centro Cultural Banco do Brasil. 

Para abrir a programação, dia 28, a partir das 17h, a dupla Clayton Melo e Denize Bacoccina, da plataforma A Vida no Centro, é convidada para falar sobre o tema “A retomada do Centro de São Paulo – desafios e oportunidades”. A ideia é abordar brevemente os desafios que foram lançados durante a pandemia e como as novas ideias foram colocadas em prática neste processo, inclusive nas cafeterias, e que perduram até os dias atuais, pois são mudanças que vieram para ficar.

Na quinta-feira, dia 29, às 15h, a especialista em café Natália Camoleze, da revista Espresso, compartilha uma pesquisa feita com leitores da publicação sobre os hábitos de consumo de café e o que isso revela em termos de tendências.
No terraço do Edifício Martinelli, o público será convidado a participar de uma experiência única. Dia 30, às 14h, acontece uma atividade mediada pelo Café do Bira e a Akan Cafés Especiais com 60 participantes que promete desafias os paladares mais exigentes.

Idealizadora do podcast do Portal Coffea e da empresa de turismo de café Coffea Trips, Kelly Stein fala no Centro Cultural Banco do Brasil no dia 30, às 15h. Durante a palestra, ela vai narrar suas andanças pelo universo do café, destacando experiências de viagens e sabores experimentados nesta jornada.

No Dia Internacional do Café, sábado, dia 1º, às 15h, o encerramento do evento fica por conta do influenciador de turismo Tiago Lopes. Em seu canal de viagens no Youtube, Tiago já explorou muitos destinos ao redor do mundo, sempre trazendo um olhar único para cada experiência. Neste bate-papo, ele promete contar os detalhes das suas incursões e também os deliciosos cafés que já provou em suas aventuras.

Sobre o Triângulo SP
Em 23 de março de 2020, a Prefeitura de São Paulo criou oficialmente o Triângulo SP, polo de atividades sociais, culturais e turísticas no perímetro das ruas Líbero Badaró, Benjamin Constant e Boa Vista – região central de São Paulo por meio da sanção da Lei nº 17.332/2020. Um dos principais objetivos da iniciativa é revitalizar e divulgar o chamado Centro Antigo da cidade e atrair as pessoas para adensar a região. O desenvolvimento econômico e turístico da região está entre as metas da Prefeitura de São Paulo.

 Confira a relação de estabelecimentos participantes e os respectivos combos:

1) Badaró Art Caffé
Rua Líbero Badaró, 408.
Funcionamento: Seg. a Sex., 7h às 20h

É um espaço contemporâneo permeado por arte, design e gastronomia no centro histórico de São Paulo.

Menu Promocional
Café expresso feito com microlote servido na casa | Bruxelas com calda de cappuccino (mousse de chocolate).

Combo promocional
Kit BAC no Triângulo – Pacote de café e uma garrafa térmica personalizada.

2) Bombacafé Gourmet
Rua Anita Garibaldi, 25.
Funcionamento: Seg. a Sex., das 9h às 17h30. Excepcionalmente abre no sábado dia 1º, das 10h às 15h

Localizada nas imediações da Praça da Sé, é uma cafeteria temática, pois está no andar térreo da Fundabom (Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros) e ao lado do quartel histórico do Comando Geral do Corpo de Bombeiros paulista. Além de grãos selecionados, doces, bolos e salgados, a casa possui também uma loja dedicada à venda de brindes e equipamentos de bombeiros.

Menu promocional
Café coadinho | Café expresso | Chocolate suíço | Café dos Heróis pacote 500 g | Capuccino grande | Capuccino pequeno | Chocolate quente | Frapuccino | Ice cappuccino | Latte grande | Latte com leite pequeno. Na semana do evento, todos os itens com 10% de desconto.

3) Cacau Show – Pátio Metrô São Bento
Largo São Bento, 109 - dentro do Metrô São Bento.
Funcionamento: Seg. a Sex., das 6h às 20h. Sáb. das 6h às 18h

O Pátio Metrô São Bento é um centro comercial, cultural e gastronômico a céu aberto. O espaço conta com opções de alimentação, serviços e varejo, além de uma ampla programação cultural gratuita. A loja da rede está localizada na praça de alimentação.

Menu promocional
Compre um café e ganhe 50% de desconto na trufa grande.

4) Café 174
Rua Álvares Penteado 151.
Funcionamento: Seg. a Sex., das 8h às 19h

Localizado dentro do prédio da Associação dos Advogados de São Paulo, foi inaugurado em 2014. O cardápio conta com salgados e docinhos, além de cafés bem tirados com vários sabores.

Combo especial

Pão de queijo recheado com cream cheese e peito de peru. Para acompanhar, um refresco cafeinado, que consiste numa mistura cítrica de suco de tangerina com café espresso. Para sobremesa, o delicioso bolo de limão com mirtilos.

5) Café Brasil
Avenida São João, 65.
Funcionamento: Seg. a Sex., 7h às 17h30

Instalado aos pés do Edifício Martinelli, com face para a Avenida São João, o pequeno estabelecimento oferece um café arábico gourmet e salgados veganos.

Combo promocional
1 Café expresso com torta de pizza vegana.

6) Café Capítulo 1
Rua Riachuelo 85.
Funcionamento: Seg. a Sex., das 7h30 às 18h

Um refúgio no Centro de São Paulo. No cardápio, doces e salgados, além de vários tipos de café. O estabelecimento lançou recentemente um café próprio, que pode ser adquirido no local ou whatsapp. Os grãos são plantados em Minas Gerais, com todo o processo de colheita e processamento feito na própria fazenda.

Combo promocional
Café expresso e brownie artesanal.

7) Café Canelinha
Avenida Cásper Libero, 79.
Funcionamento: Seg. a Sex., das 8h às 19h. Sáb., das 8h às 13h

Um pequeno café aconchegante, no centro de São Paulo, fundado há 28 anos. Ideal para relaxar em meio à pressa do dia a dia, oferecendo bons cafezinhos, como o tradicional expresso com espuma e boas doses de canela.

Combo promocional

Café com mini pão de queijo e uma fatia de bolo de cenoura com cobertura.

8) Café Girondino
Rua Boa Vista, 365.
Funcionamento: Seg. a Qua.,das 8h às 20h. Qui. e Sex., das 8h às 21h. Sáb., das 8h às 19h

É um espaço privilegiado no Centro de São Paulo, nas proximidades do Mosteiro de São Bento. Além de café de alta qualidade, há uma vitrine com opções doces e salgadas, almoço e até mesmo happy hour. Entre os salgados, um dos carros-chefes da casa é um lanche que leva filé mignon, cogumelos, rúcula e molho de mostarda. (em grãos ou moído).

Combo promocional
Degustação de café.

9) Café Girondino CCBB
Rua Álvares Penteado, 112.
Funcionamento: Qua. a Seg., das 9h às 19h30

Em 2022, o café mais tradicional e clássico de São Paulo ampliou seus horizontes e iniciou uma nova operação num dos edifícios mais icônicos do Triângulo histórico de São Paulo, o CCBB, local que abrigou a primeira agência do Banco do Brasil em imóvel próprio.

Combo promocional
Degustação de café.

10) Café Gosto de Grão
Rua Silveira Martins, 86.
Funcionamento: Seg. a sex., das 7h30 às 17h. Sáb., 8h às 13h

A estilosa loja de cafés, bolos e salgados está localizada nas imediações da Praça da Sé. Chamam a atenção os bolos super recheados que ficam nas vitrines.

Combos promocionais
Café expresso gourmet e pão de queijo | Café expresso e bolo de banana integral.

Menu promocional
Taça de chocolate quente cremoso | Capuccino da casa: pedaços de chocolate ao leite, chocolate e canela | Bolos recheados | Chocolate cremoso meio amargo, leite condensado e morangos | Mousse de chocolate: chocolate meio amargo | Bolo branco com recheio de ameixa doce de leite e coco | Merengue de morangos | Empanadas: carne , abobrinha e frango | Frozen: sabores frutas vermelhas e chocolate.

11) Caffe Latte
Rua do Comércio, 58
Funcionamento: Seg. a Sex., 8h às 19h

Inaugurado em 2004, o Caffè Latte se instalou primeiramente no centro de São Paulo com o intuito de se referenciar às mais tradicionais cafeterias cosmopolitas. Localizado no Centro Histórico, em um edifício histórico do século 19, próximo ao Largo do Café, onde a história da capital paulistana se confunde com a própria história do café.

Combo promocional

Bolo de brigadeiro chocolate belga em camadas + café coado no método Ario V60 do microlote de torra própria.

12) Café Martinelli

Rua Líbero Badaró, 508.
Funcionamento: Seg. a Sex., das 9h às 17h

O Café Martinelli foi inaugurado em 1993 e está localizado no mais antigo arranha-céu da cidade, sendo inspirado na Belle Époque paulistana; foi primorosamente desenhado para dar a seu visitante a impressão de estar em um bistrô parisiense. No cardápio há produtos diferenciados: cafés gourmets, tortas, quiches e salgados.

Menu promocional
Café gourmet Baobá, espuma de leite e especiarias.

13) Café Piccolo 
Rua Dr. Miguel Couto, 18.
Funcionamento: Seg. a Sex., 8h às 18h

O Caffè Latte Piccolo é a síntese de quinze anos de atuação no mercado de cafés especiais. Um espaço mais compacto, incorporando a torra do café à cafeteria, proporcionando uma nova experiência sensorial ao consumidor.

Combo promocional

Drink Caramel Cold Brew – leite vaporizado, com gelo e syrup caramel (xarope) e cookie artesanal.

14) Cama e Café São Paulo
@camaecafesaopaulo
Rua Roberto Simonsen, 79.
Funcionamento durante o festival: 9h às 16h30

É uma residência histórica com dois andares, situada no centro da cidade de São Paulo, assim conhecida por se localizar na antiga rua do Carmo, atual Rua Roberto Simonsen, 79. Hoje o estabelecimento é mais que uma residência histórica, pois concentra diversas atividades culturais, além de cafés e almoços temáticos.

Combos promocionais
Café da Marquesa: Café coado, pão na manteiga e bolachas doce e salgadas.
Café do Imperador: Café coado, pão de queijo na manteiga, bolo e bolachas doces e salgadas.
Cama e Café São Paulo: Café coado com leite, pão de queijo, na manteiga, bolo e bolachas doces e salgadas.

15) Casa Godinho
Rua Líbero Badaró, 340.
Funcionamento: Seg. a Sex., das 7h às 18h30

Mercearia com mais de 130 anos, patrimônio imaterial da cidade de São Paulo. Famoso por suas empadinhas e também pela oferta de vinhos e azeites de todas as partes do mundo. No balcão, é possível pedir cafés, doces e diversos tipos de salgados.

Combo promocional
Café expresso e 3 pães de queijo | Café expresso e 2 carolinas.

16) Confeitaria Delícias da Vovó
Praça da Sé, 33.
Funcionamento: Seg. a Sex., das 7h30 às 18h30

Fundada em 2013, foi sendo ampliada ao longo dos anos. Atualmente, além dos bolos, há também outros tipos de doces, cafés e outras bebidas.

Combo promocional
Café e fatia de Bolo de Capuccino.

17) Dolcissimo Nescafé
Rua Três de Dezembro, 09 X Rua XV de Novembro, 296.
Funcionamento: Seg. a Sex., das 6h às 22h. Sáb. das 8h às 16h

Estabelecimento que pertence ao grupo de cafeterias que totaliza 16 espaços em cinco cidades brasileiras. As marcas registradas tanto no ambiente quanto no cardápio são a modernidade e o conforto, com qualidade.

Combo promocional
Consultar o estabelecimento.

18) Empório Datavenia
Rua Senador Paulo Egidio, 70.
Funcionamento: Seg. a Sex., das 10h às 19h. Sáb., das 10h às 15h

Empório de grãos a granel, cafés, doces, queijos, embutidos, vinhos e bebidas em geral.

Combo promocional

Café de montanha, plantado a mais de 800 m de altitude e com torra forte, acompanhado de tiras cristalizadas de laranja ou limão. Café Mãe de Ouro com 5% de desconto.

Menu promocional

Café Mãe de Ouro com 5% de desconto (em grãos ou moído). Vinhos chilenos. Degustação para clientes na quinta e sexta-feira, a partir das 15h.

19) Espaço Deôla Café
Rua Quinze de Novembro, 275.
Funcionamento: Seg., a sex., das 8h às 17h

Espaço localizado dentro do prédio da B3. Ideal para cafés e lanches rápidos. Conveniência e qualidade trazem um sabor a mais nos salgados, sanduíches, doces, cafés, cappuccinos e sucos.

Combo promocional

Café e pão de queijo.

20) Espaço Priceless
Rua Formosa, 157 - Rooftop - entrada pelo estacionamento do Shopping Light.
Funcionamento: Seg. a Sex., das 12h às 23h; Sex., e Sáb. das 12h às 0h; Dom. das 12h às 16h

Ambiente gastronômico e cultural da Mastercard, que contempla o Notiê Restaurante e o Abaru Bar e Restaurante, assinados pelo Chef Onildo Rocha, está localizado no terraço do edifício do Shopping Light, no centro histórico de São Paulo. Nessa nova e segunda temporada, Amazônica, o café Robusta de Rondônia é a estrela da vez.

Combos promocionais
Combos da Amazônia: Cafés por Um Coffee Co. | Combo 1 - Método de extração*, 2 pães de queijo e 2 mini sobremesas | Combo 2 - Método de extração, 1 tapioca do dia e 1 mini sobremesa | Combo 3 - Método de extração, Seleção de 4 mini sobremesas.

21) Fazenda Café
Largo São Francisco, 20.
Funcionamento: Seg. a Sex., 7h às 19h
Tradicional cafeteria em frente à Faculdade de Direito do Largo São Francisco, possui uma decoração rústica. Em seu cardápio, há várias opções de chocolates e diferentes métodos de extração para os apreciadores de café.
Combo promocional
1 Café expresso pequeno, 1 pão de queijo e 1 fatia de bolo do dia.

22) For Quality
Rua XV de Novembro, 317.
Funcionamento: Seg. a Sex., das 7h às 15h

A For Quality é uma cafeteria, que também funciona como restaurante focada em alimentação saudável no Centro da cidade. O salão remete a um ambiente descontraído com paredes de tijolos à mostra e plantas suspensas.

Menu promocional
Bebidas Especiais: Cappuccino com Doce de Leite ou Cappuccino com Nutella com 10% de desconto.

Combo promocional
Café Expresso + Tapioca (a sua escolha) com 10% de desconto.

23) Maria Cristina Doces
Rua Alvares Penteado, 188.
Funcionamento: Seg. a sex., das 9h às 17h. Sáb. das 10h às 14h

Tradicional doceria portuguesa, localizada no Triângulo SP. Há quase quatro décadas, encantam paladares com os sabores genuínos e reveladores dos doces portugueses artesanais.

Menu promocional
Tradicional rabanada portuguesa com sorvete de creme inglês e calda de vinho do Porto.

24) Orange Sucos e Cafés
Rua XV de Novembro, 12.
Funcionamento: Seg. a Sex., das 7h30 às 18h

O café está instalado num ambiente contemporâneo e aconchegante. O cardápio inclui café e bebidas afins, pão de queijo gourmet, tortas salgadas, sucos detox, tapiocas, omeletes, crepes, picadinho da casa e um famoso bolo de chocolate, sem glúten, com cobertura de brigadeiro.

Combo promocional
Consultar o estabelecimento.

25) Python Boo Café
Largo São Francisco, 26.
Funcionamento: Seg. a Sex., das 8h às 19h

Traz o conceito de café, coworking e livraria/sebo jurídico. Um ponto de encontro para estudar, trabalhar e criar relacionamentos. Localizado no Largo São Francisco em frente à Faculdade de Direito, o visitante encontra um espaço moderno, salas individuais e coletivas.

Combos promocionais
Café e Pão de queijo | Café e bolo.

26) Sabores da Empada – Pátio Metrô São Bento
Largo São Bento, 109 - dentro do Metrô São Bento.
Funcionamento: Seg. a Sex., das 6h às 20h. Sáb., 6h às 18h

Localizado no Pátio Metrô São Bento. Com mais de 20 anos de experiência em empresas de varejo e serviços, a equipe da Sabores da Empada zela pelo cuidado e atenção aos detalhes, proporcionando uma experiência única e surpreendente.

Menu promocional
Compre qualquer produto e ganhe um café coado de 100ml.

27) Santa Efigenia Pão e Cia.
Rua da Quitanda, 151.
Funcionamento: Seg., a Sex., das 7h às 18h

Fundada em 1956, no coração de São Paulo, por imigrantes portugueses, a Santa Efigênia Pão & Cia. é referência na região. Com o passar dos anos, foram inauguradas várias filiais; a área de produção foi modernizada e o resultado é um amplo cardápio de doces, salgados e cafés.

Combo promocional
1 café e 1 mini tortinha de morango.

28) Sodiê Doces

Rua Álvares Penteado, 20.
Funcionamento: Seg., a sex., das 9h30 às 19h. Sáb., das 10h às 16h

Maior franquia especializada em bolos artesanais do país, oferece também opções de salgados, cafés e outras bebidas.

Menu promocional
Café Ristretto Intenso
Café Vanilla
Café Caramel

29) Starbucks
Shopping Light. Rua Coronel Xavier de Toledo, 23 – Térreo.
Funcionamento: Seg. a Sab., 10h às 22h. Dom e Feriados, 11h às 19h

Rede de cafeterias norte-americana com várias unidades na cidade, abriu sua loja dentro do shopping em 2019. A primeira unidade no mundo foi inaugurada em 1971 na cidade de Seattle, nos EUA. O nome, inspirado no romance Moby Dick, recordou o romance de alto mar e a tradição marítima dos primeiros comerciantes de café.

Menu promocional
25% de desconto na compra de 1 café filtrado e 1 croissant multigrãos.

30) Grão do Pátio
Rua Roberto Simonsen, 88.
Funcionamento: Seg. a Sex., 8h às 18h. Sáb., 8h às 15h30

Localizado nas proximidades do Solar da Marquesa de Santos e Pátio do Colégio, a cafeteria imprime personalizada em seus cafés bem tirados, acompanhados de pão de queijo ou outras delícias que ficam disponíveis no balcão.

Menu promocional
Torta de Maçã.

Programação artística

Dia 28/9

10h30 às 11h30

Banda Cucamonga – Café Canelinha
Grão do Pátio - Hélio Braz
Eduardo Cassoli – Badaró Art Caffé
Isabella Calazans – Dolcíssimo Nescafé
Juan de Las – For Quality
Junior da Viola – Café Latte Piccolo
Letícia Helena – Padaria Santa Efigênia
Myrella Nascimento – Delícias da Vovó
Peppi Araújo – Café Girondino (Térreo CCBB)
Wannie Ramos – Starbucks Shopping Light

14h às 15h
Banda Cucamonga – Café Capítulo 1
Eduardo Cassoli – Café 174
Helio Braz – Espaço Priceless
Isabella Calazans – Café Girondino
Juan de Las – Cama e Café São Paulo
Junior da Viola – Café Martinelli
Letícia Helena – Phytoon Boo
Myrella Nascimento – Empório Datavenia
Peppi Araújo – Orange Sucos e Cafés
Wannie Ramos - Cacau Show - Pátio Metrô São Bento

16h às 17h
Banda Cucamonga – Espaço Deôla Café
Eduardo Cassoli – Café Brasil
Isabella Calazans – Café Latte
Juan de Las – Cafeteria Gosto de Grão
Junior da Viola – Casa Godinho
Letícia Helena – Sodiê Doces
Myrella Nascimento – Fazenda Café
Peppi Araújo - Maria Cristina Doces
Wannie Ramos – Bombacafé

Dia 29/9

10h30 às 11h30
Arlet Y Tomi – Badaró Art Caffé
Grão do Pátio - Ana Rafaela
Canto para Ceci – Café Canelinha
Capitão Macedo – Café Dolcíssimo Nescafé
Divergente Duo – Café Latte Piccolo
Groove Camaleão – For Quality
Helio Braz – Padaria Santa Efigênia
Jesus Kelvin – Delícias da Vovó
Meyson Vieira – Starbucks Shopping Light
Thiago Branduliz – Café Girondino CCBB

 

14h às 15h
Ana Rafaela – Espaço Priceless
Arlet y Tomi – Café 174
Canto para Ceci – Café Capítulo 1
Capitão Macedo – Café Girondino
Divergente Duo – Café Martinelli
Groove Camaleão – Cama e Café São Paulo
Helio Braz – Phytoon Boo
Jesus Kelvin – Empório Datavenia
Meyson Vieira – Cacau Show – Pátio Metrô São Bento
Thiago Branduliz – Orange Sucos e Cafés

16h às 17h
Arlet y Tomi – Café Brasil
Capitão Macedo – Café Latte
Canto para Ceci – Espaço Dona Dêola
Divergente Duo – Casa Godinho
Groove Camaleão – Cafeteria Gosto de Grão
Helio Braz – Sodiê Doces
Jesus Kelvin – Fazenda Café
Meyson Vieira – Bombacafé
Thiago Branduliz – Maria Cristina Doces

10h30 às 11h30
Alttin - Badaró Art Caffé
Grão do Pátio - Letícia Helena
Ana Rafaela – Starbucks Shopping Light
Arlet Y Tomi – Café Latte Piccolo
Drive Tuka – Café Dolcíssimo Nescafé
Jeff Sonoro – Café Canelinha
Pablo Vares – Delícias da Vovó
Som Latino – Café Girondino CCBB
Teko Porã – Padaria Santa Efigênia
Victor Martins – For Quality


14h às 15h

Alttin – Café 174
Ana Rafaela – Pátio Metrô São Bento
Arlet y Tomi – Café Martinelli
Drive Tuka – Café Girondino
Jeff Sonoro – Café Capítulo 1
Letícia Helena – Espaço Priceless
Pablo Vares – Empório Datavenia
Som Latino – Orange Sucos e Cafés
Teko Porã – Phytoon Boo
Victor Martins – Cama e Café São Paulo

16h às 17h
Alttin – Café Brasil
Ana Rafaela – Bombacafé
Arlet Y Tomi – Casa Godinho
Drive Tuka – Café Latte
Jeff Sonoro – Espaço Deôla Café
Pablo Vares – Fazenda Café
Som Latino – Maria Cristina Doces
Teko Porã – Sodiê Doces
Victor Martins – Cafeteria Grão do Pátio

Eventos e Palestras

28/09 – Quarta-feira

17h - A retomada do Centro de São Paulo – desafios e oportunidades.
Com Clayton Melo e Denize Bacoccina.
Local: CCBB

Criadores da plataforma A Vida no Centro fazem um panorama da região central durante a pandemia, comentando ações colocadas em prática no período e as perspectivas futuras.

29/09 – Quinta-feira

15h - Os hábitos do consumidor na hora de provar café
Com Natália Camoleze (Revista Espresso). Convidada confirmada: Barista Silvia Magalhães. 
Local: CCBB

A revista Espresso, especializada em café, realizou uma pesquisa com seus seguidores e irá compartilhar os resultados com os participantes para avaliar as mudanças nos hábitos de consumo ao longo dos últimos anos.

30/09 – Sexta-feira

14h - O poder da bebida em uma experiência única.
Com Café do Bira e Akan Cafés Especiais.
Local: Terraço do Ed. Martinelli. Agendamento pelo telefone: 11 98405-1624. 

Em uma experiência única mediada pelo Café do Bira e a Akan Cafés Especiais, os 60 participantes poderão vivenciar uma experiência exclusiva em um dos principais cartões-postais da cidade com uma vista impressionante. Participantes acima de 18 anos.

15h - Lições da Pandemia - retomada do mercado de cafés
Com Kelly Stein.
Local: CCBB

Kelly Stein é idealizadora do podcast @portalcoffea e da empresa de turismo de café, o @coffeatrips.

01º/10 – Sábado

15h - São Paulo, o Triângulo, o Café e o Festival do Café.
Com Tiago Lopes, influenciador de viagens especializado em São Paulo.
Local: CCBB

Por meio do seu canal de viagens, ele oferece mais do que informações sobre um destino, apresentando uma visão otimista de como enxergar o mundo alcançando mais de 50 milhões de visualizações.

Caminhos do Triângulo – Roteiro guiado
Durante o evento, os interessados em saberem um pouco mais sobre a história do café e sua relação com a cidade de São Paulo, poderão participar de um roteiro gratuito.

O que é o projeto Caminhos do Triângulo?

O projeto é composto por um grupo de Guias de Turismo de São Paulo, dispostos a mostrar a cidade, sua história e fundação através de suas construções, monumentos e ruas.

Sobre o roteiro:
O Café trouxe transformações em níveis sociais, econômicos, políticos e também nos costumes e hábitos da sociedade paulistana. Serão mostrados locais onde funcionaram grandes cafeterias e restaurantes de luxo na cidade, que serviram de ponto de encontro, de discussões políticas e inspiração artística. É uma caminhada pelo Centro que resgata os valores e vestígios da Belle Époque no coração de São Paulo, entre a Praça da Sé, Largo São Bento e Largo São Francisco.
Período: 27/09 a 1º/10. Terça-feira a sábado, às 10h e 14h.
Duração: 2h30
Grupos de até 25 pessoas por horário. Gratuito. Inscrições: www.sympla.com.br
Mais informações: roteiroscaminhosdotriangulo@gmail.com e as redes sociais: www.facebook.com/caminhosdotriangulo e www.instagram.com/caminhosdotriangulosp

Exposição

Imigrantes do Café
De 27/09 a 1º/10.

O público terá a oportunidade de compreender um pouco mais sobre a trajetória dos migrantes que saíram de seus países de origem rumo às fazendas de café e como esse importante fragmento da história influenciou na formação de uma identidade paulista. Realizada pelo Museu da Imigração, em parceria com o Museu do Café, a exposição “Imigrantes do Café” levará ao prédio da Prefeitura Municipal registros e testemunhos conduzidos pelos acervos museológicos e iconográficos preservados por ambos os equipamentos. Parceria com o Museu da Imigração do Estado de São Paulo.


Edifício Matarazzo – Térreo. Entrada Gratuita. Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. 
Não é preciso fazer inscrição prévia.