42ª Festa das Cerejeiras acontece no Parque do Carmo neste fim de semana

Celebração tradicional japonesa tem entrada gratuita e reúne diversas atividades

Bosque das Cerejeiras, no Parque do Carmo, na zona leste 

A Sakura, nome japonês da cerejeira, floresce por poucos dias, sempre no mês de Agosto. A celebração tipicamente japonesa acontece todos os anos no Parque do Carmo, na zona leste da cidade, onde há mais de 4.000 árvores no Bosque das Cerejeiras.

Entre os dias 5 e 7 de agosto, o florescimento das cerejeiras ganha uma festa comemorativa com culinária típica, shows musicais e dança. Na sexta-feira, dia 5, o público poderá visitar o bosque das 12h às 17h e no fim de semana, das 9h às 17h.

“É uma honra apoiar a realização de um evento que atrai tantas pessoas todos os anos e ainda deixa a nossa cidade mais bonita e colorida”, afirma o secretário municipal de Turismo, Rodolfo Marinho. “Cidadãos e turistas estão convidados a contemplar este momento único na nossa cidade”, conclui.

O objetivo do evento é a contemplação. A florada das árvores ocorre por, em média, 10 dias nesta época do ano no Brasil. O “hanami” é a contemplação das flores cor-de-rosa que simbolizam o amor e convidam as pessoas a deixarem mensagens de esperança penduradas nas árvores.

Organizada pela Federação Sakura e Ipê Brasil, com apoio da Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias do Verde e Meio Ambiente e de Turismo, a festa tem entrada gratuita e a melhor forma de chegar ao local é por meio de transporte público, saindo da estação Corinthians-Itaquera do Metrô, na linha vermelha. A seguir, basta pegar a linha 4050-10, na plataforma E.

Ao longo de todo o mês de agosto, uma série de atividades acontece no Parque do Carmo com a temática relacionada. Toda sexta-feira, sábado e domingo de agosto o público terá um encontro marcado com a gastronomia japonesa e poderá comprar mudar de cerejeiras para levar para casa ou dar de presente.

O Planetário também faz uma participação super especial: exibe uma mostra sobre a cultura japonesa e exibição de uma sessão na cúpula “Estrelas e Princesas: Lendas da Cultura Japonesa”, aos sábados e domingos, em cinco horários. O número de vagas para cada exibição é de 120 pessoas e os ingressos são retirados no local do evento por ordem de chegada e também pelo site da Ticket Fácil.

Confira a programação:

Dia 5/8, das 12h às 17h:

No Planetário:
- Exposição temporária “Cultura Japonesa”.
- Gastronomia típica.

No Bosque 1:
- Tanabata;
- Florada de Sakura;
- Gastronomia típica;
- Manifestações artísticas;
- Tenda astronômica do Planetário.

Dias 6/8 e 7/8, das 9h às 17h:

No Planetário:
- Exposição temporária “Cultura Japonesa”.
- Gastronomia típica.
- Sessão especial “Estrelas e Princesas: Lendas da Cultura Japonesa” nos seguintes horários: 10h, 11h30, 13h, 14h30 e 16h.

No Bosque 1:
- Florada de Sakura;
- Gastronomia típica;
- Manifestações artísticas;
- Tanabata;
- Tenda astronômica do Planetário;
- Observação solar com telescópios e filtros.

Aos sábados e domingos, a partir do dia 13/8 até 31/8, haverá exibição da sessão “Estrelas e Princesas: Lendas da Cultura Japonesa” em dois horários: 10h às 11h e 16h às 17h.

Serviço: 42ª Festa das Cerejeiras – Parque do Carmo. Portão 3. Dias 5, 6 e 7 de agosto. Sexta-feira, das 12h às 17h; sábado e domingo, das 9h às 17h. Entrada gratuita. Transporte Público: Linha 4050-10 (tarifado), saindo do Metrô Itaquera (plataforma E) até o Parque do Carmo (portão 1).