Jovens de 18 a 29 anos somam mais de 70% do público do Anime Friends

Pesquisa do Observatório do Turismo e Eventos da Prefeitura de São Paulo entrevistou 1.222 pessoas entre os dias entre os dias 8 e 10 de julho

O Festival Anime Friends, realizado no Pavilhão do Anhembi, no último fim de semana, consolidou-se na cidade de São Paulo como um evento de perfil jovem, registrando 74,2% do público formado por pessoas com idade entre 18 e 29 anos. Com grande potencial turístico, o evento teve 41,5% do seu público formado por turistas da Grande São Paulo, interior, outros estados e países. O gasto médio por pessoa ficou em R$ 186,88.


Evento aconteceu no Pavilhão do Anhembi, na zona norte

Os dados preliminares são do Observatório do Turismo e Eventos da Prefeitura de São Paulo, que entrevistou 1.222 pessoas entre os dias 8 e 10 de julho. Ao todo, mais de 90 mil pessoas passaram pelo Pavilhão do Anhembi nos três dias de realização do evento. Foram mais de 30 horas de diversão com shows de artistas asiáticos e brasileiros, interação de K-pop, cosplay, tokusatsu, animes, mangás e até luta livre.

Organizado pela Maru Division, o festival entrou com o pé direito para o Calendário Oficial de Eventos de São Paulo, um reconhecimento para o mercado geek, que tem crescido exponencialmente e atrai muitos fãs ano após ano.

“O Anime Friends é um evento segmentado que movimentou toda a cadeia do turismo da cidade de São Paulo durante o fim de semana em que foi realizado. Nossa parceria aconteceu para reconhecer sua relevância para a cidade e para o mercado que ele representa, conforme demonstra a pesquisa”, afirma o secretário municipal de Turismo, Rodolfo Marinho.

Estiveram no Brasil, especialmente para o Anime Friends, astros do pop asiático, como os atores Takumi Tsutsui e Hiroshi Watari, astros de Jiraya e Sharivan, respectivamente; o ilustrador Kaida Yuji, famoso pelas suas artes de Godzilla e Ultraman; a A1, autora de “On or Off”, a cantora Matsuko Mawatari, conhecida por interpretar as canções originais do anime Yu Yu Hakusho; a banda I Don’t Like Mondays, o grupo One N’ Only e o trio Baby Beard.

Também puderam conferir a programação de alta qualidade gratuitamente 5 mil alunos e 400 professores da rede municipal, graças a uma parceria entre a Maru Division e a Prefeitura de São Paulo.
Segundo dados da pesquisa, cerca de 30% do público frequentador do evento também declarou que pretendia ir até outro grande evento que aconteceu na cidade no mesmo fim de semana: a Bienal do Livro de São Paulo. A gastronomia da cidade também foi um dos pontos de interesse dos turistas: 70,8% do público declararam querer aproveitar este segmento que é a cara da cidade de São Paulo, seguido por compras, com 33,3%.