Turistas são a maioria do público visitante da Bienal do Livro de São Paulo

Ao todo, 53,8% do público vieram da Grande São Paulo, interior de São Paulo e outros Estados

A 26ª Bienal do Livro de São Paulo, promovida pela Câmara Brasileira do Livro, com apoio da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, terminou no último domingo (10), com realização após dois anos na Expo Center Norte. Ao todo, 660 mil pessoas passaram pelo evento.

A expectativa gerada antes desta edição foi confirmada pela grande procura do público, esgotando os ingressos antes mesmo do último dia do evento por meio da venda on-line. Entre as facilidades de deslocamento oferecidas estavam o serviço de transfer diretamente de estação de metrô próxima e o estacionamento próximo.

O Observatório do Turismo da Prefeitura de São Paulo realizou uma pesquisa de perfil de público durante o evento, para a qual escutou 959 pessoas. Os dados prévios apontam que 53,8% do público vieram da Grande São Paulo, Interior de São Paulo e outros estados. Em média, cada pessoa adquiriu 7 livros, com gasto médio de R$ 226,94.

“A Bienal do Livro de São Paulo é um evento de grande importância para São Paulo e para o calendário de eventos estratégicos da cidade. Por este motivo, a Prefeitura apoia e fomenta sua realização”, explica o secretário municipal de Turismo, Rodolfo Marinho. “Como evento turístico, confirmamos que os turistas são a maioria dos visitantes, movimentando a economia da cidade com impacto na cadeia de hospedagem e alimentação, contribuindo diretamente com o setor livreiro, pois ir às compras é a principal motivação dos visitantes”, conclui.

Um dos dados mais interessante para setor é que 72,5% do público visitante estiveram no evento motivados a comprar livros e 21,5% buscaram interagir com os autores. Mais de 90% do público aprovaram o evento.

Ao todo, 185 expositores apresentaram 1.300 horas de programação como bate-papos, encontros com autores e muito mais.