PREFEITURA DE SÃO PAULO

Lives turísticas: Agenda de Agosto começa com tour pela Catedral da Sé

Neste mês, as visitas virtuais gratuitas, com guia especializada e um anfitrião, ocorrem na Catedral da Sé, Planetário do Parque do Carmo; Biblioteca São Paulo; Parque Villa-Lobos e Biblioteca Villa-Lobos

30/07/2020 18h00

Dando sequêcia aos passeios virtuais realizados por meio de uma parceria entre as Secretarias Municipal e Estadual de Turismo de São Paulo, no dia 6 de agosto, às 15h, acontece a visita guiada à Catedral da Sé, também conhecida como Catedral Metropolitana. 

Segundo o Departamento do Patrimônio Histórico, a igreja mais conhecida da cidade de São Paulo é um projeto do arquiteto alemão Maximilian Hehl, cujo início da construção ocorreu em 1913. O edifício eclético, com forte influência neogótica, tem forma de cruz latina, cinco naves e transepto com uma cúpula de inspiração renascentista sobre o cruzeiro. Na fachada há uma rosácea ladeada por duas torres. A construção terminaria na década de 1960 e resultou em um edifício de porte, que marca a paisagem do centro. No interior, a verticalidade gótica inspira a espiritualidade; os capitéis das colunas são adornados com representações da fauna e flora brasileiras. Os vitrais foram elaborados pela Casa Conrado, a partir de desenhos de Wasth Rodrigues, e portas de jacarandá são obra do Liceu de Artes e Ofícios.

Neste mês, ainda, haverá uma extensa agenda de visitas semanais a pontos turísticos da cidade de São Paulo. A ideia é promover pontos turísticos durante a pandemia, incentivando as pessoas a conhecerem locais icônicos sem sair de casa. O novo projeto, iniciado em junho, já passou pelos Edifícios Matarazzo e Martinelli, no Centro da cidade, além do Mercado Municipal de São Paulo, o Mercadão e Beco do Batman, na Vila Madalena, Theatro Municipal de São Paulo, Museu Catavento e Museu da Imagem e do Som (MIS-SP). Milhares de pessoas acompanham as transmissões toda semana. Assim como ocorreram nas atividades anteriores, cada transmissão tem a duração média de 40 minutos.

Confira a agenda de programação deste mês:

06/08 - Catedral da Sé (Catedral Metropolitana de SP)
13/08 - Planetário do Parque do Carmo
20/08 - Biblioteca de São Paulo
27/08 - Parque Villa-Lobos e Biblioteca Villa-Lobos. 

O acesso é gratuito e pode ser feito pelos perfis:
• Facebook e Instagram: @turismoprefsp
• Instagram: @saopauloturismo