O que é?
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, com apoio das Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo (SMADS) e de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), elaborou a ação que visa proporcionar condições básicas para realizar higiene pessoal aos cidadãos em situação de vulnerabilidade social na região central cidade. O objetivo é minimizar o impacto da proliferação do coronavírus nesta população.
Qual é a importância?
A pesquisa censitária da população em situação de rua (2019), realizada por SMADS, apontou 24.344 pessoas vivendo nas ruas de São Paulo. Destas, a região central soma 11.048 pessoas, sendo 3.455 delas acolhidas e 7.593 vivendo nas ruas.
Onde são feitos os atendimentos?
Atualmente, há cinco estações na região central da cidade localizadas na Praça daSé, Praça da República, Largo do Paissandú/RioBranco, Parque Dom Pedro II e Praça Julio Prestes.
Quais são os serviços disponíveis?
Os frequentadores podem tomar banho, lavar roupas e usar os banheiros nas estações. Os materiais necessários como sabonete, toalha e sabão, são entregues para uso no local.