Ação vidas no Centro supera 100 mil atendimentos em 1 mês

Iniciativa intersecretarial começou no dia 4 de abril em sete estações de atendimento na região central e tem como objetivo dar condições básicas de higiene pessoal para pessoas em situação de vulnerabilidade social

A Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais de Turismo e de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo, criou a Ação Vidas no Centro, iniciativa inédita que visa proporcionar condições básicas para realizar higiene pessoal aos cidadãos em situação de vulnerabilidade social na região central cidade. O objetivo é minimizar o impacto da proliferação do coronavírus nesta população.

No dia 4 de abril, começaram a funcionar as estações na Praça da República e Praça Ouvidor Pacheco e Silva (Largo São Francisco). Ao longo da semana, foi a vez das outras cinco que também se encontram em pontos estratégicos no Triângulo SP e Centro novo. Nas unidades onde são oferecidos banhos, são entregues toalhas descartáveis e sabonete no local. Nos primeiros 30 dias, a iniciativa realizou 108.055 atendimentos.

Ao todo, estão em operação sete estações que já oferecem banhos e sanitários, sendo duas, República e Sé, com lavanderias. Cada uma possui duas máquinas de lavar roupas e duas secadoras e os monitores supervisionam o uso dos equipamentos e dos produtos de limpeza. O uso está limitado a 10 quilos ou 14 peças por vez, com ciclos de 1 hora cada.

De acordo com a pesquisa censitária da população em situação de rua (2019), são 24.344 pessoas nesta condição, sendo a maior concentração e circulação encontra-se na região central, abrangida pela Subprefeitura da Sé. Especificamente essa região soma 11.048 pessoas em situação de rua, sendo 3.455 delas acolhidas e 7.593 vivendo nas ruas.

Confira abaixo a relação completa de Estações da Ação Vidas no Centro:

Banhos e Sanitários

  • Praça da Sé (com lavanderia)
  • Praça da República (com lavanderia)
  • Largo do Paissandu
  • Praça Ouvidor Pacheco e Silva
  • Praça Cívica Ulisses Guimarães (Pq. Dom Pedro II)

Estações exclusivas de sanitários

  • Páteo do Collegio
  • Largo General Osório

Funcionamento: todos os dias, das 7h às 19h | Lavanderias: 8h às 18h.