Ação Vidas no Centro registra mais de 25 mil atendimentos em 10 dias de operação

Iniciada em 4 de abril, a ação tem como objetivo dar condições de higiene pessoal para pessoas em situação de vulnerabilidade social com foco no combate ao coronavírus

A Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais de Turismo e de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo, criou a Ação Vidas no Centro, iniciativa inédita que visa proporcionar condições básicas para realizar higiene pessoal aos cidadãos em situação de vulnerabilidade social na região central cidade. O objetivo é minimizar o impacto da proliferação do coronavírus nesta população.

No dia 4 de abril, começaram a funcionar as estações na Praça da República e Praça Ouvidor Pacheco e Silva (Largo São Francisco). Ao longo da semana, foi a vez das outras cinco que também se encontram em pontos estratégicos no Triângulo SP e Centro novo. Nas unidades onde são oferecidos banhos, são entregues toalhas descartáveis e sabonete no local.

Com os atendimentos já em andamento, as estações com mais adesão são: Praça Ouvidor Pacheco e Silva (Largo São Francisco) com, em média, 900 atendimentos; Praça da Sé com 713 atendimentos por dia e Praça da República com 474 atendimentos por dia. Ao todo, já passaram 25 mil pessoas em 10 dias por todas as sete estações.

De acordo com a pesquisa censitária da população em situação de rua (2019), há 24.344 pessoas nesta condição na cidade, sendo a maior concentração e circulação encontra-se na região central, abrangida pela Subprefeitura da Sé.  Especificamente essa região soma 11.048 pessoas em situação de rua, sendo 3.455 delas acolhidas e 7.593 vivendo nas ruas.

Confira abaixo a relação completa de Estações da Ação Vidas no Centro:

Banhos e Sanitários

  • Praça da Sé
  • Praça da República
  • Praça Cívica Ulisses Guimarães (Parque Dom Pedro II)
  • Largo do Paissandu 
  • Praça Ouvidor Pacheco e Silva (Largo São Francisco)

Estações exclusivas de sanitários:

  • Páteo do Collegio
  • Largo General Osório

Funcionamento: todos os dias, das 7h às 19h.