PREFEITURA DE SÃO PAULO LANÇA AÇÃO “VIDAS NO CENTRO”

Ao longo de 60 dias, a ação com foco no Triângulo SP e Centro novo irá oferecer condições básicas para que pessoas em situação de vulnerabilidade social possam cuidar de higiene pessoal

A Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais de Turismo e de Assistência  e Desenvolvimento Social de São Paulo, inicia, neste sábado (04/04), a Ação Vidas no Centro, que visa proporcionar condições básicas para realizar higiene pessoal aos cidadãos em situação de vulnerabilidade social na região central cidade. O objetivo é minimizar o impacto da proliferação do coronavírus nesta população.


No dia 4, começam as operações nas Praça da Sé e República. As demais estações serão abertas na sequência, ao longo da semana. Em sete pontos estratégicos, que serão instalados na região do Triângulo SP-- recorte  especial do centro histórico paulistano que engloba o Largo São Bento, Pateo do Collegio e Largo São Francisco-- e Centro novo, serão oferecidos sanitários masculinos e femininos. Para tomar banho, serão entregues toalhas descartáveis e sabonete no local. O funcionamento será todos os dias, das 7h às 19h.

Serão três super estações, localizadas na Praça da Sé, Praça da República e Praça Cívica Ulisses Guimarães (Parque D. Pedro II), com capacidade de atendimento para até 3.000 pessoas por dia; duas estações padrão no Largo do Paissandu e Praça Ouvidor Pacheco e Silva, para atender 1.500 pessoas por dia; e outras duas estações de sanitários, sem banho, no Páteo do Collegio e Largo General Osório.

De acordo com a pesquisa censitária da população em situação de rua (2019), são 24.344 pessoas nesta condição, sendo a maior concentração e circulação encontra-se na região central, abrangida pela Subprefeitura da Sé.  Especificamente essa região soma 11.048 pessoas em situação de rua, sendo 3.455 delas acolhidas e 7.593 vivendo nas ruas.

SOBRE O TRIÂNGULO SP
O Triângulo SP é um recorte especial do centro histórico paulistano, onde se situam os principais prédios históricos da cidade, entre eles o Largo São Bento, Pateo do Collegio e Largo São Francisco.


Em 25 de março de 2020, o prefeito Bruno Covas sancionou a lei nº 17.332, que cria Triângulo SP, polo singular de atratividade social, cultural e turística, no âmbito dos perímetros do Polo de Economia Criativa distrito criativo Sé/República e do Território de Interesse da Cultura e da Paisagem Paulista/Luz.

A Secretaria Municipal de Turismo vêm realizando ações neste território desde dezembro de 2018.  O Triângulo SP recebe eventos destinados aos mais diversos públicos como o Festival de Natal de São Paulo, Festival do Café no Triângulo SP, Cidade do Futuro, Poesia no Centro, Históricos de São Paulo, entre outros, que já receberam mais de 5 milhões de pessoas.