PREFEITURA DE SÃO PAULO

Prefeitura de São Paulo leva escolas públicas para participar do SLS

Mais de 600 alunos participaram do treino oficial do mais importante Campeonato Mundial de Skate

23/09/2019 16h08

 

 Foto: José Cordeiro

 

Aconteceu entre os dias 18 e 22 de setembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, a etapa final do Campeonato Streat League Skateboading – SLS.


A iniciativa de trazer o campeonato para a capital foi da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, que em parceria com a Secretaria da Educação e a realizadora do evento no Brasil, Effect Sport, realizou a ação social para estudantes de escolas públicas participarem assistirem ao treino fechado de atletas do skate, no dia 20 de setembro.


Estima-se que tenham participado da ação cerca de 675 alunos, estudantes de 26 escolas públicas, de todas as regiões de São Paulo, e a ONG Skate Solidário. A ideia da ação era motivar os alunos escolas públicas a terem mais interesse pelo esporte, através do contato direto com grandes nomes do skate.

 

Foto: José Cordeiro

 

" Eu amei muito o passeio, o lanche tava muito gostoso e achei legal que tinha a Raissa Leal e me apaixonei tanto que pedi um skate para minha mãe", conta a aluna Isabelly Aparecida Costa, da EMEF João Domingues Sampaio.

Para os professores, o skate é uma forma de oportunidade válida para as crianças descobrirem novos horizontes.“O skate  faz parte da realidade dos alunos, do que eles convivem e tudo o que for oportunidade pras nossas crianças e adolescentes são válidas, cabe à gente contextualizar isto dentro da escola.” – afirma o Prof. Fabio Agnelo Silva, da Emef Presidente Nilo Pessanha - Freguesia Brasilândia.


Para os atletas participantes do evento, a iniciativa mostrou-se altamente positiva, sendo um incentivo para descobrir novos talentos que vivem nas regiões periféricas da cidade. “ É muito gratificante você ver essas crianças torcendo por você, assistindo o skate, elas são o futuro, então eu fico muito feliz de ver isso.”, aponta o skatista brasileiro Kelvin Hoefler.


“Estes tipos de ações são muito importantes, porque isto incentiva as crianças a desenvolverem um interesse dentro delas pelo esporte, começar a andar de skate também, e talvez um dia até chegarem até aqui.”, reforça Isabelle Menezes, uma das skatistas que foram destaque na competição feminina.


Foram vencedores da competição feminina as skatistas brasileiras Pamela Rosa e Rayssa Leal que ocuparam o primeiro e segundo lugares no pódio, e a japonesa Aori Nishimura, em terceiro lugar. Na competição masculina, subiram ao pódio o norte-americano Nyjah Huston em primeiro lugar, o japonês Yuto Horigome em segundo lugar e, o português Gustavo Ribeiro, em terceiro lugar.

 

Fred Rozanski, dir. Eventos e Turismo da SPTuris, secretário de Turismo Orlando Faria e o presidente da SPTuris Osvaldo Arvate Jr, que entregaram o troféu. Foto: José Cordeiro


“É um privilégio sediar eventos como este na cidade de São Paulo, porque além de movimentar o turismo, nós podemos ver de perto o crescimento do skate como uma modalidade mundial dentro do esporte, além de incentivar as crianças de escola pública a verem no esporte um motor para o futuro, na ação social que conseguimos realizar durante o evento.”, aponta o Secretário de Turismo, Orlando Faria.