Prefeitura de São Paulo leva escolas públicas para participar do SLS

Mais de 600 alunos participaram do treino oficial do mais importante Campeonato Mundial de Skate

 

 Foto: José Cordeiro

 

Aconteceu entre os dias 18 e 22 de setembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, a etapa final do Campeonato Streat League Skateboading – SLS.


A iniciativa de trazer o campeonato para a capital foi da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, que em parceria com a Secretaria da Educação e a realizadora do evento no Brasil, Effect Sport, realizou a ação social para estudantes de escolas públicas participarem assistirem ao treino fechado de atletas do skate, no dia 20 de setembro.


Estima-se que tenham participado da ação cerca de 675 alunos, estudantes de 26 escolas públicas, de todas as regiões de São Paulo, e a ONG Skate Solidário. A ideia da ação era motivar os alunos escolas públicas a terem mais interesse pelo esporte, através do contato direto com grandes nomes do skate.

 

Foto: José Cordeiro

 

" Eu amei muito o passeio, o lanche tava muito gostoso e achei legal que tinha a Raissa Leal e me apaixonei tanto que pedi um skate para minha mãe", conta a aluna Isabelly Aparecida Costa, da EMEF João Domingues Sampaio.

Para os professores, o skate é uma forma de oportunidade válida para as crianças descobrirem novos horizontes.“O skate  faz parte da realidade dos alunos, do que eles convivem e tudo o que for oportunidade pras nossas crianças e adolescentes são válidas, cabe à gente contextualizar isto dentro da escola.” – afirma o Prof. Fabio Agnelo Silva, da Emef Presidente Nilo Pessanha - Freguesia Brasilândia.


Para os atletas participantes do evento, a iniciativa mostrou-se altamente positiva, sendo um incentivo para descobrir novos talentos que vivem nas regiões periféricas da cidade. “ É muito gratificante você ver essas crianças torcendo por você, assistindo o skate, elas são o futuro, então eu fico muito feliz de ver isso.”, aponta o skatista brasileiro Kelvin Hoefler.


“Estes tipos de ações são muito importantes, porque isto incentiva as crianças a desenvolverem um interesse dentro delas pelo esporte, começar a andar de skate também, e talvez um dia até chegarem até aqui.”, reforça Isabelle Menezes, uma das skatistas que foram destaque na competição feminina.


Foram vencedores da competição feminina as skatistas brasileiras Pamela Rosa e Rayssa Leal que ocuparam o primeiro e segundo lugares no pódio, e a japonesa Aori Nishimura, em terceiro lugar. Na competição masculina, subiram ao pódio o norte-americano Nyjah Huston em primeiro lugar, o japonês Yuto Horigome em segundo lugar e, o português Gustavo Ribeiro, em terceiro lugar.

 

Fred Rozanski, dir. Eventos e Turismo da SPTuris, secretário de Turismo Orlando Faria e o presidente da SPTuris Osvaldo Arvate Jr, que entregaram o troféu. Foto: José Cordeiro


“É um privilégio sediar eventos como este na cidade de São Paulo, porque além de movimentar o turismo, nós podemos ver de perto o crescimento do skate como uma modalidade mundial dentro do esporte, além de incentivar as crianças de escola pública a verem no esporte um motor para o futuro, na ação social que conseguimos realizar durante o evento.”, aponta o Secretário de Turismo, Orlando Faria.