Primeira edição do Festival do Café no Triângulo SP encanta paulistanos e turistas no Centro Histórico da cidade

O Festival trouxe mais de 60 atrações musicais, palestras e workshops em 18 cafeterias da região

 

 

Entre os dias 29 e 31 de agosto, o coração da cidade ficou espalhado de sabor e muita música, encantando pessoas de todas as idades, na Primeira Edição do Festival do Café no Triângulo SP. O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Turismo, teve o objetivo de relembrar a relação do café com a região do Centro Histórico, onde se encontram várias obras cafeeiras e, claro: lugares maravilhosos para apreciar um cafezinho.


Entre as delicias de café nas 18 cafeterias da região, uma simples viola caipira aos acordes da guitarra do blues, se espalharam às ruas do centro, promovendo a integração do comércio com a cultura e valorizando a preciosidade dos encontros.


Cerca de 60 mil pessoas circularam pelo evento nos três dias e, aproximadamente, 2 mil pessoas puderam usufruir de shows, palestras e atrativos especiais do evento.


“O trabalho que a Secretaria Municipal de Turismo vem fazendo de resgatar a memória do Centro tem sido muito importante, é um pedido, do comércio em geral, fazer um trabalho de resgate da região e do ponto de vista cultural também é importante porque muitas pessoas não sabem da história dos prédios que fazem parte da história de São Paulo e não sabem que o Centro era a antiga cidade, era o local onde as pessoas faziam compras, se encontravam, era um shopping e era um local super procurado, precisamos trazer isto para o hoje.”, aponta Miguel Romano, administrador da Cafeteria Casa Godinho, participante do Festival.


O Triângulo SP e o Café

A região do Triângulo SP está próxima da história do café em muitos espaços. São exemplos o Edifício Martinelli, que antes de se tornar um edifício, em 1929, foi o charmoso “Café Brandão” e o Centro Cultural Banco do Brasil, inaugurado em 1927, que conta com uma decoração que remete aos grãos de café.

“O Festival do Café foi uma iniciativa para que o paulistano e o turista conhecessem mais o Triângulo SP e a relação que a região têm com a história do café. Para nós, foi gratificante ver as pessoas ocupando, se divertindo e se interessando mais pela região. São Paulo merece mais atividades como essa, principalmente na região central”, afirma o Secretário de Turismo, Orlando Faria.

 

Fascinando e potencializando talentos


A iniciativa de realizar esta primeira edição também foi uma das formas de paulistanos e turistas explorarem o centro fora do lugar comum, com um olhar fascinante.


“Participar do Festival como público tem sido fascinante porque, eu sou barista e paulistano, então estou conhecendo mais sobre a minha área e é uma coisa deliciosa, o café é uma coisa muito boa, plural e super paulista, ainda mais ao ar livre, no centro, as pessoas se fascinam.” – afirma Rian Cairó, participante do evento.


Para os artistas que participaram do evento, o Festival do Café, mostrou-se como uma oportunidade de valorização ao artista de rua, tanto na questão de geração de renda, como na divulgação do trabalho a um público que nem sempre os percebe.


“Eventos como estes, na rua, são necessários até para despertar outros artistas porque, normalmente, artista aparece na rua, depois vem o reconhecimento, então eventos assim são legais para a projeção de talentos que nem sempre tem um espaço para mostrar.”, reforça João Eduardo Duarte, desenhista há 20 anos e atração do Festival.