Triângulo SP, Museus e Festival "Sem Barreiras" apoiam o turismo acessível para deficientes na cidade

Saiba mais sobre o Festival "Sem Barreiras" e os locais que oferecem acesso aos deficientes na cidade

Acessibilidade não é um privilégio, e sim um direito. Conhecer novos lugares, renovar amizades e aumentar a bagagem cultural são apenas alguns dos benefícios. Por outro lado, nem todas as pessoas podem usufruir dessas aventuras. Muitas apresentam alguma limitação física ou outro tipo de dificuldade, que as impedem de embarcar nessa jornada.

A boa notícia é que a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), quer proporcionar para os munícipes e turistas com deficiência, que desejam e querem conhecer mais a nossa cultura local, acessibilidade em todos os pontos turísticos. Afinal, Sampa é para todos!

Na cidade, existem vários lurares que oferecem acessibidade para os paulistanos e turistas com deficiência, estão entre os locais:  Mercado Municipal-Centro; Centro Cultural Banco do Brasil,-Triângulo SP, a Pinacoteca - Luz;  e os espaços Museu do Futebol e Estádio do Pacaembu - Pacaembu, Museu da Arte Moderna (MAM) - Vila Mariana, Museu Afro Brasil - Parque Ibirapuera. 

 

São Paulo "Sem Barreiras"

 No intuito de continuar agregando a acessibildade e inclusão, a Prefeitura promove entre os dias 17 e 22 de setembro o Festival " Sem Barreiras" - Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência.

A ideia de criar um Festival acessível e com artistas com deficiência surgiu da experiência com o Programa Cultura Inclusiva, uma parceria das Secretarias Municipais de Cultura e da Pessoa com Deficiência, que tem como objetivo promover acessibilidade comunicacional em teatros e equipamentos municipais de cultura, oferecendo, além de acessibilidade arquitetônica, recursos de Libras e audiodescrição para munícipes com deficiência. O Cultura Inclusiva mostrou a importância da divulgação de eventos com acessibilidade comunicacional (Libras, audiodescrição e legenda) pela imprensa.

Nessa primeira edição do Festival, haverá mais de 100 atrações, como : circo, contação de história, dança, debates, exposições, intervenções, música, oficinas, palestras, passeios, performances, poesia, teatro e visitas monitoradas.

A programação completa pode ser conferida aqui