Vai de Roteiro

A Secretaria Municipal de Turismo dispõe de roteiros turísticos gratuitos pelos principais pontos da cidade; reserve seu ingresso pela plataforma Sympla.

 

Grupo durante visitação do programa Vai de Roteiro do Ipiranga, organizados em círculo.

 Vai de Roteiro: a melhor forma de conhecer São Paulo

 Conheça os principais pontos turísticos, acompanhado de um guia de turismo credenciado. 

A cidade de São Paulo é uma metrópole que recebe mais de 15 milhões de turistas por ano, sendo cerca de 3 milhões de estrangeiros. É um lugar onde o mundo todo se encontra.

Cada visitante chega em busca de uma experiência única. E, na cidade de São Paulo, há opções para todos os gostos.

Cultura, gastronomia, vida noturna, compras, ecoturismo e muito mais. São 30 mil bares, 158 museus, 20 mil restaurantes representando 52 tipos de cozinha, 145 teatros e casas de espetáculos.

Que tal explorar suas múltiplas facetas?

A Prefeitura de São Paulo oferece o programa VAI DE ROTEIRO, que conta com uma série de passeios guiados pela cidade em pontos turísticos estratégicos. Em alguns atrativos, há cobrança de ingressos. Verifique em cada local. 

O objetivo do programa é dar visibilidade aos locais mais importantes da cidade de São Paulo, seus monumentos, locais históricos, explorando o potencial turístico de cada um deles.

A proposta é identificar nos bairros os elementos que contribuem para o seu desenvolvimento econômico, cultural e urbano.

Roteiros em operação: 

  1. Avenida Paulista
  2. Bairro do Ipiranga
  3. Baixo Augusta
  4. Bom Retiro
  5. Centro Novo
  6. Edifício Martinelli (NOVO)
  7. Edifício Matarazzo (sem reservas prévias)
  8. Freguesia do Ó
  9. Liberdade
  10. Mercado Municipal Paulistano
  11. Museu da Imigração
  12. Museu do Ipiranga
  13. Neo Química Arena - Corinthians
  14. Polo de Ecoturismo - Parelheiros
  15. Santo Amaro
  16. Triângulo Histórico
  17. Vila Madalena 

Reserve pela plataforma Sympla: www.sympla.com.br/turismoprefsp 

Conheça os nosso roteiros guiados gratuitos:

Roteiro Avenida Paulista
Um passeio pela avenida considerada a mais conhecida da cidade de São Paulo, que reúne diversas instituições culturais, áreas verdes e curiosidades sobre o crescimento econômico da cidade.
Quando: Terça-feira e sábado, às 11h e 14h.
Ponto de Encontro: CIT Parque Mário Covas.

Roteiro Bairro do Ipiranga
Um dos mais antigos da cidade, está localizado na zona sul e reúne construções históricas que contam a trajetória da independência do Brasil.
Quando: Quartas e domingos, às 10h e 14h.
Ponto de Encontro: Museu Vicente de Azevedo.

Roteiro Baixo Augusta
A região que engloba a Rua Augusta e arredores é uma das mais diversas da capital paulista, conhecida principalmente por seus restaurantes, lojas, bares, teatros alternativos e murais de arte urbana.
Quando: Sextas-feiras e sábados, às 10h e 14h.
Ponto de Encontro: Estação de Metrô Higienópolis-Mackenzie (linha amarela)

Roteiro Bom Retiro
Nesse passeio, você conhecerá um dos bairros mais multiculturais da capital: o Bom Retiro! Antigo bairro industrial que se tornou lar de muitos imigrantes ao decorrer de sua história. Atualmente, é possível encontrar diversas ruas comerciais com lojas, mercados, docerias, centros culturais, museus, restaurantes coreanos, gregos e culinárias de todos os cantos do mundo!
Quando: Sábado, às 10h e às 14h.
Ponto de Encontro: Metrô Tiradentes - linha azul, próximo a bilheteria.

Roteiro Centro Novo
Uma das regiões mais pulsantes cultural e historicamente da cidade de São Paulo, proporciona um passeio com ícones como o Theatro Municipal de São Paulo, a Biblioteca Mário de Andrade, Edifício Copan, entre outros.
Quando: Sextas-feiras, às 10h e às 14h.
Ponto de Encontro: Térreo do Shopping Light, em frente ao letreiro “Eu Amo SP”.

Roteiro Edifício Martinelli 
Em parceria com o Grupo Tokyo SP, responsável pela gestão do prédio após a concessão pública, a Secretaria Municipal de Turismo organiza a visitação guiada, que é finalizada no famoso terraço. A vista proporciona paisagens exuberantes da cidade. 
Quando: Sábados e Domingos, às 12h, 12h30, 13h e 13h30.
Ponto de Encontro: Avenida São João, nº 35.

Roteiro Freguesia do Ó
Neste roteiro, você conhecerá um dos bairros mais antigos de São Paulo: a Freguesia do Ó! Este bairro que ainda mantém uma atmosfera colonial e o charme de uma pequena cidade do interior, com tradições antigas, festas religiosas, feirinha de artesanato e repleta de atrações gastronômicas.
Quando: Sábado, 11h.
Ponto de encontro: Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó.

Roteiro Liberdade
A cidade de São Paulo concentra a maior comunidade japonesa fora do Japão. O passeio passa pelos principais pontos do bairro.
Quando: Terça, quarta e sexta-feira, às 10h e 14h.
Ponto de encontro: Bilheteria do Metrô Japão - Liberdade

Roteiro Mercado Municipal Paulistano
Inaugurado em 1933, o Mercadão, como é conhecido, está instalado num edifício projetado pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, autor de outros projetos na cidade, como o Theatro Municipal de São Paulo. É considerado um polo gastronômico da cidade.
Quando: Quinta, sexta-feira e sábado, às 10h, 11h30 e 14h.
Ponto de encontro: Portão 1

Roteiro Museu da Imigração
A instituição preserva a história das pessoas que chegaram ao Brasil por meio da Hospedaria de Imigrantes do Brás, e o relacionamento construído, ao longo dos anos, com as diversas comunidades representativas da cidade e do estado.
Quando: Quinta, sexta-feira e sábados, às 10h e 14h.
Ponto de encontro: Bilheteria do Metrô Bresser-Mooca ou direto na frente do museu.

Roteiro Museu do Ipiranga
Reaberto em setembro de 2022, por ocasião do Bicentenário da Independência, o Museu do Ipiranga foi devolvido à cidade de São Paulo totalmente renovado e com sua estrutura ampliada.
Quando: Quarta e sábado, às 11h30 e 14h30.
A partir de 15/06/2023, o acesso ao Museu do Ipiranga passa a ser cobrado. Veja aqui mais informações.
Ponto de Encontro: Bilheteria do Museu do Ipiranga.

Roteiro Neo Química Arena - Corinthians
O roteiro trata da história do time paulistano e do estádio que é considerado um templo dedicado a uma das maiores torcidas do país.
Quando: Quartas e sextas-feiras, às 9h e 13h.
Ponto de Encontro: Estação de Metrô Corinthians-Itaquera (linha vermelha)

Roteiro Polo de Ecoturismo de Parelheiros
No Extremo Sul da cidade, o Polo oferece muitas opções de esportes radicais e contato com a natureza. Uma outra faceta da região é o patrimônio histórico formado por igrejas, templos e centros culturais, que trazem muita história vivida por imigrantes que habitaram a região.
Quando: Sábado e domingo, às 8h.
Pontos de Encontro:
1) Em frente ao Centro Cultural São Paulo, 8h.
2) Em frente à Central de Informação Turística - CIT, 9h.

Roteiro Santo Amaro
Desta vez, vamos visitar o bairro de Santo Amaro, um local que já foi cidade independente e passou a ser incorporado pela cidade de São Paulo em 1935. Atualmente, Santo Amaro é um bairro com muitos espaços culturais, históricos, gastronômicos e muito mais. O passeio é guiado por um guia credenciado e percorre locais icônicos como a Catedral Santo Amaro, o Paço Cultural Julio Guerra, Teatro Municipal de Santo Amaro, Santo Mercado e muitos outros locais.
Quando: Sábados, às 11h.
Ponto de Encontro: Estação de Metrô Largo Treze - próximo a catraca da bilheteria (catraca da saída sentido Rua Barão de Rio Branco).

Roteiro Triângulo Histórico
O Triângulo SP é um recorte especial do centro histórico paulistano, onde se situam os principais prédios históricos da cidade, entre eles o Largo São Bento, Pateo do Collegio e Largo São Francisco.
Quando: Quartas e sextas-feiras, às 10h e 14h.
Ponto de Encontro: Pateo do Collegio.

Roteiro Vila Madalena
Um dos bairros mais charmosos e descolados da cidade, a Vila Madalena é conhecida pela sua vida noturna pulsante e por reunir espaços culturais, gastronômicos e de lazer.
Quando: Quinta-feira e sábado, às 11h e 15h.
Ponto de Encontro: Estação de Metrô Fradique Coutinho (linha amarela)

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES


A Secretaria Municipal de Turismo disponibiliza gratuitamente um guia especializado para conduzir o roteiro. Alguns locais cobram ingresso. Verifique os valores no local.