Secretaria de Turismo assina Acordo de Cooperação com Câmara LGBT

A assinatura do Acordo de Cooperação visa trabalhar ações conjuntas de promoção e apoio aos serviços turísticos para atender o público LGBTI na capital

O Acordo foi assinado no dia 3 de junho de 2019, entre a Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo, representada pelo Secretário de Turismo Orlando Faria e a Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, representada pelo Presidente Ricardo Gomes.

Este acordo é uma maneira de firmar o compromisso da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Turismo com a comunidade LGBT nos eventos e pontos turísticos da cidade.

 

O acordo tem como objetivo estabelecer ações conjuntas para a promoção e apoio à comercialização da cidade de São Paulo como destino amigável nos mercados nacional e internacional, além de promover a sensibilização dos prestadores de serviços turísticos para evitar o preconceito no atendimento ao público LGBTI.


“Primeiramente é uma honra assinar esse acordo de cooperação com a Secretaria de Turismo da maior cidade do Continente Sul Americano, porque isso pode representar inclusive um chamamento para que as outras cidades que sempre olham para São Paulo e se espelham em São Paulo possam trabalhar o turismo LGBT”, declarou Ricardo Gomes, presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil.

“Esse acordo chega no momento  muito importante, onde nós vemos informações, matérias que falam que o Brasil não é o país da diversidade e a Cidade de São Paulo abraçando essa causa, abraçando o turista LGBT e dizendo pro mundo aqui sim todo mundo é bem-vindo, aqui se respeita a diversidade”, acrescentou.

Fotos: Aldo Guimarães

“A cidade de São Paulo é receptiva por natureza. Recebemos aqui turistas de diferentes etnias, queremos manter a característica acolhedora do povo brasileiro. A Prefeitura de São Paulo considera importante fazer parte dessa ação e o acordo assinado hoje é uma maneira de firmar o nosso compromisso com a comunidade LGBT”, declarou Orlando de Faria, secretário Municipal de Turismo de São Paulo.

“Somos considerados o 4º melhor destino LGBT do mundo, é um mercado promissor e que movimenta um volume considerável na economia, sendo o turismo que mais cresce no mundo. Aqui em São Paulo temos como exemplo a Parada LGBTde 2018, que trouxe 3 milhões de pessoas, sendo mais de 24% turistas, movimentando cerca de R$ 288 milhões na economia da cidade”, explicou.

Além da assinatura de Acordo de Cooperação, a cidade vai sediar, entre os dias 25 e 28 de agosto, a 3ª Conferência Internacioanl da Diversidade e Turismo LGBT -  evento destinado às empresas, a entidades, ao poder público e às pessoas de todos os continentes que têm interesse em debater e pensar a diversidade em suas mais diversas vertentes.