Triângulo SP

O projeto visa reativar o Centro Histórico de São Paulo, trazendo para a região atrativos noturnos e aos finais de semana

O QUE É O TRIÂNGULO SP?

O Triângulo SP é um recorte especial do centro histórico paulistano, onde se situam os principais prédios históricos da cidade, entre eles o Largo São Bento, Pateo do Collegio e Largo São Francisco.

Afirmar que o Triângulo SP vive no coração da cidade significa mais que localizá-lo na região central de São Paulo, o local é o berço das tradições paulistanas, conquistando seu lugar no coração não só da população, como também de seus inúmeros visitantes, que durante a semana são mais de 600 mil circulando em seu perímetro, todos os dias.

Foto: Aldo Guimarães

Pensando nessa demanda populosa e no significado que a região tem para o paulistano, nasceu o projeto Triângulo SP - com o objetivo de trazer para o entorno, atrativos noturnos e aos finais de semana, tornando-o um dos principais destinos turísticos da capital.

Desde dezembro de 2018, o Triângulo SP recebe eventos destinados aos mais diversos públicos, como o Festival de Natal de São Paulo, Cidade do Futuro, Poesia no Centro, Históricos de São Paulo, entre outros que já somaram cerca de 100 mil visitantes.

Foto do evento Poesia no Centro: Aldo Guimarães

 

O PROJETO

Um projeto da Prefeitura de São Paulo que visa trazer atividades noturnas e aos finais de semana para a região. Dando ao paulistano mais uma opção de lazer. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Turismo e tem a participação de outros órgãos como: Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria de Comunicação, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Secretaria Municipal de Subprefeituras, Subpreitura da Sé, Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, SP Urbanismo e SP Negócios.

Confira abaixo as ações de melhorias previstas para a região:


Infraestrutura

Para realizar a melhoria de infraestrutura do projeto, a SMTUR teve um aporte de R$ 28 milhões do Ministério do Turismo, que serão usados para reformulação das calçadas, iluminação, monitoramento 24h e segurança reforçada.


Ações Prioritárias

- Infraestrutura: reforma do calçadão, implantação do projeto de iluminação e sinalização turística e renovação do mobiliário urbano.

- Segurança: ampliar serviços 24h de GCM e PM e câmeras de segurança.

- Limpeza: implantar novas lixeiras, containers de varrição e estender horários de coleta.

- Assistência Social: extensão do horário de atendimentos e intensificação das abordagens socioassistenciais e ampliação de reserva de vagas de acolhimento.

“A cidade nasceu neste espaço, que tem muita história para contar. Nós temos um centro tão lindo, e tudo isso precisa ser vivido pelas pessoas”, afirma o secretário municipal de Turismo, Orlando Faria


Pateo do Collegio / Foto Aldo Guimarães

 Estratégias de Ativação

AÇÕES

  • Criação do Projeto de Lei do Triângulo SP;
  • Calendários de Eventos;
  • Road Shows;
  • Diagnóstico de Ocupação Imobiliária;
  • Implantação de Polo de Economia Criativa;
  • Plano de Incentivo à Restaurações;
  • Padronização de Fachadas;
  • Reabertura do Ed. Martinelli para visitação - para saber mais clique aqui;
  • Implantação de Centrais de Informações Turísticas (Cit’s);
  • Programa Vem pro Triângulo - para saber mais clique aqui;
  • Programa Arte no Triângulo - para saber mais clique aqui.
 
Para saber mais sobre o Triângulo SP e os próximos eventos da região, siga nossas redes: @turismoprefsp e fique ligado em nosso site.