Confetur: Veja como foi a Primeira Conferência Municipal de Turismo

Confira quais foram as propostas discutidas por especialistas para reestruturação do Turismo na cidade de São Paulo

Aconteceu nos dias 16 e 17 de agosto, a 1ª Conferência Municipal de Turismo - Confetur, em São Paulo. O evento teve a abertura realizada no Theatro Municipal, na região central da cidade e encerrou o período de participação da sociedade civil na elaboração do Plano de Turismo Municipal - Platum.

O evento teve a presença do secretário Municipal de Turismo, Orlando Faria, do secretário Estadual de Turismo de São Paulo, Vinicius Lummertz e do Secretário Nacional de Integração Interinstitucional do Ministério do Turismo, Bob Santos.

Dividida em 3 blocos, a abertura contou com painéis durante a manhã de sexta-feira e elaboração de propostas na parte da tarde, com 6 grupos de trabalhos, divididos em temas que discutiam políticas públicas e melhoras no fomento do turismo na cidade.

Foto: Lincoln Yoshihashi

Após a abertura, os participantes assistiram a dois painéis expositivos, “Políticas Públicas – A Interação entre as Esferas Municipal, Estadual e Federal em prol do Turismo Paulistano", e "Tendências – O Turista do Futuro e Turismo Paulistano".

 

Grupos de trabalho

Depois de um intervalo para passeios pela região central da cidade, os participantes se dividiram em seis grupos de trabalho, para discutir e formatar seis diferentes temas. "Articulação e Fortalecimento Institucional" foi o tema discutido pelo grupo (GT1), reunido na Praça das Artes.

O grupo 2 (GT2) tratou sobre o "Calendário Inteligente de Eventos", reunido na sede da Secretaria da Fazenda, no Edifício Othon.O grupo 3 (GT3), reunido na Secretaria Estadual de Esportes, tratou da "Formatação de Produtos".

Foto: Lincoln Yoshihashi

Já o grupo 4 (GT4), reunido no Edifício Martinelli, também debateu a questão "Formatação de Produto", com viés específico para o Triângulo SP. Na Biblioteca Mário de Andrade foi discutido, pelo grupo 5 (GT5), o tema Aprimoramento na Experiência do Turista.

E o último grupo, o grupo 6 (GT6), se reuniu no Museu da Cidade de São Paulo, no Solar da Marquesa de Santos e debateu o tema "Promoção e Apoio à Comercialização".

 Foto: Lincoln Yoshihashi

 

Plenária final

No sábado (17), os participantes da Confetur se reúniram na Praça das Artes para o Painel 3, sobre os destaques da cidade, com a presença de Regina Pacheco, Secretária Adjunta Municipal de Cultura; o casal idealizador do “Bar da Onça” e de " A Casa do Porco" no centro de São Paulo, Janaína Rueda e Jefferson Rueda; e do diretor de marketing da "Omelete", Roberto Fabri.

O evento foi encerrado com a plenária final, na qual os coordenadores dos grupos de trabalho compartilharam um resumo dos trabalhos, gerado no relatório de resoluções da conferência que foi encaminhado à Secretaria Municipal de Turismo para a homologação de propostas.

 

São Paulo e o Turismo

A cidade teve mais de 15 milhões de visitantes em 2018. É a cidade que mais recebe turistas internacionais no Brasil, sendo mais de 2,5 milhões de pessoas. O turismo na capital gerou receita próxima de R$ 13 bilhões. A vocação para negócios é responsável por 47% desses turistas. Em 2018, a cidade abrigou 1.700 eventos, entre congressos, exposições e simpósios.

O Plano de Turismo Municipal - Platum, deve ficar pronto no mês de outubro.

Clique aqui e veja como foi a 1ª Conferência Municipal de Turismo de São Paulo.