Foliões aprovam Carnaval de São Paulo nas ruas e nos desfiles no Sambódromo

Em pesquisa do Observatório do Turismo, 95% das pessoas disseram estar satisfeitas ou muito satisfeitas com festa na rua; e no Anhembi, mais de 50% deram nota 10

 

Desfile da Mocidade Alegre, campeã do Grupo Especial do Carnaval 2024 - Foto: Jefferson Pancieri

A satisfação dos foliões com o Carnaval de São Paulo comprova que os investimentos feitos pela Prefeitura para realizar a maior festa do país está no caminho certo. Com previsão de ultrapassar os 15 milhões de foliões no Carnaval de Rua neste ano, a festa teve aprovação de 95% das pessoas, que disseram estar satisfeitas ou muito satisfeitas com o evento. Entre quem assistiu aos desfiles no Sambódromo do Anhembi, mais de 50% deram nova 10 para o evento.

A prévia da pesquisa feita pelo Observatório de Turismo e Eventos foi divulgada nesta quarta-feira (14).

A festa nas ruas, que neste ano deve ultrapassar os 15 milhões de foliões, está melhor avaliada entre quem frequentou o Carnaval de Rua (3 e 4 de fevereiro): neste ano, a nota foi 8,7, contra 8,6 no ano passado. Desde o início do Carnaval, 401 blocos desfilaram nos trajetos envolvendo as 32 Subprefeituras.

O Sambódromo do Anhembi também teve aumento da pontuação na opinião dos foliões: 9,1 de nota, frente a 9 do ano passado. O sambódromo ficou lotado nos desfiles. Na noite de sexta (9) e na madrugada de sábado (10), recebeu 45.738 foliões e de sábado para domingo (11), 48.510 pessoas passaram pelo local, segundo a Liga Independente das Escolas de Samba.

Este ano a Liga implementou uma série de mudanças, como a eliminação das torres dos jurados ao longo da pista e a abertura de diversos espaços com oferta de serviços, os camarotes explorados por empresas.

Estrutura
A estrutura do Carnaval de Rua não deixou a desejar. Com um contingente de 15.614 agentes de limpeza e uma frota de 1.403 veículos utilizados desde o início do Carnaval (3 de fevereiro), a Prefeitura está concluindo os trabalhos de limpeza das vias em média uma hora depois de encerrados os desfiles dos blocos.

Nesse período, foram utilizados 2.943 metros cúbicos de água de reúso, 7.271 litros de desinfetante, distribuídos em 3.036 cestos, e 4.489 papeleiras e 882 PEVs, usados para a entrega voluntária de recicláveis.

Nos seis dias de carnaval foram retiradas 548 toneladas de lixo, sendo 208,1 toneladas de lixo recolhidas nos mutirões de limpeza no pré-carnaval (03 e 02/02) e 339,96 toneladas referentes aos dias 10,11, 12 e 13/02.

Já nas festas no sambódromo foram 39,5 toneladas de resíduos recolhidos nestes quatro dias de folia (3, 9, 10 e 11). Para a lavação, as equipes utilizaram 32 metros cúbicos de água de reúso, 40L de desinfetante e 920 agentes de limpeza, além da distribuição de cestos aramados (192), papeleiras (400) e PEVs (60).

 

Turismo
O Observatório do Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo realizou pesquisa de perfil e impacto econômico durante o desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial no Sambódromo do Anhembi. Dados prévios revelam que a nota geral dada pelo público para o evento foi 9,1 (1,1 acima do ano passado) e que 32,5% do público presente era formado por pessoas de fora da cidade de São Paulo, sendo 17,6% da região metropolitana, 11,5% do interior de São Paulo, 2,7% de outros estados e 0,7% de estrangeiros. Os paulistanos totalizaram 67,5% do público.

A Secretaria Municipal de Turismo realiza, durante todo o período de Carnaval, uma Ação de Apoio ao Turista, que foi criada com o objetivo de receber pessoas de fora de São Paulo em diversos pontos da cidade, dando orientações sobre transporte, segurança, pontos turísticos, programação e muito mais.

 

Pós-carnaval
Os foliões já podem se programar para o próximo fim de semana. Para ajudar a traçar o melhor roteiro durante os dias de festa, o site SP 470 Anos (sp470anos.prefeitura.sp.gov.br/carnaval/) apresenta os blocos oficiais cadastrados na cidade. Desenvolvido pela Prefeitura de São Paulo, o site apresenta de forma fácil e rápida a programação atualizada dos desfiles em toda a cidade. Nele, é possível montar a programação buscando os blocos por bairro, período ou por data e horário.
 

Confira a matéria completa