3ª Conferência Internacional da Diversidade e Turismo LGBT: veja como foi

Evento teve como discussão Mercado Empresarial, Turismo e Cultura no cenário LGBTI+ em ações conjuntas

 

Foi encerrada nesta quarta-feira (28), na Praça das Artes, Centro Histórico de São Paulo, a 3ª Conferência Internacional da Diversidade e Turismo LGBT.


O evento, promovido pela Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil com apoio da Secretaria Municipal de Turismo, teve como objetivo debater a diversidade no âmbito do turismo, das instituições e da Cultura LGBTI+ às empresas, entidades, destino e poder público.


Neste ano, os principais temas em debate na Conferência foram focados em três pontos: Mercado Empresarial, Turismo e Cultura, discutidos em uma extensa programação gratuita, com mesas redondas, palestras com temas relevantes para cidades, instituições, poder públicos e profissionais interessados na inclusão da diversidade no turismo e na cultura LGBTI+.


Durante a segunda-feira  (26), a Conferência abriu com um amplo debate sobre os Cenários e Caminhos do Turismo LGBT no Brasil, com a presença do Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Turismo, Júnior Fagotti, o presidente da Câmara e Turismo LGBT no Brasil, Ricardo Gomes, o Secretário de Estado de Turismo da Bahia, Fausto de Abreu Franco e o Secretário Executivo da Secretaria Estadual de Turismo, Marcelo Costa, com o intuito de propor debates e caminhos dentro do múltiplo seguimento LGBTI.


“Há uma parte do público que ainda desconhece o que é o turismo LGBTI em São Paulo, pensam que fazer turismo para este público é ir pra balada e pelo contrário, é um público diversificado, que gosta de gastronomia, futebol e várias outras coisas, o desafio de todas estas propostas e ações nesta Conferência é mostrar isto”, apontou Ricardo Gomes.

 

Esta perspectiva vai de encontro ao Acordo de Cooperação entre a Câmara e Turismo LGBT do Brasil e o Estado de São Paulo, assinado na manhã de segunda-feira (26), na Conferência, que tem como proposta realizar ações para incentivar o turismo a este público, que além de ser diversificado, mostra-se como uma oportunidade de negócio para São Paulo, que tem como desafio transformá-lo em um grande polo turístico.


Nas outras edições, o evento contou com 200 conferencistas em 2017, e 320 conferencistas em 2018. Nesta 3 ª edição, a expectativa é que a participação  tenha superado as anteriores, com 700 conferencistas.


Um turismo com ações diversificadas


A Prefeitura de São Paulo tem apoiado eventos que promovam a diversidade e a inclusão. No dia 3 de junho de 2019, a Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil e a Secretaria Municipal de Turismo assinaram um Acordo de Cooperação que tem como objetivo estabelecer ações conjuntas para a promoção e apoio à comercialização da Cidade de São Paulo como destino amigável e também na sensibilização de prestadores de serviços turísticos ao público LGBTI, auxiliando no combate ao preconceito desta comunidade.


O Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Turismo, Júnior Fagotti, sinalizou que São Paulo tem trabalhado em ações e propostas diversificadas para agregar este público e também na elaboração de uma política municipal de turismo abrangente. Soma-se a este debate, a realização da Primeira Conferência Municipal de Turismo – Confetur, realizada entre os dias 16 e 17 de agosto de 2019, que foi a etapa final de um processo de construção coletiva de elaboração desta política, totalizando em 176 propostas a serem realizadas na cidade de São Paulo.


São Paulo Iluminada e visitada


Em apoio ao evento, a Secretaria Municipal de Turismo  iluminou três grandes pontos turísticos da cidade de São Paulo com as cores do movimento LGBT, de 25 de agosto a 01 de setembro: o Edifício Matarazzo – Sede da Prefeitura Municipal de São Paulo, Ponte Estaiada Octavio Farias de Oliveira e Viaduto do Chá.

A Secretaria de Turismo também ofereceu serviços de Press Trips para 22 jornalistas nacionais e internacionais, que estiveram na capital, neste período. Foram destaques do roteiro a visitação à Avenida Paulista e seus atrativos turísticos, como o Masp e o Centro Histórico, sendo destaque a região do Triângulo SP, onde os jornalistas visitaram alguns dos principais pontos turísticos como Pateo do Colégio, Mosteiro de São Bento, Centro Cultural Banco do Brasil e Farol Santander.