Promoção da Cidadania

Verifique aqui as atividades passadas e a agenda para os próximos eventos, bem como materiais relacionados, como apresentações, referências, resumos, entre outros.

Acompanhe o site da SMT nos meses de maio e setembro para manter-se informado sobre as ações Maio Amarelo e Semana da Mobilidade.

Maio Amarelo 2023: conheça mais sobre o movimento e participe!

Pelo sétimo ano consecutivo, a Prefeitura de São Paulo promove, ao longo deste mês, ações e eventos para sensibilizar a população para hábitos e comportamentos saudáveis no trânsito.

Como se sabe, Maio marca o movimento internacional da luta pela redução da mortalidade no trânsito. Desde 2017, a Prefeitura, alinhada ao movimento mundial, prepara uma programação para envolver as pessoas a refletirem sobre a importância da Segurança Viária em seus deslocamentos diários. Neste ano, em consonância com a diretriz federal, o slogan da campanha é: No trânsito, escolha a vida.

Uma das ênfases é o respeito às leis de trânsito, combatendo posturas repreensíveis como dirigir sob efeito de álcool, exceder a velocidade máxima permitida da via, não usar o capacete e/ou o cinto de segurança, distrair-se com o celular ao volante ou atravessando uma rua, desrespeitar a faixa de pedestres e avançar o semáforo vermelho, deixar de cuidar daqueles que estão em situação de maior fragilidade no trânsito.

A promoção do Maio Amarelo 2023 é feita por meio das secretarias municipais de Mobilidade e Trânsito (SMT) e Executiva de Transportes e Mobilidade Urbana (SETRAM), da CET, da São Paulo Transporte (SPTrans) e do Departamento de Transportes Públicos (DTP), além de parceiros do movimento.

Para destacar o apoio à causa, a fachada do prédio da CET na Rua Barão de Itapetininga, no Centro, receberá um banner com o mote do Maio Amarelo e o laço símbolo da campanha. Monumentos turísticos e prédios públicos, a exemplo do Viaduto do Chá, Edifício Matarazzo, Pátio do Colégio, da Biblioteca Mário de Andrade e da Ponte Estaiada Octavio Frias de Oliveira, serão iluminados com luz amarela nas noites de maio.

Semana da Mobilidade
Promovida pela Prefeitura, a Semana da Mobilidade é organizada anualmente no mês de setembro pelas Secretarias Municipal de Mobilidade e Trânsito(SMT) e de Transportes e Mobilidade Urbana (SETRAM), por meio da CET, da SPTrans e do DTP. A iniciativa traz ações educativas, cursos, intervenções e programação intensa voltada à segurança e à convivência saudável entre os diversos modais no trânsito da cidade de São Paulo.