Prefeitura realiza série de webinars no Maio Amarelo 2021

Encontros virtuais abordarão segurança viária, mobilidade ativa, inclusão, acessibilidade, além dos impactos da covid-19 nos deslocamentos

 

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, e a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, por meio da Vital Strategies, realizam no mês de maio a série de webinars “Ruas mais seguras e acessíveis: Os novos rumos da mobilidade”.

Os encontros virtuais fazem parte das ações do Maio Amarelo 2021, movimento internacional de conscientização para redução de acidentes no trânsito. O objetivo é promover o debate de temas relevantes ligados à mobilidade urbana.

No primeiro webinar, o secretário de Mobilidade e Transportes de São Paulo, Levi dos Santos Oliveira, o secretário de Transportes de Bogotá, Nicolás Estupiñán, e a subsecretária de Transportes de Buenos Aires, Lucila Capelli, trocarão experiências sobre os impactos da pandemia de covid-19 nos deslocamentos e transporte público de suas cidades.

O segundo encontro abordará a mobilidade ativa como instrumento de compartilhamento do espaço urbano e prevenção de doenças, com representantes do World Resources Institute (WRI, na sigla em inglês) e da Global Designing Cities Initiative da National Association of Cities Transportation Officials, dos EUA, (NACTO/GDCI, também na sigla em inglês), além de representantes da Prefeitura de São Paulo que falarão sobre o Manual de Desenho Urbano da cidade e o Plano Cicloviário. São Paulo já tem a maior rede cicloviária do país, com 681 quilômetros.

O terceiro webinar terá como foco as chamadas Áreas 30 ou de Trânsito Calmo e será realizado durante a Semana Mundial de Segurança Viária das Organizações das Nações Unidas (ONU), que defende limites de 30 km/h como norma em vias onde há grande circulação de pessoas e de carros. Os convidados do painel são integrantes da OPAS/OMS, Banco Mundial, WRI e da Prefeitura de São Paulo.

Já no último painel o assunto é "Gênero, segurança e mobilidade" e a conversa será entre a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, representantes do Banco Mundial, da ONG Think Olga e da gestão municipal.

Os webinars serão sempre às quartas-feiras, das 10h às 11h30, por meio da plataforma Zoom, e contarão com intérpretes de Libras.

O tema do Maio Amarelo 2021 na Prefeitura é “Respeito e Cuidado Salvam Vidas” e, além dos webinars, estão previstas ações como posts em redes sociais, campanhas educativas, entre outras.

 

Confira a seguir a programação completa dos webinars:

5 de maio, das 10h às 11h30 - Como a pandemia alterou a mobilidade em São Paulo, Bogotá e Buenos Aires

 

- Subsecretario de Politicas de Movilidad de Bogotá, Juan Esteban Martinez Ruiz.(Baixe aqui a apresentação)
- Subsecretaria de Planificación de la Movilidad de Buenos Aires, Lucila Capelli. (Baixe aqui a apresentação)
- Secretário de Mobilidade e Transportes de São Paulo, Levi dos Santos Oliveira. (Baixe aqui a apresentação)

 

Mediação: Pedro de Paula (Vital Strategies)

Perdeu esse evento ou gostaria de revê-lo?
Assista no Youtube ou ouça na Rádio Mobilidade.
 

12 de maio, das 10h às 11h30 - Mobilidade Ativa como instrumento de compartilhamento do espaço urbano e prevenção de doenças

- Diretora executiva do programa de Mobilidade Urbana do WRI, Claudia Adriazola.
- Coordenador de programas da NACTO-GDCI, Eduardo Pompeo.
- Secretária-executiva de Habitação da Prefeitura de São Paulo, Elisabete França.
- Gerente Executivo do Plano Cicloviário (SMT), Edenir Simões.

Mediação: Hannah Machado (Coordenadora de Projetos da Vital Strategies)
Link para participação: https://vitalstrategies.zoom.us/j/92542300211?pwd=RmdGYVIzL1JKYlIwOTY0bGdQOFVBdz09

 

19 de maio, das 10h às 11h30 - Áreas 30 ou de Trânsito Calmo para reimaginar a cidade

- Assessor da Unidade Técnica de Determinantes da Saúde, DNTs e Saúde Mental da OPAS/OMS, Victor Pavarino.
- Especialista em transportes do Banco Mundial, Juan Miguel.
- Consultor sênior em Mobilidade Urbana do WRI, Sérgio Avelleda.
- Chefe da assessoria técnica da SMT, Maria Teresa Diniz.

Mediação: Dante Rosado (Coord. Nacional do programa de Segurança Viária da Vital Strategies)
Link para participação: https://vitalstrategies.zoom.us/j/92542300211?pwd=RmdGYVIzL1JKYlIwOTY0bGdQOFVBdz09

 

26 de maio, das 10h às 11h30 - Gênero, segurança e mobilidade

- Secretária da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de SP, Silvia Grecco.
- Pesquisadora em Mobilidade Urbana do Banco Mundial, Haydee Svab.
- Inovação da Think Olga, Laura Samily da Silva.
- Coordenadora do Grupo de Trabalho de Ações Contra Violência de Gênero, Raça e Diversidade na Mobilidade Urbana, Luciana Durand.

Mediação: Beatriz Rodrigues (Coord. de Desenho Urbano na Vital Strategies)
Link para participação: https://vitalstrategies.zoom.us/j/92542300211?pwd=RmdGYVIzL1JKYlIwOTY0bGdQOFVBdz09

 

Sobre Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global

A Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS) trabalha com as principais organizações mundiais de segurança viária para implementar atividades de segurança no trânsito e coordenar com atores governamentais e não governamentais do país. A BIGRS enfatiza a busca por resultados e o uso de mecanismos de monitoramento e avaliação de alta qualidade para avaliar continuamente o progresso. Para mais informações, visite: https://www.bloomberg.org/program/public-health/road-safety/ (em inglês).

 

Maio Amarelo

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes no trânsito que surgiu em maio de 2011, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou a “Década de Ação para Segurança no Trânsito”.

Em 2017, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, realizou pela primeira vez ações do Movimento na cidade.

Em razão da pandemia de Covid-19, o Maio Amarelo 2021 contará com uma programação on-line, voltada para educação e discussão de temas relevantes à mobilidade e segurança viária.

Veja a programação completa no site, clicando aqui