Atendimento da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes durante fase emergencial do Plano São Paulo

Solicitações dos principais serviços poderão ser feitas por e-mail ou pelos canais digitais

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), informa que, em cumprimento à adoção de medidas mais restritivas na fase emergencial do Plano São Paulo, determinado pelo Governo do Estado, o atendimento presencial ao público seguirá suspenso em todas as dependências da pasta.

A medida já está em vigor desde o dia 6 de março, seguindo as determinações do Decreto nº 60.107, de 03 de março de 2021, em decorrência da pandemia de Covid-19.

O atendimento ao público se dá mediante comunicação eletrônica, por e-mail ou pelos canais eletrônicos institucionais de cada unidade.

Para as comunicações e atendimentos ao Gabinete da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, o contato se dá pelo endereço smtprotocolo@prefeitura.sp.gov.br

· Trânsito


O rodízio municipal para automóveis vigora em horário noturno, das 20h00 às 5h00 do dia seguinte. A medida passou a ser adotada a partir do dia 22/3.

Durante a fase emergencial, está suspenso o funcionamento do rodízio de automóveis em seu horário tradicional: das 7h00 às 10h00 e das 17h00 às 20h00.

O rodízio noturno vigora inclusive em feriados.

Ficam mantidos o funcionamento da Zona Azul e o horário das demais restrições existentes na cidade: Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF).

Os caminhões seguirão as regras do rodízio municipal tradicional, das 7h às 10h e das 17h às 20h, de segunda a sexta-feira, de acordo com o final da placa. Nesses horários, a circulação de caminhões é proibida na área delimitada pelo Mini Anel Viário.

A operação do trânsito e a manutenção de sinalização pela CET continuam a ser feitas, normalmente por se tratarem de atividades essenciais.


· Postos da SPTrans


O Posto Central de Atendimento da SPTrans continuará fechado durante a fase emergencial do Plano São Paulo.

Já os postos de atendimento aos usuários Comum, Vale-Transporte, Estudante e Professor localizados nos terminais de ônibus e estações de transferência funcionarão de segunda a segunda-feira, das 6h às 19h. Vale ressaltar que mesmo nos horários em que os postos estiverem fechados, a compra de créditos pode ser feita via aplicativo, máquinas de autoatendimento, rede credenciada, Lotéricas e Banco do Brasil.

O Posto Jabaquara, localizado na estação do Metrô, continuará funcionando no horário das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, enquanto os postos Santana e Augusta seguem funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Os locais que realizam atendimento específico sobre o benefício de gratuidades a Idosos, Pessoas com Deficiência, Gestantes e Obesos, localizados nas subprefeituras e unidades do Descomplica SP, permanecerão fechados.

Em virtude dos fechamentos, os canais digitais de atendimento da SPTrans, como o site, chat do site e do Facebook, SP156 e e-mails de atendimento da Loja Virtual e Apoio Escolar, terão suas equipes ampliadas para garantir a qualidade no serviço prestado de forma online.

· Transporte Coletivo - SPTrans

A SPTrans informa que a frota de ônibus foi mantida acima da demanda apresentada desde o início da pandemia, em março de 2020. No momento, está em 93,34% nos bairros mais afastados do centro e em 88,25% em toda a cidade, para uma demanda de menos da metade.

A demanda de passageiros dos ônibus municipais caiu de 61% na semana anterior ao retorno da Fase Vermelha (2/3), para uma média de 39% nos dias 26, 29, 30 e 31 de março e 1º de abril, feriados antecipados . Os percentuais são comparados em relação a um dia útil antes da pandemia.

Percentual de passageiros transportados por dia:

26 de março: 39%
29 de março: 37%
30 de março: 38%
31 de março: 40%
1º de abril: 40%
2 de abril: 19%

A equipe técnica da SPTrans monitora diariamente o deslocamento do passageiro na Capital com o objetivo de equilibrar a oferta à demanda.

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes publica diariamente o Boletim de Mobilidade e Transportes, com total transparência, no link http://www.cetsp.com.br/consultas/especial-covid-19/boletim-diario-de-mobilidade-e-transportes-covid-19.aspx, contendo o número de passageiros transportados e a frota programada.

O uso de máscaras é obrigatório durante toda a viagem por todos os passageiros, motoristas e cobradores.

A SPTrans adotou uma série de medidas preventivas em relação à Covid-19, como reforço na higienização dos veículos e nos terminais. Além da limpeza mais pesada já realizada diariamente nas garagens em todos os ônibus, a higienização dos ônibus é reforçada entre as viagens, nos terminais municipais, principalmente nos locais onde há contato mais frequente dos passageiros, como balaústres, corrimãos e assentos.

A higienização diária dos veículos pode ser verificada em imagens no link https://sptrans.com.br/noticias/galeria-higienizacao-do-transporte-coletivo/.

Ações de orientação e conscientização sobre cuidados e higiene pessoal continuam sendo realizadas com todos os operadores, por meio das concessionárias, e com os passageiros, por meio de mensagens sonoras e cartazes nos terminais, redes sociais e no Jornal do Ônibus.

A SPTrans autorizou as empresas concessionárias a isolarem seus motoristas com cortina em "L" e o uso de máscara para quem precisa se deslocar passou a ser obrigatório. Além disso, é recomendado o reforço de cuidados pessoais como lavagem das mãos a cada viagem realizada.

Os terminais municipais ganharam marcação no solo, para que os passageiros mantenham a distância adequada nas plataformas. Os equipamentos vêm recebendo reforço na higienização para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.


· Departamento de Operação do Sistema Viário – DSV


O Departamento de Operação do Serviço Viário (DSV) oferece canais eletrônicos para a solicitação dos principais serviços do órgão, e o e-mail institucional para atendimento é dsv@prefeitura.sp.gov.br

As defesas de autuação e indicação de condutores em infrações de trânsito deverão ser encaminhadas exclusivamente pelos Correios ou pelo DSV Digital (dsvdigital.prefeitura.sp.gov.br).

Os cartões de estacionamento em vagas especiais para idosos e pessoas com deficiência podem ser solicitados pela internet, no portal SP156 (sp156.prefeitura.sp.gov.br), sem que os beneficiários precisem sair de casa.

O cadastro para isenção do rodízio municipal de veículos para pessoa com deficiência, doença crônica que comprometa a sua mobilidade, pessoa que realize tratamento médico continuado debilitante de doença grave, pessoa com deficiência auditiva, ou em qualquer dos casos por quem as transporte, também pode ser feito pelo SP156, em processo totalmente on-line.

Da mesma forma, as solicitações para licença de trânsito de produtos perigosos devem ser solicitadas por meio do Portal SP156.

· Departamento de Transportes Públicos - DTP

O Departamento de Transportes Públicos (DTP) está oferecendo e-mails institucionais que permitem a realização de serviços relacionados a táxi, transporte escolar, carga a frete, motofrete e fretamento.
Foi criado um endereço de e-mail especificamente para o atendimento de cada tipo de serviço fornecido, conforme a seguir:

Táxi – Carga Frete: dtp.taxi@prefeitura.sp.gov.br

Escolar - TEG: dtp.escolar@prefeitura.sp.gov.br

Escolar Despachante: dtp.despachanteescolar@prefeitura.sp.gov.br

Fretamento: dtp.fretamento@prefeitura.sp.gov.br

Taxi Preto – Transferências e Desistências: dtptaxipreto@prefeitura.sp.gov.br

Motofrete: dtp.motofrete@prefeitura.sp.gov.br

Certidão de Isenção – Atestado: dtp.certidoes@prefeitura.sp.gov.br

Transferência - TNOME: dtp.tnome@prefeitura.sp.gov.br

Vistoria – Homologação de Carro - Fiscalização: dtp.dif@prefeitura.sp.gov.br

Ponto de Táxi - Criação - Alteração – Pintura – etc. / Emissão de Pagamento de Outorga (Táxi Preto):  dtp.depe@prefeitura.sp.gov.br

Lista Ponto (vagas): dtp.pontodetaxi@prefeitura.sp.gov.br

Informações em Geral: dtp.informacoes@prefeitura.sp.gov.br

Protocolo: dtpprotocolo@prefeitura.sp.gov.br

Centro de Formação de Condutores (CFC´s): dtp.cfc@prefeitura.sp.gov.br

Organismos de Inspeção Acreditados (OIA´s): smtdtp3.atendimento@prefeitura.sp.gov.br