Conheça as ciclovias e ciclofaixas que estão sendo implantadas

Avenidas Rebouças, Jornalista Roberto Marinho, Waldemar Tietz, Otto Baumgart, Faria Lima e São Miguel receberão novas estruturas cicloviárias

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, informa que deu início, no mês de agosto, às obras de implantação ou requalificação das ciclovias e ciclofaixas das avenidas Rebouças, Jornalista Roberto Marinho, Waldemar Tietz, Otto Baumgart, Faria Lima e São Miguel. Ao todo, serão mais 34,5 km de novas estruturas cicloviárias para a cidade.

A Companhia de Engenharia de Tráfego fará o monitoramento do trânsito, garantido segurança aos pedestres, motociclistas e motoristas. Durante os trabalhos, os trechos serão sinalizados. As vias receberam faixas ao longo de sua extensão comunicando os usuários sobre as obras na pista.

Avenida Rebouças

A ciclofaixa da Avenida Rebouças teve obras iniciadas em 4 de agosto. A nova estrutura cicloviária terá ao todo 3,4 km e fará conexão com a ciclovia da Avenida Paulista, Avenida Henrique Schaumann/Avenida Brasil, Avenida Faria Lima e da Rua da Consolação, formando uma grande rede integrada com estações de metrô, terminais de ônibus (Pinheiros), parques e unidades de saúde.

Esta nova ciclofaixa será implantada à direita da Avenida Rebouças, dos dois lados da pista, junto à calçada. Não haverá supressão de faixas de rolamento. A obra será iniciada com a reforma de guias e sarjetas no sentido centro-bairro. A previsão é que a obra para implantação nos dois sentidos dure 60 dias.

Avenida Jornalista Roberto Marinho

As obras de implantação da ciclofaixa da Avenida Jornalista Roberto Marinho começaram em 6 de agosto. A nova estrutura cicloviária terá 4,8 km de extensão, entre as avenidas Luiz Carlos Berrini e Pedro Bueno (zona sul). Haverá conexão com o Parque Municipal do Chuvisco, com a ciclovia da Berrini, a futura ciclofaixa da Pedro Bueno, a atual estação Campo Belo da Linha 5-Lilás do Metrô, e com as futuras estações do monotrilho da Linha 17-Ouro.

A obra da ciclofaixa da Roberto Marinho começou com fresagem e recape, no trecho inicial da Avenida Luiz Carlos Berrini, próximo à Ponte Octavio Frias de Oliveira, no sentido Jabaquara, junto à calçada. Após a aplicação do novo asfalto em toda a extensão, será feita a reforma de guias e sarjetas. Posteriormente, o sentido Marginal Pinheiros da avenida passará pelas mesmas intervenções para implantação da ciclofaixa. Em nenhum dos sentidos haverá redução do número de faixas de rolamento. A última etapa é a aplicação da sinalização, que inclui pintura, tachões e placas que garantirão a segurança dos ciclistas. A previsão é de que a obra tenha duração de 60 dias.

Avenida Waldemar Tietz

A partir do dia 7 de agosto, começaram as obras de implantação da ciclofaixa da Avenida Waldemar Tietz. A nova estrutura cicloviária terá 2,6 km de extensão, até a Rua César Diaz e Rua Doutor Luís Aires (Radial Leste, zona leste da cidade). Haverá conexão com a ciclovia existente da Radial Leste.

A obra da ciclofaixa da Avenida Waldemar Tietz iniciará com fresagem e recapeamento, a partir das 22h. A ciclofaixa terá mão dupla, instalada na pista do sentido bairro, junto à calçada, ou seja, do lado direito da via. Não haverá supressão de faixa de rolamento. Após serviço de recapeamento será feita a manutenção das guias e sarjetas. A última etapa é a aplicação da sinalização, que inclui pintura, tachões e placas que garantirão a segurança dos ciclistas. A previsão é de que a obra tenha duração de 36 dias.

Avenida Otto Baumgart


As obras de requalificação da ciclovia da Avenida Otto Baumgart, na zona norte, iniciaram a partir de 11 de agosto. A previsão é entregar a requalificação da estrutura ainda no mês de setembro.

A ciclovia tem 972 metros de extensão, conectada à Avenida Zaki Narchi até a Travessa Casalbuono. Ela está instalada no canteiro central da via e é bidirecional. O piso intertravado será totalmente substituído por concreto. A mudança proporciona mais conforto aos ciclistas. A ciclovia receberá nova pintura e sinalização.

Avenida Faria Lima

A ciclovia Faria Lima, na zona oeste, teve as obras de requalificação iniciadas em 13 de agosto. A requalificação inclui recuperação do piso e nova sinalização. A estrutura cicloviária Faria Lima existente conta com 17,9 km de extensão, considerando o eixo principal e as conexões.

As obras começaram na avenida Brigadeiro Faria Lima e seguirão em várias frentes de trabalho também nas avenidas Hélio Pellegrino; República do Líbano; Professor Manuel José Chaves; Dr. Gastão Vidigal; Av. Professor Fonseca Rodrigues; e Pedroso de Morais, chamados eixos principais, que passarão por melhorias, como nivelamento do pavimento das ciclovias, reparo em rachaduras no piso, sempre de acordo com a necessidade.

Em média, passam diariamente pela ciclovia Faria Lima 6,5 mil ciclistas. Ao longo de 2019, foram registradas mais de 2 milhões de passagens pelo contador instalado próximo à Rua dos Pinheiros.

As conexões ao eixo principal da Faria Lima também já têm obras iniciadas. Na avenida Rebouças, a ciclofaixa existente entre a Faria Lima e a Marginal será requalificada. O mesmo será feito nas estruturas localizadas na avenida Arruda Botelho; rua Michel Milan; rua das Olimpíadas; rua Gomes de Carvalho; avenida Prof. Frederico Hermann Junior; avenida Henrique Chamma; e Praça Panamericana.

Avenida São Miguel

As obras de implantação de ciclofaixa na avenida São Miguel, na zona leste, começaram a partir da noite da quinta-feira (13/8).

A nova estrutura cicloviária terá 4,85 km de extensão, entre as avenidas Professor Antônio de Castro Lopes e o cruzamento com as avenidas Dom Helder Câmara e Governador Carvalho Pinto.

Esse trecho, de quase cinco quilômetros, atualmente não conta com estrutura apropriada para os ciclistas. Ao cruzar com a avenida Professor Antônio de Castro Lopes, a ciclofaixa existente na avenida São Miguel não continua em direção à avenida Carvalho Pinto, fazendo com que os usuários tenham que buscar alternativas para pedalar com maior segurança. Essa conexão, hoje inexistente, será proporcionada pela nova ciclofaixa.

A obra na ciclofaixa da Avenida São Miguel começa com os trabalhos de fresagem e recapeamento, junto ao canteiro central da via, no sentido centro. Os trabalhos terão início a partir da interseção com a avenida Professor Antônio de Castro Lopes.

Posteriormente, haverá manutenção das guias e sarjetas, e a última etapa será a aplicação da sinalização, que inclui pintura, tachões e placas que garantirão a segurança dos ciclistas. A previsão é de que a obra tenha duração de 36 dias.

Plano Cicloviário

A Prefeitura trabalha com prioridade na execução do Plano Cicloviário, que tem foco na ampliação da malha cicloviária e sua integração a outros modais de transporte coletivo como ônibus, trem e metrô, além da melhoria de grande parte da estrutura da rede existente. Até o fim deste ano, São Paulo terá a maior malha dedicada às bicicletas dentre todas as capitais brasileiras, com 676 km. Serão 173,5 km de novas conexões e 310 km de requalificações. Os investimentos são da ordem de R$ 325 milhões nesta etapa de ampliação e recuperação da infraestrutura cicloviária (a reforma inclui asfalto novo, nivelamento da sarjeta, mais tachões de segurança, sinalização horizontal e vertical).

Já foram entregues conexões importantes nas avenidas Ricardo Jafet, Henrique Schaumann, Jacu-Pêssego e Engenheiro Caetano Álvares. Estão em andamento obras de implantação de estruturas cicloviárias na Avenida Rebouças, Jornalista Roberto Marinho, Domingos de Morais e Vila Jaguara.

A execução do Plano Cicloviário deverá avançar para os próximos anos. Isso porque a Prefeitura tem considerado os investimentos necessários para a continuidade da expansão da malha em seu planejamento orçamentário.