SMT encerra fase de audiências regionais sobre licitação do transporte coletivo

Aproximadamente mil pessoas participaram dos 32 encontros entre os gestores do sistema de transporte e a sociedade civil.

Os três dias de audiências públicas regionais organizadas pela Secretaria de Mobilidade e Transportes (SMT) para ampliar o debate com a população sobre o edital da nova licitação do transporte coletivo na cidade de São Paulo reuniram aproximadamente 1 mil pessoas nas 32 prefeituras regionais do município.

Os encontros tiveram o maior número de participantes nos extremos da capital. Apenas na Prefeitura Regional de São Miguel Paulista, zona leste, foram quase 120 pessoas. E na de Parelheiros, no extremo Sul da cidade, foram quase 90 presentes, o que demonstra o interesse da sociedade civil por mais informação sobre a licitação.

Nesta quarta-feira, os encontros ocorreram em 12 prefeituras regionais, todas na Zona Leste: Aricanduva, Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Guaianases, Itaim Paulista, Itaquera, Mooca, Penha, São Mateus, São Miguel Paulista, Sapopemba e Vila Prudente.

Entre as demandas e questões apresentadas pela população nas 32 audiências públicas estavam o método de remuneração das operadoras do sistema; novas tecnologias nos veículos; aumento da frota menos poluente; conexão entre diferentes modais (transporte sobre trilhos com os coletivos municipais); canais de sugestões e reclamações; e acessibilidade do sistema.

“Ao todo, foram realizadas 33 audiências públicas, sendo 32 nas prefeituras regionais, além da primeira que ocorreu no início de junho”, explica o secretário de Mobilidade e Transportes. “Acatamos a sugestão da sociedade civil para apresentar as diretrizes gerais da licitação em todas as regiões da cidade e consideramos o resultado bastante positivo, já que a população pôde esclarecer suas dúvidas e dar sugestões de melhorias específicas para a área em que vive.”

A realização das audiências segue a Lei Federal 8.666, sobre a realização de processos licitatórios no Brasil. De acordo com ela, as licitações devem ser iniciadas pelas audiências públicas que, portanto, devem ser feitas antes da publicação de editais.

A próxima etapa do processo compreende a publicação da minuta do edital para fase de consulta pública, quando a SPTrans vai criar um canal de comunicação exclusivo para receber novas sugestões para o processo de concessão do serviço na capital.

A licitação do sistema estava suspensa desde 2015, por determinação do Tribunal de Contas do Município (TCM). A SMT e a SPTrans trabalham para realizar as adequações apontadas pelo órgão, e revisar o edital, para dar continuidade ao certame. “Com a conclusão do processo, a gestora do sistema municipal de transportes assegurará ao paulistano e aos demais usuários um serviço essencial ao cidadão com maior qualidade, eficiência e segurança”, afirmou o presidente da SPTrans.

 

Assessoria de Imprensa - SPTrans

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Segundo dia de audiências sobre licitação do transporte coletivo mobiliza 13 prefeituras regionais

Já foram realizados 20 encontros entre os gestores do sistema de transporte e a sociedade civil. As audiências continuarão nesta quarta-feira, dia 28, em mais 12 endereços da cidade, desta vez concentrados na Zona Leste

A Secretaria de Mobilidade e Transportes (SMT) prosseguiu no dia 27/06, terça-feira, com as audiências públicas regionais que ampliam o debate com a população sobre o edital da nova licitação do transporte coletivo na cidade de São Paulo.

As 13 audiências desta terça-feira ocorreram nas prefeituras regionais de Santo Amaro, Campo Limpo, Cidade Ademar, Capela do Socorro, M’Boi Mirim e Parelheiros, na Zona Sul; Santana/Tucuruvi, Casa Verde, Freguesia do Ó, Jaçanã/Tremembé e Vila Maria/Vila Guilherme, na Zona Norte; e Perus e Pirituba/Jaraguá, na Zona Noroeste.

Com a conclusão dos encontros desta terça-feira, a SMT já apresentou à comunidade em 20 das 32 prefeituras regionais as diretrizes gerais do edital de concessão do serviço de transporte coletivo no município. Nesta quarta-feira (28/6), haverá uma nova rodada de audiências nas últimas 12 prefeituras regionais que ainda não foram contempladas com as reuniões, fechando assim o ciclo de debates nas 32 unidades administrativas desacentralizadas da cidade.

Durante os encontros desta terça-feira, o secretário de Mobilidade e Transportes; o secretário-adjunto da Pasta; o presidente da SPTrans; diretores, superintendentes e outros funcionários da empresa gestora do sistema de transporte coletivo municipal também receberam informações de entidades e da população local sobre as especificidades de cada região e sugestões para aprimorar o sistema e qualidade do serviço nesses locais.

A SPTrans reforça que segue o rito previsto na Lei Federal 8.666, que rege a realização de processos licitatórios no País, no qual as licitações devem ser iniciadas pelas audiências públicas que são feitas, portanto, antes da publicação de editais.

A participação popular foi grande nos encontros. Nas prefeituras regionais de Parelheiros, Campo Limpo e Capela do Socorro, por exemplo, as salas se aproximaram da lotação máxima.

O secretário de Transportes e o presidente da SPTrans ouviram os participantes ontem, respectivamente, nas prefeituras regionais de Santo Amaro e Freguesia do Ó. Ambos asseguraram a continuidade do canal de diálogo aberto entre a sociedade civil e o poder público para que o melhor modelo de transporte coletivo para a cidade possa a ser construído a partir da nova licitação.

Temas levantados
Entre os temas levantados neste segundo dia de audiências estiveram questões como detalhes sobre o aumento da frota menos poluente; conexão entre diferentes modais (transporte sobre trilhos com os coletivos municipais); e canais de sugestões e reclamações.

Após a conclusão das audiências regionais, o edital será publicado para consulta pública. Nesta fase, todos os interessados terão acesso à minuta do edital e poderão oferecer suas sugestões para o documento final.

Nesta quarta-feira (28/6), haverá audiências em 12 prefeituras regionais: Aricanduva, Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Guaianases, Itaim Paulista, Itaquera, Mooca, Penha, São Mateus, São Miguel Paulista, Sapopemba e Vila Prudente, todas na Zona Leste.
 

Assessoria de Imprensa - SMT

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

SMT dá início às audiências regionais para consolidar o edital de licitação do transporte coletivo

Na noite do dia 26/06/2017 foram realizados os sete primeiros encontros entre o poder público e a comunidade nas prefeituras regionais. As audiências terão prosseguimento até quarta-feira, dia 28, em mais 25 endereços nas quatro regiões da cidade.

A Secretaria de Mobilidade e Transportes (SMT) deu início nesta segunda-feira (26/6) às audiências públicas regionais por meio das quais a Prefeitura aprofunda o debate com a comunidade e ouve as principais demandas sobre o modelo a ser adotado no edital da nova licitação do transporte coletivo na cidade de São Paulo.

As sete audiências de hoje ocorreram nas prefeituras regionais da Sé, no Centro; de Lapa, Pinheiros e Butantã, na Zona Oeste; e de Ipiranga, Jabaquara e Vila Mariana, na Zona Sul. Em todos os encontros houve participação popular e o quórum incluiu representantes da SPTrans, da sociedade civil e das empresas que operam o sistema municipal de transportes atualmente.

A SPTrans apresentou o material informativo sobre as diretrizes gerais do certame para a concessão do serviço e, em seguida, deu a oportunidade de a população elaborar perguntas para sanar dúvidas e apresentar sugestões para contribuir com o processo.

Conforme previsto pela Lei Federal 8.666, que rege a realização de processos licitatórios no Brasil, as licitações devem ser iniciadas pelas audiências públicas que, portanto, devem ser feitas antes da publicação de editais.

Entre os temas mais recorrentes levantados neste primeiro dia de audiências estiveram questões como acessibilidade do sistema, remanejamento de pontos canais de reclamação para os usuários e o serviço Atende.

O secretário de Mobilidade e Transportes; o secretário-adjunto da Pasta: o presidente da SPTrans; além de diretores, superintendentes e outros funcionários da empresa, gestora do sistema de transporte coletivo municipal, estiveram presentes nas sete prefeituras regionais para ouvir a população e esclarecer suas dúvidas.

Nesta terça-feira (27/6), haverá audiências em mais 13 prefeituras regionais: Santo Amaro, Campo Limpo, Cidade Ademar, Capela do Socorro, M’Boi Mirim e Parelheiros, na Zona Sul; Santana/Tucuruvi; Casa Verde, Freguesia do Ó, Jaçanã/Tremembé e Vila Maria/Vila Guilherme; na Zona Norte; e ainda em Perus e Pirituba/Jaraguá, na Zona Oeste.

 

Assessoria de Imprensa - SMT

-----------------------------------------------------------------------------------------

Licitação do transporte público será tema de audiências públicas nas Prefeituras Regionais

População será apresentada às diretrizes do edital do novo sistema em 32 ocasiões entre 26 e 28 de junho

A Secretaria de Mobilidade e Transportes (SMT) publicou nesta quinta-feira, 8 de junho, comunicado de que fará 32 audiências públicas, nas quais serão apresentadas as diretrizes para a realização de licitação para a concessão do serviço de transporte coletivo público de passageiros na cidade de São Paul, e recebidas as sugestões dos munícipes de cada regional. As reuniões vão contemplar todas as Prefeituras Regionais da cidade.

Durante os encontros, serão apresentadas à sociedade as premissas sobre a organização do sistema de ônibus da capital para os próximos anos. A atual administração preza pelo diálogo com a população e, ao levar o assunto a todas as Prefeituras Regionais, se aproxima dos moradores, dando continuidade a um processo aberto a sugestões de toda a sociedade para definir a nova configuração do transporte municipal. A decisão de expandir o diálogo para as Prefeituras tem por objetivo ouvir e obter sugestões dos que vivenciam as particularidades de cada região para que o sistema atenda melhor a população.

A publicação do edital para fase de consulta pública está prevista para após a avaliação das sugestões recebidas na audiência.

A licitação do sistema de ônibus é uma importante meta e uma das principais prioridades da administração da SMT, desde que a assumiu, em janeiro deste ano.

O processo licitatório esteve suspenso desde 2015, por determinação do Tribunal de Contas do Município (TCM). A atual gestão trabalha para realizar as adequações apontadas pelo órgão, e revisar o edital, para dar continuidade ao certame e ao processo de contratação de um serviço essencial ao cidadão com maior qualidade.

Audiências públicas – Proposta de licitação do sistema de transporte público

 Programação nas Prefeituras Regionais 

Dia 26

Dia 27

Dia 28

Butantã

Data: 26 de junho de 2017

Horário: entre 18h30 e 20h     

Endereço: Rua Ulpiano da Costa Manso, 201

 

Campo Limpo

Data: 27 de junho de 2017

Horário: entre 18h30 e 20h     

Endereço: Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 59

 

Aricanduva

Data: 28 de junho de 2017

Horário: entre 18h30 e 20h     

Endereço: Rua Atucuri, 699

 

Ipiranga

Data: 26 de junho de 2017

Horário: entre 18h30 e 20h     

Endereço: Rua Lino Coutinho, 444

 

Capela do Socorro

Data: 27 de junho de 2017

Horário: entre 18h30 e 20h     

Endereço: Rua Cassiano dos Santos, 499

 

Cidade Tiradentes

Data: 28 de junho de 2017

Horário: entre 18h30 e 20h     

Endereço: Rua Juamirim s/n, fundos da Estrada do Iguatemi, 2.751

 

Jabaquara

Data: 26 de junho de 2017

Horário: entre 18h30 e 20h     

Endereço: Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 2.314

 

Casa Verde

Data: 27 de junho de 2017

Horário: entre 18h30 e 20h     

Endereço: Av. Ordem e Progresso, 1.001

 

Ermelino Matarazzo (CEU Quinta do Sol)

Data: 28 de junho de 2017

Horário: entre 18h30 e 20h     

Endereço: Av. Luiz Imparato, 564

 

Lapa

Data: 26 de junho de 2017

Horário: entre 18h30 e 20h     

Endereço: Rua Guaicurus, 1.000

 

Cidade Ademar

Data: 27 de junho de 2017

Horário: entre 18h30 e 20h     

Endereço: Av. Yervant Kissaijikian, 416

 

Guaianases (CEU Lajeado)

Data: 28 de junho de 2017

Horário: entre 18h30 e 20h     

Endereço: Rua Manoel da Mota Coutinho, 293

 

Pinheiros

Data: 26 de junho de 2017

Horário: entre 18h30 e 20h     

Endereço: Av. das Nações Unidas, 7.123

 

Freguesia do Ó

Data: 27 de junho de 2017

Horário: entre 18h30 e 20h     

Endereço: Av. João Marcelino Branco, 95

 

Itaim Paulista

Data: 28 de junho de 2017

Horário: entre 18h30 e 20h     

Endereço: Av. Marechal Tito, 3.012

 

Data: 26 de junho de 2017

Horário: entre 18h30 e 20h     

Endereço: Rua Álvares Penteado, 49

 

Jaçanã/Tremembé

Data: 27 de junho de 2017

Horário: entre 18h30 e 20h     

Endereço: Av. Luís Stamatis, 300

 

Itaquera

Data: 28 de junho de 2017

Horário: entre 18h30 e 20h     

Endereço: Rua Augusto Carlos Bauman, 851

 

Vila Mariana (Associação Comercial de São Paulo – Distrital Sudeste)

Data: 26 de junho de 2017

Horário: entre 18h30 e 20h     

Endereço: Rua Afonso Celso, 1.659

 

M’Boi Mirim

Data: 27 de junho de 2017

Horário: entre 18h30 e 20h     

Endereço: Av. Guarapiranga, 1.265

 

Mooca

Data: 28 de junho de 2017

Horário: entre 18h30 e 20h     

Endereço: Rua Taquari, 549

 

 

Parelheiros (CEU Parelheiros)

Data: 27 de junho de 2017

Horário: entre 18h30 e 20h     

Endereço: Rua José Pedro de Borba, 20

 

Penha

Data: 28 de junho de 2017

Horário: entre 18h30 e 20h     

Endereço: Rua Candapuí, 492

 

 

Perus

Data: 27 de junho de 2017

Horário: entre 18h30 e 20h     

Endereço: Rua Ylidio Figueiredo, 349

 

São Mateus

Data: 28 de junho de 2017

Horário: entre 18h30 e 20h     

Endereço: Rua Ragueb Chohfi, 1.400

 

 

Pirituba/Jaraguá

Data: 27 de junho de 2017

Horário: entre 18h30 e 20h     

Endereço: Rua Luís Carneiro, 193

 

São Miguel Paulista

Data: 28 de junho de 2017

Horário: entre 18h30 e 20h     

Endereço: Rua Ana Flora Pinheiro de Souza, 76

 

 

Santana/Tucuruvi

Data: 27 de junho de 2017

Horário: entre 18h30 e 20h     

Endereço: Av. Tucuruvi, 808

 

Sapopemba (CEU Rosa da China)

Data: 28 de junho de 2017

Horário: entre 18h30 e 20h     

Endereço: Rua Clara Petrela, 113

 

 

Santo Amaro

Data: 27 de junho de 2017

Horário: entre 18h30 e 20h     

Endereço: Praça Floriano Peixoto, 54

 

Vila Prudente

Data: 28 de junho de 2017

Horário: entre 18h30 e 20h     

Endereço: Av. Oratório, 172

 

 

Vila Maria/Vila Guilherme

Data: 27 de junho de 2017

Horário: entre 18h30 e 20h     

Endereço: Rua General Mendes, 111

 

 

 Programação em ordem alfabética 

Prefeitura Regional de Aricanduva
Data: 28 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Rua Atucuri, 699

Prefeitura Regional do Butantã
Data: 26 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Rua Ulpiano da Costa Manso, 201

Prefeitura Regional do Campo Limpo
Data: 27 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 59

Prefeitura Regional da Capela do Socorro
Data: 27 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Rua Cassiano dos Santos, 499

Prefeitura Regional da Casa Verde
Data: 27 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Av. Ordem e Progresso, 1.001

Prefeitura Regional de Cidade Ademar
Data: 27 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Av. Yervant Kissaijikian, 416

Prefeitura Regional de Cidade Tiradentes
Data: 28 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Rua Juamirim s/n, fundos da Estrada do Iguatemi, 2.751

Prefeitura Regional de Ermelino Matarazzo (CEU Quinta do Sol)
Data: 28 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Av. Luiz Imparato, 564

Prefeitura Regional da Freguesia do Ó
Data: 27 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Av. João Marcelino Branco, 95

Prefeitura Regional de Guaianases (CEU Lajeado)
Data: 28 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Rua Manoel da Mota Coutinho, 293

Prefeitura Regional do Ipiranga
Data: 26 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Rua Lino Coutinho, 444

Prefeitura Regional do Itaim Paulista
Data: 28 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Av. Marechal Tito, 3.012

Prefeitura Regional de Itaquera
Data: 28 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Rua Augusto Carlos Bauman, 851

Prefeitura Regional do Jabaquara
Data: 26 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 2.314

Prefeitura Regional de Jaçanã/Tremembé
Data: 27 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Av. Luís Stamatis, 300

Prefeitura Regional da Lapa
Data: 26 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Rua Guaicurus, 1.000

 

Prefeitura Regional do M’Boi Mirim
Data: 27 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Av. Guarapiranga, 1.265

Prefeitura Regional da Mooca
Data: 28 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Rua Taquari, 549

Prefeitura Regional de Parelheiros (CEU Parelheiros)
Data: 27 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Rua José Pedro de Borba, 20

Prefeitura Regional da Penha
Data: 28 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Rua Candapuí, 492

Prefeitura Regional de Perus
Data: 27 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Rua Ylidio Figueiredo, 349

Prefeitura Regional de Pinheiros
Data: 26 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Av. das Nações Unidas, 7.123

Prefeitura Regional de Pirituba/Jaraguá
Data: 27 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Rua Luís Carneiro, 193

Prefeitura Regional de Santana/Tucuruvi
Data: 27 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Av. Tucuruvi, 808

Prefeitura Regional de Santo Amaro
Data: 27 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Praça Floriano Peixoto, 54

Prefeitura Regional de São Mateus
Data: 28 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Rua Ragueb Chohfi, 1.400

Prefeitura Regional de São Miguel Paulista
Data: 28 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Rua Ana Flora Pinheiro de Souza, 76

Prefeitura Regional de Sapopemba (CEU Rosa da China)
Data: 28 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Rua Clara Petrela, 113

Prefeitura Regional da Sé
Data: 26 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Rua Álvares Penteado, 49

Prefeitura Regional da Vila Mariana (Associação Comercial de São Paulo – Distrital Sudeste)
Data: 26 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Rua Afonso Celso, 1.659

Prefeitura Regional da Vila Maria/Vila Guilherme
Data: 27 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Rua General Mendes, 111

Prefeitura Regional de Vila Prudente
Data: 28 de junho de 2017
Horário: entre 18h30 e 20h
Endereço: Av. Oratório, 172


 

---------------------------------------------------------------------------------------------

Audiência Pública realizada em 1º de junho

 

Apresentação

 

 

 

 Assista aos vídeos via Facebook

Respostas da audiência pública da licitação dos transportes

 
Audiência Pública da Licistação do Transporte Coletivo - realizada no dia 1º de junho

 Secretaria Municipal de Transportes