Prefeitura dá início à implantação de ciclofaixa da Avenida Rebouças

Nova estrutura conectará as ciclovias e ciclofaixas da Faria Lima, Henrique Schaumann/Brasil, Paulista e Consolação

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, informa que dará início às obras de implantação da ciclofaixa da Avenida Rebouças a partir de terça-feira (4/8). A nova estrutura cicloviária terá ao todo 3,4 km e fará conexão com a ciclovia da Avenida Paulista, Avenida Henrique Schaumann/Avenida Brasil, Avenida Faria Lima e da Rua da Consolação, formando uma grande rede integrada com estações de metrô, terminais de ônibus (Pinheiros), parques e unidades de saúde.

A nova ciclofaixa será implantada à direita da Avenida Rebouças, dos dois lados da pista, junto à calçada. A obra será iniciada com a reforma de guias e sarjetas no sentido centro-bairro. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) fará o monitoramento do trânsito, garantido segurança de pedestres, motociclistas e motoristas. Durante os trabalhos, os trechos serão sinalizados. Haverá faixas comunicando as obras na via. A previsão é que a obra para implantação nos dois sentidos dure 60 dias.

Plano cicloviário

A Prefeitura trabalha com prioridade na execução do Plano Cicloviário, que tem foco na ampliação da malha cicloviária e sua integração a outros modais de transporte coletivo como ônibus, trem e metrô, além da melhoria de grande parte da estrutura da rede já existente. Até o fim deste ano, São Paulo terá a maior malha dedicada às bicicletas dentre todas as capitais brasileiras, com 676 km.

Serão 173,5 km de novas conexões e 310 km de requalificações. Os investimentos são da ordem de R$ 325 milhões nesta etapa de ampliação e recuperação da infraestrutura cicloviária (a reforma inclui asfalto novo, nivelamento da sarjeta, mais tachões de segurança, sinalização horizontal e vertical).

Já foram entregues conexões em trechos importantes como nas avenidas Ricardo Jafet, Henrique Schaumann e Engenheiro Caetano Álvares, e estão em andamento obras como na Avenida Jacu-Pêssego, Domingos de Morais e Vila Jaguara.

A execução do Plano Cicloviário deverá continuar avançando nos próximos anos e a Prefeitura tem incluído nas devidas peças de planejamento orçamentário a solicitação dos necessários recursos financeiros.
 

Confira também: Prefeitura inicia implantação de ciclofaixa da Avenida Jornalista Roberto Marinho