SMT prorroga autorização para circulação de VUCs

Considerando que as análises e estudos elaborados pela Secretaria Municipal de Transportes (SMT) demonstram que as medidas em vigor para restrição à circulação de caminhões continuam apresentando excelentes resultados para a fluidez do trânsito, o secretário Alexandre de Moraes decidiu prorrogar por mais sete meses a autorização para que os Veículos Urbanos de Carga (VUCs) circulem na cidade no período entre as 10 e as 16 horas. 


(Texto: Coordenadoria de Comunicação - SMT)


 
Os VUCs devem continuar obedecendo ao rodízio de placas que estipula que veículos com final de placa par podem transitar das 10 às 16h na área de restrição apenas em dias pares do mês. E os com final de placa ímpar apenas em dias ímpares, no mesmo horário. A nova autorização vale a partir do dia 1º de maio até 30 de novembro de 2009. 

 
A comparação entre o nível de lentidão do trânsito nos primeiros trimestres de 2009 e 2008 mostra uma redução média de 23%. Esse percentual significativo embasou a decisão de estender a validade da licença de circulação para os VUCs.  Durante os três primeiros meses de 2008, a extensão média da lentidão foi de 68 km, enquanto no mesmo período deste ano, foi de 52 km. 

 
O gráfico abaixo mostra o desempenho do trânsito no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.