Prefeitura monta operação especial de trânsito e transporte para o Carnaval 2020

CET e SPTrans têm páginas exclusivas para informar desvios de ônibus e interdições. Diariamente, 496 agentes de trânsito por dia estarão nas ruas para garantir a fluidez do tráfego

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), organizou uma operação especial de trânsito e transporte público para o Carnaval 2020. A medida tem como objetivo facilitar o deslocamento dos foliões e da população em geral nos dias de festa em São Paulo. Além do desfile das escolas de samba no Anhembi, na zona norte, está prevista a passagem de 259 blocos em todas as regiões da cidade entre sábado (22/2) e terça-feira (25/2).

Nos dias de desfile no Sambódromo, equipes da SPTrans, da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), do Departamento de Transportes Públicos (DTP) e do Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) estarão de plantão dentro e fora do Sambódromo para facilitar o acesso aos que forem aos desfiles e garantir a circulação daqueles que pretendem apenas deslocar-se pela região.

Além do Anhembi, agentes de trânsito, técnicos e fiscais estarão em maior número nos locais onde haverá blocos com previsão de reunir mais foliões, como as avenidas Faria Lima, Marquês de São Vicente e a Rua Henrique Schaumann, na zona oeste; a região do parque Ibirapuera e a Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, na zona sul; as avenidas Tiradentes e Luiz Dumont Villares, na zona norte; e a região central.

As equipes também estarão presentes em toda a cidade. Entre sábado e terça-feira, a CET contará com 496 agentes de trânsito por dia. Aproximadamente 690 funcionários da SPTrans estarão em ação 24 horas por dia durante o Carnaval, atuando nas mais diversas frentes de trabalho.

Nas centrais de operação da SPTrans e da CET será feito o monitoramento e gerenciamento dos sistemas de trânsito e transporte ao longo de todo o período de festa. No período de desfiles serão utilizados 3.500 cavaletes (por dia), além de 1.764 faixas e banners e 11 mil metros de gradis.

Transporte para o Sambódromo: linhas de ônibus especiais, Atende + e serviço de táxi
Duas linhas de ônibus especiais também foram ativadas para fazer o transporte do público exclusivamente para o Sambódromo:

179A/10 Metrô Tietê-Anhembi
Opera nos dias 21/02 a 24/02 e 29/02
Horários de funcionamento:
Metrô Tietê-Anhembi (ida) – das 17h até 1h30
Anhembi- Metrô Tietê (volta) – das 5h até 9h

879A/10 – Metrô Barra Funda-Anhembi
Opera na sexta-feira (21/02), sábado (22/02) e domingo (23/2)
Horários de funcionamento:
Metrô Barra Funda-Anhembi (ida) – das 17h até 1h
Anhembi-Metrô Barra Funda (volta) – das 5h até 9h

Haverá a cobrança regular da tarifa básica do sistema, de R$ 4,40, e os ônibus aceitarão todas as modalidades de Bilhete Único normalmente.

O Atende +, serviço de atendimento com vans adaptadas para pessoas com deficiência física severa, também transportará grávidas, idosos, pessoas com IMC acima de 40 e pessoas com mobilidade reduzida. Um total de 94 veículos sairá das estações Tietê e Barra Funda do Metrô, Posto da CET na Avenida Olavo Fontoura e do Pavilhão do Anhembi em direção ao Sambódromo.

O Departamento de Transportes Públicos (DTP) organiza, em cinco bolsões de embarque distintos, o serviço de táxis para atender ao público dos desfiles de Carnaval no Sambódromo. O funcionamento será de acordo com a demanda de foliões no local.

Alterações de rodízio, Zona Azul, faixas exclusivas e corredores
A SMT promoverá mudanças temporárias no sistema viário durante o período de Carnaval com o objetivo de facilitar a mobilidade e garantir a fluidez do trânsito:

- O Rodízio Municipal para veículos leves e pesados será suspenso em período integral nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro na cidade.
- A Zona Azul estará suspensa nos bolsões internos e nas vias do entorno do Parque do Ibirapuera nos dias 22, 23, 24 e 25, ao longo do Carnaval; e no final de semana de 29 de fevereiro e 1º de março, no pós-Carnaval. Na terça-feira do Carnaval (25/2), a Zona Azul estará suspensa em toda a cidade.
- A circulação de veículos de passeio e táxis em corredores e faixas exclusivas de ônibus à esquerda e à direita é liberada na terça-feira do Carnaval (25/2). A liberação vale até as 04h do dia seguinte (quarta-feira, 26). O tráfego de táxis por esses locais está liberado independentemente de haver passageiro.

Páginas especiais mostram desvios em linhas de ônibus e interdições
A SPTrans estima que sejam alteradas 730 linhas durante os quatro dias de desfile. A empresa criou site especial para o Carnaval 2020 (http://www.sptrans.com.br/carnaval), no qual é possível consultar os desvios das linhas de ônibus municipais para a passagem de blocos. O sistema de busca pode ser realizado por nome ou número da linha. A página é atualizada constantemente, e o principal objetivo do serviço é facilitar a mobilidade de quem utilizará ônibus nos próximos fins de semana.

A população será informada também por meio de adesivos fixados nos pontos de ônibus. Os adesivos contêm um QR Code que leva ao site especial da SPTrans.

Para informar sobre as operações de trânsito organizadas pela CET, a página especial http://www.cetsp.com.br/carnaval trará os desvios e interdições que permitirão a folia nos blocos. Nesta página, o munícipe poderá encontrar as informações sobre interdições, desvios e demais medidas operacionais adotadas pela Companhia, que estarão disponíveis por data e por região da cidade. As atualizações serão feitas constantemente.


Recomendações
- Dê preferência à utilização do transporte coletivo;
- Carregue seu Bilhete Único com antecedência;
- Respeite a sinalização de trânsito;
- Obedeça as orientações dos agentes da CET;
- Procure utilizar vias alternativas, evitando passar nas imediações das interdições;
- Caso seja necessário, para garantir a segurança de todos, os agentes da CET podem fazer alterações na organização dos bloqueios;
- Utilize plataformas/aplicativos de cálculo de rotas e trajetos, como Waze, que serão abastecidos com informações de interdições e desvios em tempo real;
- Siga a CET no Twitter, (http://twitter.com/CETSP_) para informações do trânsito, 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive durante o carnaval;
- Mais informações, acesse, baixe o aplicativo ou ligue para Central SP156.

Movimento pela Vida Segura no Trânsito
A Prefeitura de São Paulo está promovendo um movimento de conscientização sobre segurança viária, com o objetivo de mobilizar e engajar a população nos esforços para a redução do número de mortes e acidentes no trânsito. Ao longo de 2018, a capital paulista registrou 849 vítimas fatais no trânsito.

A ação, que envolve a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), a Secretaria do Governo Municipal (SGM) e a Secretaria Especial de Comunicação (Secom), tem como mensagem principal o slogan “Hoje Não. Movimento pela Vida Segura no Trânsito”, baseada no Plano de Segurança Viária – Vida Segura.

Conheça todas as fases e ações do Movimento em prefeitura.sp.gov.br/vidasegura.

Rádio Mobilidade
- Ouça a Rádio Mobilidade e fique por dentro das notícias sobre trânsito e transporte na cidade de São Paulo em edições semanais.
- Acesse pelos sites e pelas redes sociais da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/transportes/), da CET (www.cetsp.com.br) e da SPTrans (www.sptrans.com.br).