Prefeitura prepara esquema especial de trânsito e transporte para Carnaval no Sambódromo

Equipes da CET e da SPTrans estarão nas ruas para garantir fluidez ao tráfego e funcionamento do transporte público. Duas linhas de ônibus foram criadas para levar foliões aos desfiles. Haverá, ainda, transporte para pessoas com deficiência e cinco bolsões para táxis no Anhembi

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), organiza uma operação especial a partir desta sexta-feira, dia 21 de fevereiro, na região do Sambódromo do Anhembi, zona norte, para garantir a fluidez do trânsito e o funcionamento do transporte público para os desfiles das escolas de samba do Carnaval 2020.
Equipes da SPTrans, da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e do Departamento de Transportes Públicos (DTP) estarão de plantão dentro e fora do Sambódromo para facilitar o acesso aos que forem à festa e garantir a circulação daqueles que pretendem apenas se deslocar pela região.

A SPTrans reforçou o atendimento dos ônibus para transportar os foliões que forem assistir aos desfiles dos grupos Especial e de Acesso. Duas linhas especiais foram ativadas para fazer o trajeto das estações de metrô Portuguesa-Tietê (Linha 1-Azul) e Palmeiras-Barra Funda (Linha 3-Vermelha) para o Sambódromo.

179A/10 Metrô Tietê-Anhembi
Opera nos dias 21/02 a 24/02 e 29/02
Horários de funcionamento:
Metrô Tietê-Anhembi (ida) – das 17h até 1h30
Anhembi- Metrô Tietê (volta) – das 5h até 9h

879A/10 – Metrô Barra Funda-Anhembi
Opera sexta-feira (21/02), sábado (22/02) e domingo (23/2)
Horários de funcionamento:
Metrô Barra Funda-Anhembi (ida) – das 17h até 1h
Anhembi-Metrô Barra Funda (volta) – das 5h até 9h

Haverá a cobrança regular da tarifa básica do sistema, de R$ 4,40, e os ônibus aceitarão todas as modalidades de Bilhete Único normalmente.

O Atende +, serviço de atendimento com vans adaptadas para pessoas com deficiência física severa, também transportará grávidas, idosos, pessoas com IMC acima de 40 e pessoas com mobilidade reduzida. Um total de 94 veículos sairá das estações Tietê e Barra Funda do Metrô, Posto da CET na Avenida Olavo Fontoura e do Pavilhão do Anhembi nos dias de desfiles, em direção ao Sambódromo.

A CET preparou um esquema especial de trânsito para as principais vias de acesso ao Sambódromo, organizando interdições e desvios nas imediações do Anhembi. Mais informações no link: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/transportes/noticias/?p=293714

O Departamento de Transportes Públicos (DTP) organiza, em cinco bolsões de embarque distintos, o serviço de táxis para atender ao público dos desfiles de Carnaval no Sambódromo. O funcionamento será de acordo com a demanda de foliões no local, e a lista de locais pode ser consultada no link: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/transportes/noticias/?p=293806

Páginas especiais mostram desvios em linhas de ônibus e interdições

A SPTrans estima que sejam alteradas 730 linhas nos quatro dias de Carnaval. A empresa criou site especial (http://www.sptrans.com.br/carnaval), no qual é possível consultar os desvios das linhas de ônibus municipais para a passagem de blocos. O sistema de busca pode ser realizado por nome ou número da linha. A página é atualizada constantemente.
A população será informada também por meio de adesivos fixados nos pontos de ônibus. Os adesivos contêm um QR Code que leva ao site especial da SPTrans.
Para informar sobre as operações de trânsito organizadas pela CET, a página especial http://www.cetsp.com.br/carnaval trará os desvios e interdições que permitirão a folia nos blocos. Nesta página, o munícipe poderá encontrar as informações sobre interdições, desvios e demais medidas operacionais adotadas pela Companhia, que estarão disponíveis por data e por região da cidade. As atualizações serão feitas constantemente.

Movimento pela Vida Segura no Trânsito

A Prefeitura de São Paulo está promovendo um movimento de conscientização sobre segurança viária, com o objetivo de mobilizar e engajar a população nos esforços para a redução do número de mortes e acidentes no trânsito. Ao longo de 2018, a capital paulista registrou 849 vítimas fatais no trânsito.

A ação, que envolve a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), a Secretaria do Governo Municipal (SGM) e a Secretaria Especial de Comunicação (Secom), tem como mensagem principal o slogan “Hoje Não. Movimento pela Vida Segura no Trânsito”, baseada no Plano de Segurança Viária – Vida Segura.

Conheça todas as fases e ações do Movimento em prefeitura.sp.gov.br/vidasegura.