Prefeitura fará 4 audiências públicas para apresentar propostas de implantação de 38 km faixas exclusivas de ônibus

A partir do dia 13/11, o assunto será discutido com a população em audiências que serão realizadas em quatro regiões da cidade

No mês de novembro, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), da São Paulo Transporte (SPTrans) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), dará início a 4 audiências públicas para apresentar a proposta de implantação de 38 quilômetros de novas faixas exclusivas de ônibus em todas as regiões da cidade.

Esta é a primeira vez que a população de São Paulo é ouvida sobre a implantação de faixas de ônibus de forma ampla e participativa.

As audiências serão realizadas em 4 subprefeituras: Pirituba (zona norte), Vila Prudente (zona leste), Campo Limpo (zona sul) e Butantã (zona oeste). Sempre das 19h30 às 21h30.

Dessa forma, a população será ouvida pela Prefeitura para definir quais as vias que receberão sinalização para privilegiar o transporte coletivo. As faixas exclusivas de ônibus facilitam a mobilidade numa cidade complexa como São Paulo ao dar preferência ao transporte utilizado pela maioria da população. Ao mesmo tempo, garante o fluxo dos demais veículos pelas outras faixas, além de não exigir a necessidade de desapropriações ou grandes obras.

Para indicar as vias que irão receber as faixas, foram feitos estudos das equipes técnicas da SPTrans levando em conta, além da demanda, critérios como: ser utilizada por ao menos 40 ônibus por hora; ter média de velocidade dos ônibus inferior a 12 km/h; ter ao menos 6 metros de largura em cada sentido; preferencialmente ser uma via que complemente ou dê continuidade a faixas e corredores já existentes.

O plano tem como objetivo implantar novas faixas exclusivas nas regiões norte, leste, sul, oeste e central. Ao todo, cerca de 320 mil passageiros por dia serão beneficiados com a mudança na cidade, sendo 79.200 na região central, 43.500 na zona norte, 31.800 na região leste, 73.700 na zona sul e 91.800 na oeste.

Com mais esses 38 km, a capital passará dos atuais 512 km para 550 km de faixas exclusivas para ônibus. A capital conta também com 144 km de corredores exclusivos para ônibus, dos quais 129 km foram implantados pela Prefeitura e 15 km pelo Governo Estadual.

As propostas são para as seguintes vias:

Centro
Rua da Cantareira
Rua Conselheiro Furtado
Rua São Caetano / Rua Monsenhor Andrade
Rua Oriente
Rua Barão de Ladário
Rua Miller
Largo da Concórdia / Viaduto do Gasômetro
Rua do Gasômetro

Norte
Avenida Deputado Cantídio Sampaio
Avenida Fiorelli Peccicaco
Avenida Raimundo Pereira de Magalhães
Avenida Mutinga

Leste
Rua São Teodoro
Avenida Pires do Rio
Avenida Sapopemba
Avenida Luiz Ferreira da Silva (binário com a Av. Sapopemba)

Sul

Avenida Yervant Kissajikian
Avenida Carlos Lacerda
Estrada das Lágrimas e ruas Alencar Araripe e Caripurá
(implantação de mão única / binário)
Rua Salvador Simões
Rua Gentil de Moura

Oeste
Avenida Ministro Laudo Ferreira de Camargo
Avenida Luciano Laurana
Rua Sumidouro

As ações foram definidas pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), em parceria com a São Paulo Transporte (SPTrans) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

A primeira audiência pública será realizada no dia 13 de novembro, das 19h30 às 21h30, na Subprefeitura da Vila Prudente, localizada na Avenida do Oratório, nº 172, no Jardim Independência.

Confira o calendário das audiências:
Leste e centro
Quando: 13 de novembro
Onde: Subprefeitura de Vila Prudente
Avenida do Oratório, nº 172 - Jardim Independência

Sul
Quando: 18 de novembro
Onde: Subprefeitura do Campo Limpo
Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, nº 59 - Campo Limpo

Oeste
Quando: 21 de novembro
Onde: Subprefeitura do Butantã
Rua Dr. Ulpiano da Costa Manso, nº 201 - Jardim Peri Peri

Norte

Quando: 22 de novembro
Onde: Subprefeitura de Pirituba
Rua Luís Carneiro, nº 193 - Vila Barreto

Ouça a Rádio Mobilidade e fique por dentro das notícias sobre trânsito e transporte na cidade de São Paulo em edições semanais.