Serviços da CET passam a integrar central telefônica SP156

O número 1188 mudou e agora é 156. Iniciativa busca agilizar o contato entre o cidadão e a Prefeitura, padronizar os fluxos de atendimento e otimizar os recursos públicos

Para facilitar e agilizar o contato do cidadão com a Prefeitura de São Paulo, o telefone 1188, da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), foi incorporado à central telefônica SP156. As ligações para o registro de ocorrências de trânsito ou para a solicitação de informações sobre rodízio, multas e guinchos são redirecionadas automaticamente para o novo número (156) até o seu desligamento definitivo.

A iniciativa busca padronizar o atendimento ao cidadão, uma vez que os canais SP156 já centralizam as demandas relacionadas à zeladoria, limpeza, fiscalização e gestão da cidade. Promove, ainda, a melhor utilização dos recursos públicos e redução de custos estimada em R$ 8 milhões ao ano, permitindo a realocação dos servidores públicos responsáveis pelo teleatendimento da CET em outras atividades, como o monitoramento do trânsito.

“Estamos trabalhando para garantir um serviço público de mais qualidade para as pessoas. Com o número único, agilizamos a vida de quem transita pela cidade e ainda direcionarmos mais pessoas para o monitoramento do trânsito”, destaca Edson Caram, secretário de Mobilidade e Transportes.

O número 1188 da CET é o 11º telefone municipal a ser incorporado à central telefônica SP156, que recebe cerca de 20 mil ligações diárias para o registro de pedidos e solicitação de informações sobre cerca de mil serviços municipais. As centrais de teleatendimento da Defesa Civil, do Departamento de Transporte Público (DTP), da SPTrans (Escolas, Atende, PCD e Idoso, Loja Virtual), da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Loga, Ecourbis, Soma e Inova) e da Guarda Civil Metropolitana já foram incorporadas aos canais SP156.

A medida faz parte dos esforços para a implementação da Política Municipal de Atendimento ao Cidadão, instituída pelo decreto 58426/18, que busca estabelecer critérios de excelência no atendimento público, dentre eles a melhoria e a padronização do acesso aos serviços municipais.

“Para o cidadão, a grande vantagem é não precisar mais conhecer uma série de números de atendimento quando quiser se comunicar com a Prefeitura. Simplificar o acesso da população aos serviços é fundamental para a construção de uma cidade mais inteligente e humana”, complementa Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.
Sobre a Política de Atendimento

 

Sobre a Política de Atendimento ao Cidadão

Desde setembro de 2018, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, vem colocando em prática a Política de Atendimento ao Cidadão, focada na excelência dos serviços prestados: inovação tanto na forma de cuidar da cidade quanto no modo de atender os cidadãos e cidadãs de São Paulo. Foi o decreto 58.426/18, assinado pelo prefeito Bruno Covas, que estabeleceu a padronização de conduta para a promoção e acompanhamento da qualidade dos serviços municipais visando atendimento mais integrado, ágil e eficiente.

O objetivo é instituir boas práticas orientadas para os direitos dos cidadãos e propor uma atuação integrada dos órgãos da Prefeitura a fim de simplificar os procedimentos e gerar transparência. Além da integração CET ao SP 156, outra medida que concretiza esses esforços é a Carta de Serviços – base oficial de informações disponível para consulta nos canais SP156 – que foi expandida para destacar as particularidades de cada serviço, como prazos, documentos e taxas necessários, além da legislação relacionada, entre outros dados, em linguagem cidadã e acessível. Acesse: www.sp156.prefeitura.sp.gov.br.

 

Assessoria de Imprensa - CET