Departamento de Transportes Públicos abre agendamento eletrônico de serviços

Usuários do DTP poderão marcar horário para realizar serviços no local, como, por exemplo, renovação de Condutax. Sistema tornará atendimento mais rápido, organizado e transparente

 A partir do dia 15 de abril de 2019, O Departamento de Transportes Públicos (DTP) disponibilizará o agendamento eletrônico para todos os serviços prestados no balcão de atendimento do setor de Cadastro e Controle de Transporte Diferenciado, responsável por processos relacionados a táxis, transporte escolar e motofrete. Ao todo, mais de 90 serviços disponíveis no para essas categorias poderão ser marcados por meio do site http://agendamentodtp.prodam.sp.gov.br, com datas disponíveis a partir de 22 de abril. Durante a fase inicial do novo sistema, somente pessoas físicas poderão marcar horário.

Entre as opções disponíveis para agendamento estão as renovações de Condutax e Alvará de Estacionamento, inclusão de preposto (motorista com autorização temporária para conduzir o veículo) e comunicado de troca de carro, entre outros. Haverá disponibilização de horários de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h, e, para criar um login no site, é preciso apenas ter em mãos RG, CPF, telefone e e-mail válido (leia mais abaixo).

Essa ferramenta vai dar maior comodidade ao munícipe e melhorar a qualidade do serviço. O novo sistema faz parte de um conjunto de medidas para modernizar o atendimento do DTP, com maior organização e planejamento para recepcionar o cidadão, destaca o secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Edson Caram.

Além da redução de tempo para o atendimento, o agendamento on-line traz outras facilidades, como indicar, no protocolo de confirmação, a relação de documentos que deverão ser apresentados para a realização do serviço.

De acordo com o diretor do DTP, Marcos Landucci, ainda será possível o atendimento sem hora marcada previamente pela internet. O DTP recebe mais de 1.000 solicitações por dia relacionadas a serviços para condutores de diversos modais de transporte e de todas as idades e classes sociais. Por isso, é importante que haja esse período de adaptação para que os usuários possam se familiarizar com o agendamento, explica.

A nova plataforma não inclui os serviços de abertura de expediente no protocolo, comparecimento ao setor de disciplina e prestação de informações na Divisão do Transporte Escolar Gratuito (DTEG) , em virtude de suas especificidades (leia mais abaixo).

Quais são os serviços disponíveis para agendamento?
Todos os serviços prestados pelo balcão de atendimento do setor de Cadastro e Controle de Transporte Diferenciado (Bloco D) poderão ser agendados. Estão cadastrados mais de 90 serviços nos diversos modais de transporte.

Alguns exemplos:

Para táxis
- Renovação ou segunda via de alvarás
- Renovação ou segunda via de Condutax
- Comunicado de troca de carro
- Inclusão ou baixa de segundo motorista ou coproprietário
- Inclusão de taxista em ponto

Para transporte escolar
- Renovação e segunda via de Certificado do Registro Municipal de Condutores (CRMC)
- Cadastramento e segunda via de Certificado do Registro Municipal (CRM)
- Nomeação ou Baixa de Preposto (motorista com autorização temporária para conduzir o veículo)
- Comunicado de troca de carro

Para motofrete
- Troca de veículo
- Renovação de Condumoto
- Cadastramento de licença

Quem poderá agendar um serviço?
Durante a fase inicial do novo sistema, somente pessoas físicas estarão aptas a realizar cadastro na plataforma on-line.

O que será necessário para agendar um serviço?
Fazer um cadastro simples pela internet com os dados pessoais (nome, CPF, email e telefone).

Como marcar o horário para a atendimento?
A marcação acontece pela internet, no endereço http://agendamentodtp.prodam.sp.gov.br

Quando o serviço será disponibilizado?
A agenda eletrônica estará disponível a partir de 15 de abril de 2019.

Quando terá início o atendimento com hora marcada no DTP?
O início dos atendimentos com horários agendados será em 22 de abril de 2019, de segunda a sexta-feira, entre 08h e 16h. O endereço do DTP é Rua Joaquim Carlos 655, Pari, Centro.

Quais atendimentos não terão agendamento eletrônico?
Por enquanto, o agendamento eletrônico não inclui os seguintes serviços:
• Setor de Protocolo: para abertura de processos ou expedientes
• Setor de Disciplina - comparecimento dos condutores em virtude de reclamações ou intimações para prestar esclarecimentos
• Atendimento do setor DTEG (Divisão do Transporte Escolar Gratuito), uma vez que os transportadores escolares são convocados


Passo a passo para o agendamento eletrônico:

Acesso inicial: http://agendamentodtp.prodam.sp.gov.br

Cadastro:

Escolher a modalidade de transporte e os serviços disponíveis:

Selecionar data e horário:

Confirmar agendamento:

 

Emissão do comprovante de agendamento
Ao fim do processo, o sistema emite um comprovante do agendamento, incluindo a lista de documentos que deverão ser apresentados no dia do comparecimento ao DTP para a realização do serviço:

Assessoria de Imprensa - SMT