Secretaria de Mobilidade e Transportes recebe propostas comerciais das empresas habilitadas para a licitação dos ônibus

Todos os lotes previstos possuem consórcios ou empresas devidamente habilitadas e receberam propostas comercias dentro dos limites estabelecidos no edital

 A Comissão de Licitação da Secretaria de Mobilidade e Transportes (SMT) realizou nesta segunda-feira, dia 25 de março, a abertura das propostas comerciais das empresas que concorrem para operar no subsistema Estrutural e no Grupo de Articulação Regional da licitação dos ônibus.

No subsistema Estrutural, que transportará passageiros por corredores e vias de grande movimento, são nove lotes em disputa. No Grupo de Articulação Regional, que fará a ligação entre bairros e foi criado na nova organização do sistema de ônibus, são dez lotes em disputa.

Todos os lotes tiveram empresas devidamente habilitadas com a documentação exigida e receberam propostas comerciais dentro do limite estabelecido no edital. As planilhas de custos serão em analisadas pela Comissão de Licitação e as empresas ganhadoras serão anunciadas em nova data no Diário Oficial da Cidade.

A licitação dos ônibus contempla também o Grupo Local de Distribuição, que fará a ligação dos bairros com os terminais e as estações de metrô e trens metropolitanos. Dos 13 lotes desse grupo, 12 já tiveram propostas comerciais aprovadas pela Comissão de Licitação.

O lote D7, que estava suspenso devido a um recurso administrativo da empresa Imperial, também teve sua proposta comercial revelada nesta segunda-feira (25). Com o recurso negado, a Imperial foi desclassificada do certame e a proposta aberta foi a da Transunião, que também concorria pelo lote.

Todos os 32 lotes disponíveis nos três grupos da licitação dos ônibus receberam propostas comerciais dentro do limite estabelecido no edital de empresas devidamente habilitadas. A previsão é que os contratos sejam assinados em até 60 dias após a homologação da licitação.


Confira abaixo a relação das empresas habilitadas que apresentaram propostas comerciais dentro dos limites estabelecidos no edital em cada um dos grupos:

Grupo Estrutural

E1 – Consórcio Bandeirante

E2 – Sambaíba

E3 – Viação Metrópole Paulista

E4 – Via Sudeste

E5 – MobiBrasil

E6 – Viação Grajaú

E7 – Viação Metrópole Paulista

E8 – Consórcio TransVida

E9 – Gatusa


Grupo Local de Articulação Regional

AR 1 – Consórcio Bandeirante

AR 2 – Sambaíba

AR 3 – Viação Metrópole Paulista

AR 4 – Express

AR 5 – Via Sudeste

AR 6 – MobiBrasil

AR 7 – Consórcio KBPX

AR 8 – Viação Gato Preto

AR 9 – Consórcio TransVida

AR 0 – Consórcio TransVida


Grupo Local de Distribuição

D1 – Consórcio TransNoroeste

D2 – Consórcio TransNoroeste

D3 – Transunião

D4 – UpBus

D5 – Pêssego Transportes

D6 – Allibus

D7 – Transunião

D8 – Move Buss

D9 – A2 Transportes

D10 – Transwolff

D11 – Transwolff

D12 – Transcap

D13 – Alfa Rodobus


Novo sistema

A conclusão do processo licitatório permitirá a reorganização do sistema de transporte por ônibus na capital e trará benefícios aos passageiros ao eliminar a sobreposição de linhas, reduzir intervalos entre os veículos, tornar as viagens mais rápidas e confortáveis, além de proporcionar maior confiabilidade ao sistema e permitir a modernização da frota.

O edital prevê uma série de melhorias obrigatórias no sistema, como a chegada de ônibus mais modernos, com ar-condicionado, Wi-Fi, entrada USB e também motores menos poluentes. A contratação por edital traz segurança jurídica à rede municipal de transporte que, atualmente, opera por meio de contratos emergenciais.

Assessoria de Imprensa - SMT