SPTrans promove “Andar de Ônibus em SP” na Semana da Mobilidade

Na ação educativa, alunos aprendem a andar de ônibus pela cidade e recebem noções de comportamento e cidadania

Durante a Semana da Mobilidade, alunos do Ensino Fundamental de três escolas municipais vão aprender a utilizar o transporte coletivo da cidade. A ação educativa “Andar de Ônibus em SP” é realizada pela São Paulo Transporte (SPTrans) e busca incentivar o uso do transporte público e formar os passageiros do futuro, por meio de instruções sobre comportamento e cidadania nos ônibus.

A atividade será realizada nos dias 18, 20 e 25 de setembro, das 10h às 12h, e vai reunir ao todo 90 estudantes do 5º ano com idade entre 10 e 12 anos. Eles serão conduzidos da escola até o Terminal Mercado por ônibus do sistema municipal, acompanhados pelos professores.

Lá, eles receberão palestra sobre o sistema de transporte, apresentada por pessoal treinado da SPTrans, e visitarão o Centro de Controle, de onde se monitora continuamente toda a operação dos ônibus e dos terminais Mercado, Sacomã e Pq. Dom Pedro II.

Em seguida, os alunos farão uma viagem de ônibus pelo Expresso Tiradentes, o corredor exclusivo da cidade de São Paulo, percorrendo o trajeto Terminal Mercado – Terminal Sacomã, feito diariamente pela linha 5105/10.

Ao final, eles receberão uma cartilha educativa com informações e atividades sobre o sistema de ônibus municipal. O evento possibilita às crianças a oportunidade de conhecer informações relevantes sobre a locomoção pela cidade, características visuais dos coletivos, divisão das áreas operacionais por cores, comportamento seguro no trânsito, entre outras.

O ‘Andar de Ônibus em SP’ é desenvolvido desde maio de 2017 pelas áreas de Marketing, Operação e Treinamento da SPTrans e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, Socicam e empresas do sistema municipal de transporte coletivo.

Semana da Mobilidade

A SPTrans participa da Semana da Mobilidade 2018, que será comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro. O tema deste ano é “Todos Somos Pedestres”, que reforça que em algum momento do dia toda pessoa que se desloca pela cidade realiza o trajeto a pé, ainda que esteja a caminho do ponto de ônibus.

Serão realizados diversos eventos e atividades mostrando a importância do transporte público para São Paulo e aproximando as pessoas do serviço de ônibus na cidade. Para saber sobre os demais eventos acesse: http://semanadamobilidade.prefeitura.sp.gov.br/

Assessoria de Imprensa - SPTrans