Haddad e Tatto anunciam rede de ônibus da madrugada

Batizado de Noturno, o serviço começa a funcionar com 151 linhas neste sábado, dia 28, entre zero hora e 4h. A iniciativa, pioneira ao investir no conceito de rede integrada com operação controlada, inaugura também uma nova era em mobilidade urbana na cidade

A partir da zero hora de sábado, dia 28, a Prefeitura de São Paulo, por intermédio da Secretaria Municipal de Transportes  (SMT) , dará início à operação de sua rede de ônibus da madrugada, o Noturno. O atendimento será entre 0h e 4h, em todas as regiões da cidade, beneficiando locais que prestam serviços 24 horas ou que tenham espaços de entretenimento, em um modelo de operação inédito em todo o País. 

A rede contará com 151 linhas e foi planejada para servir a população em sistema de operação controlada. Serão equipes de profissionais da São Paulo Transporte (SPTrans) e Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) utilizando tecnologias modernas, baseadas no recurso do GPS, para monitorar, ajustar o cumprimento de horários e o desempenho, além de garantir fluidez  ao trânsito. A Guarda Civil Metropolitana (GCM) dará suporte no aspecto da segurança  operacional. E o Departamento de Iluminação Pública (Ilume) da Secretaria Municipal de Serviços também participará, providenciando iluminação  para os 160 pontos de conexões da rede. 

“Esta cidade não pára, são 24 horas de atividades comerciais e culturais o tempo todo. São garçons, motoristas, porteiros, profissionais da saúde que não tinham como chegar em casa. Vamos dar a esses trabalhadores, que têm uma jornada diferenciada, condição de resgatar o tempo e poder dedicá-lo ao descanso e à família”,  declarou o  prefeito Fernando Haddad na manhã desta terça-feira, dia 24, durante o lançamento oficial da rede Noturno, que ocorreu dentro da 11ª  reunião da Comissão Municipal de Trânsporte e Trânsito (CMTT), conjunta com a do Conselho da Cidade, na  sede da Prefeitura.

Desenvolvida pela SPTrans ao longo dos últimos dois anos, a rede terá 50 linhas estruturais  em  grandes corredores, que irão  funcionar  com ônibus partindo em intervalos de 15 minutos. Elas irão alimentar outras 101 linhas que farão o atendimento local, no bairros, com intervalos de 30 minutos nas partidas. A rede funcionará com 454 veículos e terá reserva operacional de 88 coletivos. No total, 32 terminais serão atendidos, entre municipais e metropolitanos.  A  implantação  do serviço atende  o item 95 do Programa de Metas da Administração Municipal.

“A rede da madrugada será o modelo que queremos implantar para a rede de domingo, para a rede de sábado, para a rede de entrepico e a rede do horário de pico. É um piloto do que queremos para toda a cidade de São Paulo”, afirmou o secretário de Transportes, Jilmar Tatto, também presidente do CMTT, durante a reunião.



Jilmar Tatto apresenta as linhas noturnas que entrarão em operação no próximo sábado, dia 28

Na ocasião, a  diretora de Planejamento da SPTrans, Ana Odila Paiva, apresentou  ainda as outras redes  que serão implantadas ao longo dos próximos anos (redes de sábado, domingo, horário de pico e entrepico). Cada uma  funcionará de acordo com a demanda  dos paulistanos e  sempre seguindo o conceito de rede  com  operação controlada. 


Diretora de Planejamento da SPTrans, Ana Odila Paiva, apresenta novo modelo do sistema de transporte público que será implantado ao longo dos próximos anos em São Paulo

Circuito
 Noturno

A Rede terá ônibus circulando próximo a hospitais, velórios  de cemitérios , delegacias, casas de espetáculos e arenas esportivas, entre outros estabelecimentos em que, tradicionalmente, há grande concentração de pessoas. Também servirá trajetos feitos por linhas de Metrô ou passará nas imediações das principais estações.

Desde o ano passado, 12 linhas do projeto Rede da Madrugada  Noturno estão operando em experiência-piloto, que serviu de modelo para o planejamento e definição de todos os pilares do Noturno. Agora, elas se integrarão  ao novo sistema.

Prestação de Serviço: Como usar a Rede Noturno

As linhas serão integradas ao Bilhete Único e aceitarão todas as modalidades já conhecidas do cartão. Com um mesmo bilhete, o usuário poderá se deslocar de veículos da rede estrutural para os da rede local durante três horas.

Há mais de um mês, a SPTrans vem trabalhando na divulgação do Noturno junto aos usuários. Estão sendo distribuídos folhetoscartazes e banners com detalhes das linhas do novo serviço. Também o Jornal do Ônibus tem as informações sendo difundidas entre os passageiros.  

Para os terminais da SPTrans foram produzidos painéis informativos e banners com conteúdo semelhante estarão afixados nas estações do Metrô. Todo o material também está sendo distribuído nos postos da SPTrans e nas universidades.  Há ainda edições especiais do Jornal do Ônibus para linhas que terão alteração de horário ou operacional.

A relação de linhas estruturais e locais estará na página da SPTrans  e nos perfis da empresa nas redes sociais:

(www.sptrans.com.br/noturno) (www.twitter.com/sptrans_ e https://www.facebook.com/SPTransOficial).  

Aplicativo

A partir do sábado  também estará disponível  para uso um aplicativo para Android que fornecerá todas as informações sobre o funcionamento do Noturno.  

O dispositivo permitirá que o usuário saiba, por exemplo, qual o ponto de ônibus mais próximo de sua localização, as linhas que o atendem e sua programação,  com dados atualizados  em tempo real com a situação do trânsito. Todas as informações da rede  serão disponibilizadas online.

O aplicativo  chama-se Coletivo da Madrugada e está disponível  para download gratuito na Google Play a todos os usuários de smartphones que possuem  smartphones com sistema operacional Android. Ele foi desenvolvido com base no banco de dados da SPTrans, sem custos para a empresa.  

Outros desenvolvedores estão criando novos aplicativos que poderão ser baixados em celulares e aparelhos tecnológicos que funcionam com outro sistema operacional, caso dos iPhones, por exemplo.

Coordenadoria de Comunicação - SMT


Fotos: Elisa Rodrigues/SMT


* A publicação da matéria (conteúdo e fotos) acima é de inteira responsabilidade da Assessoria de Imprensa da SPTrans