Jabaquara, na Zona Sul, ganha ciclovia com 3,5 km de extensão

Percurso localizado no Eixo Jabaquara/Domingos de Morais proporcionará a conexão com as estações Praça da Árvore, Saúde e São Judas do Metrô e futuramente entre a Ciclovia da Rua Vergueiro/Centro com a região do Santuário de São Judas Tadeu

Mapa da Região

Quem mora ou circula pela região do Jabaquara, na Zona Sul da cidade, já conta com uma nova alternativa de transporte e lazer: uma ciclovia de 3,5 km foi implantada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) no eixo das avenidas Jabaquara/Domingos de Morais, abrangendo, nesta primeira etapa, algumas vias situadas no bairro da Vila Clementino.

O traçado em operacionalização é bidirecional ao lado do passeio, no corredor formado pelas ruas Coronel Lisboa/Primeiro de Janeiro/Alameda das Boninas, e unidirecional junto ao canteiro central na Avenida Jabaquara. Abaixo, os detalhes:

Bidirecional

  • Na Rua Cel. Lisboa, entre as ruas Sena Madureira e Primeiro de Janeiro;
  • Na Rua Primeiro de Janeiro, entre a R. Cel. Lisboa e a Al. das Boninas;
  • Na Al. das Boninas, entre a R. Primeiro de Janeiro e a Av. Jabaquara.

Unidirecional

  • Na Av. Jabaquara, entre a Al. das Boninas e a Rua Panamericana.

Nas ruas Coronel Lisboa e Primeiro de Janeiro, serão instalados focos semafóricos para o ciclista no sentido oposto ao de circulação viária do tráfego geral.

Com esta ativação, a Capital paulista contabiliza 110 km de rede cicloviária implantada pela atual gestão. Antes dos novos ramais, que vêm sendo inaugurados desde junho, São Paulo possuía 63 km de ciclovias. A meta da Prefeitura, por intermédio da CET, é viabilizar uma rede de 400 km até o fim de 2015.

Em breve, esta ciclovia de 3,5 km deverá ser ampliada pela Rua Madre Cabrini e pela própria Av. Jabaquara, num novo trecho até a Av. Itacira. Quando isso acontecer, será possível então a conexão tanto com a Ciclovia da Rua Vergueiro/Av. Liberdade - e, por conseguinte, com a região central - como também com a área do Santuário São Judas Tadeu.

Recomendações ao Público

  • Respeite a sinalização;
  • Respeite a ciclovia desde o início da implantação da mesma;
  • Por se tratar de uma ciclovia a ser utilizada pelo público em geral (adultos, crianças e idosos), não se destina à prática de atividades desportivas de ciclismo, devendo ser percorrida em velocidade compatível;
  • Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;
  • É proibida a utilização da ciclovia por pedestres.

Fale com a CET - Ligue 1188. Atende 24 horas para informações sobre trânsito, ocorrências, remoções, reclamações e sugestões.

Departamento de Imprensa - CET

Siga-nos:
@sptrans_
SPTransOficial
SPTransSP
@cetsp__
CETSaoPaulo