Operação Dá Licença para o Ônibus - CET e SPTrans complementam, nesta segunda-feira (07/10), faixa exclusiva na Avenida São Miguel, na Zona Leste

Exclusividade à direita por 1,4 km da via valerá em ambos os sentidos, de segunda a sexta-feira, das 6 às 20 horas. Mais 20,5 km de faixas exclusivas serão ativados a partir de 7 de outubro. Com isso, malha criada pela atual gestão chegará a 224,6 km neste ano.

Mapa da Região

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) implantam, nesta segunda-feira (07/10), um complemento de 1,4 km de faixa exclusiva à direita para ônibus na Avenida São Miguel, na Zona Leste da cidade. Os coletivos terão prioridade em ambos os sentidos da via, de segunda a sexta-feira das 6 às 20 horas, nos seguintes trechos:

  • No sentido Centro, entre a Praça Aleixo Monteiro Mafra (conhecida como
  • Praça do Forró) e a Av. Dr. Custódio de Lima;
  • No sentido Bairro, entre as ruas Taiuvinha e João José Rodrigues.

A ativação está inserida na Operação Dá Licença para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

No dia 07/10, ao todo, serão inaugurados 20,5 km de faixas exclusivas para ônibus por diversas vias da cidade. Com isso, a malha de faixas exclusivas viabilizadas pela atual gestão, neste ano, chegará a 224,6 km. O feito representa o alcance da meta de 220 km de faixas exclusivas para ônibus prometidos pela Prefeitura até o fim de 2013.

Para sinalizar esses 1,4 km na Av. São Miguel, estão sendo usadas 38 placas de trânsito e 798 m² de sinalização horizontal.

Vale lembrar que a Av. São Miguel já dispõe de uma faixa exclusiva para ônibus, entre a Av. Dr. Custódio de Lima e a Rua Uicó, com aproximadamente 8 km de extensão. Portanto, a implantação de mais 1,4 km nesta segunda-feira (07/10) representa um complemento à faixa exclusiva já existente na avenida. Outro detalhe importante é que, no trecho mais antigo, a exclusividade do transporte coletivo é válida no sentido Centro das 5 às 9 horas e, no sentido Bairro, das 17 às 20 horas. Já no novo trecho de 1,4 km que está sendo entregue no dia 7 de outubro, os ônibus têm a exclusividade à direita por um período maior, das 6 às 20 horas, de segunda a sexta-feira em ambos os sentidos.


Alterações no sistema viário

Com a nova faixa exclusiva, a Av. São Miguel, nos trechos acima mencionados, passará a ter uma faixa de rolamento para o tráfego geral e outra de uso exclusivo dos ônibus, no período das 6 às 20 horas, de segunda a sexta-feira.

Não haverá alteração na política de estacionamento da região: a proibição de estacionar em período integral continuará valendo.


População beneficiada

Pela Av. São Miguel, no sentido Centro, circulam 35 linhas de ônibus, transportando 234.320 passageiros por dia útil. Já no sentido Bairro passam 32 linhas de ônibus, transportando 232.359 passageiros por dia útil. A freqüência média é de 163 ônibus/hora nos horários de picos.


Fiscalização

A ativação deste trecho terá um período de adaptação quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem a faixa nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. Daqui a duas semanas, ou seja, a partir do dia 21/10, a fiscalização será intensificada.

Independente disso, a orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva desde o início da implantação da mesma.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

Recomendações ao público

  • Respeite a sinalização;
  • Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;
  • Em caso de dúvidas, ligue 1188 – Fale com a CET. Atende 24 horas com chamada gratuita.

A Engenharia de Campo da CET e da SPTrans vão acompanhar o desempenho da nova faixa exclusiva, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança viária de todos os usuários.

Departamento de Imprensa - CET