Conselhos e Órgãos Colegiados

Conselhos Municipais

Os conselhos municipais são ferramentas de participação ativa dos cidadãos no processo de elaboração de políticas públicas da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP).

O art. 29, XII da Constituição Federal determina a cooperação das associações representativas no planejamento municipal, demonstrando o papel fundamental a ser exercido pelos conselhos municipais.

Os conselhos municipais são compostos por representantes da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP) e da sociedade civil. O caráter permanente desses conselhos possibilita que a participação do cidadão efetivamente se converta na formulação, implementação e avaliação das políticas públicas municipais.

Até o presente momento, a São Paulo Transporte não possui conselhos municipais, cuja gestão há participantes da sociedade civil, instituídos.

Órgãos Colegiados

Os órgãos colegiados são entes decisórios compostos por membros oriundos de diversos setores, o que possibilita que o processo decisório seja mais qualificado em razão da diferente experiência trazido por cada um desses membros.

Estes órgãos colegiados podem ter várias denominações: conselhos, comitês, juntas, câmaras, colégios, comissões, equipes, grupos de trabalhos, entre outros.

São órgãos colegiados da SPTrans, o Conselho de Administração, o Conselho Fiscal, Comitê de Auditoria Estatuário, e Comitê de Elegibilidade.

Base Legal :

Lei Federal nº 13.303/2016,  de 30 de junho de 2016
Dispõe sobre o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Decreto nº 58.093 de 20 de fevereiro de 2018
Dispõe sobre princípios, normas de governança e de gestão a serem observados pelas empresas públicas, sociedades de economia mista, e respectivas subsidiárias das quais o Município de São Paulo detenha o controle, aplicando-se no que couber às autarquias, fundações públicas e serviços sociais autônomos, bem como revoga o Decreto nº 57.566, de 27 de dezembro de 2016 e os artigos 1º ao 11 do Decreto nº 53.916, de 16 de maio de 2013, e introduz alterações no Decreto 53.687, de 2 de janeiro de 2013.

Estatuto Social

 

Conselho de Administração

Órgão de natureza colegiada que visa a estabelecer a orientação geral dos negócios da Companhia e a lastrear e decidir sobre questões estratégicas.

Composição / Mandato / Remuneração
Atas das Reuniões

Frequência de Atualização: Trimestral
Fonte: Assessoria de Desenvolvimento Organizacional e Qualidade - DP/GAB/ADQ

 

Conselho Fiscal

Tem como competência fiscalizar os atos dos administradores e verificar o cumprimento dos seus deveres legais e estatutários.

Composição / Mandato / Remuneração
Atas das Reuniões

Frequência de Atualização: Trimestral 
Fonte: Gerência de Auditoria Interna - DP/GAU

 

Comitê de Auditoria Estatutário - CAE

É órgão auxiliar do Conselho de Administração, ao qual se reporta diretamente, com as atribuições definidas no Art. 23 do Estatuto Social da Empresa.

Composição/Remuneração
Atas das Reuniões

Frequência de Atualização: Trimestral
Fonte: Gerência de Auditoria Interna - DP/GAU

 

Comitê de Elegibilidade

O Comitê de Elegibilidade da SPTrans, eleito em Assembleia Geral Extraordinária, em março de 2018, tendo sua composição alterada na AGE de março de 2019, tem a atribuição de auxiliar o Acionista Controlador – a Prefeitura Municipal de São Paulo, na verificação da conformidade dos requisitos e ausência de vedações dos indicados, de acordo com o estabelecido na Lei Federal nº 13.303/2016, na Lei Federal 6.404/1976 e no Estatuto Social da Empresa.

Composição/Remuneração
Atas das Reuniões

  • Mandato: Os membros do Comitê de Elegibilidade não possuem mandato fixo, conforme disposto no Art. 31 do Estatuto Social da SPTrans.
  • Local das Reuniões: Rua Boa Vista, 236 – Em virtude da pandemia da COVID-19 as reuniões estão sendo realizadas por videoconferência.

Frequência de Atualização: Trimestral
Fonte: Assessoria de Desenvolvimento Organizacional e Qualidade - DP/GAB/ADQ

 

Para saber das instâncias de participação social da Prefeitura, visite o Portal da Transparência, na área de controle social.

Para saber mais detalhes das instâncias existentes, acesse o botão de Participação Social de cada Secretaria da Prefeitura Municipal de São Paulo.