AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS SERVIÇOS DE TRANSPORTE

Página em processo de atualização. Última alteração: 10/09/2019 - 16h57

A medição estruturada e sistemática do desempenho e da qualidade dos serviços de transporte permite implementar um sistema de gestão de informações comparativas, integrando indicadores e procedimentos técnicos de verificação.

ÍNDICE DE QUALIDADE DO TRANSPORTE – IQT

Para avaliar a qualidade da prestação do serviço de transporte é utilizado o Índice de Qualidade do Transporte – IQT, por meio do qual é atribuída uma pontuação às empresas operadoras, utilizando um sistema de ponderação sobre os indicadores estabelecidos.

Essa sistemática tem por objetivo promover a melhoria contínua dos serviços prestados, estabelecendo um ranking do desempenho das empresas. Isto possibilita àquelas que apresentam resultados inferiores, empreenderem esforços para atingir o nível das demais, elevando, assim, a qualidade do Sistema de Transporte.

As empresas operadoras, através dos contratos vigentes, têm a obrigatoriedade, também, de implantar e certificar Sistemas de Gestão da Qualidade e do Meio Ambiente, com base nos requisitos das Normas NBR ISO 9001 e 14001, devendo, para tanto, considerar os parâmetros de avaliação estabelecidos e desenvolver seus indicadores de autogestão. 

O método para apuração do IQT compreende as seguintes etapas básicas:

Cálculo individual dos indicadores

Cálculo dos indicadores estabelecidos de acordo com as respectivas fichas técnicas, sendo as medições efetuadas por linha, lote de linhas, empresa operadora, setor, subsistema e sistema.

 

 

Melhoria Individual dos Resultados

Com objetivo de promover o reconhecimento do desempenho individual, a Empresa pode obter até 2 pontos (limitado à nota máxima do indicador – 10) pela melhoria do resultado de cada indicador em relação ao mês anterior.  O percentual de melhoria obtido é aplicado sobre o total de pontos possíveis (2).

 

Ponderação da Pontuação

Multiplicação da pontuação pelo peso relativo do indicador, estabelecido com base no seu grau de importância relativa na mensuração do desempenho dos serviços de transporte, dentro de sua categoria de avaliação, conforme parâmetros apresentados a seguir.   

 

 

Índice de Qualidade do Transporte – IQT Mensal 

O IQT Mensal é apurado por meio do somatório das notas finais individuais ponderadas de cada um dos 10 indicadores, gerando uma pontuação numa escala de 0 a 100. 

 

Índice de Qualidade do Transporte – IQT Semestral

O IQT Semestral será apurado com base no resultado médio do semestre de referência, nas seguintes estratificações: 

  1. Linhas e lote de linhas - média aritmética simples das notas do semestre.
  2. Empresa Operadora - média ponderada pela média de passageiros transportados no mesmo período.
  3. Subsistema e Sistema – média ponderada pela média de passageiros transportados no mesmo período.

 

Avaliação do Resultado do IQT

O resultado do Índice de Qualidade do Transporte – IQT é classificado como ótimo, bom, regular ou ruim. A escala de pontuação para cada faixa de classificação é definida pelo Órgão Gestor, com base no desempenho histórico do Sistema de Transporte.

 

Ciclos de Avaliação de Desempenho

São realizados Ciclos Semestrais de Avaliação dos Resultados do Índice de Qualidade do Transporte – IQT.

O IQT Semestral é consolidado e avaliado pelo Comitê constituído pelo Órgão Gestor, identificando os pontos críticos em relação a referenciais comparativos.

A Figura a seguir apresenta o esquema do Ciclo de Avaliação.

 

Manutenção do Nível de Desempenho 

A Empresa deve manter o nível mínimo de desempenho definido pelo Órgão Gestor. 

Caso a Empresa apresente, por dois meses consecutivos, resultados insatisfatórios, deve elaborar e encaminhar ao Órgão Gestor, no prazo por ele fixado, relatório contendo, no mínimo, a identificação do problema (resultado indesejado de um processo); análise das causas do problema; e o plano de ação, contendo as medidas a serem adotadas, responsável e prazo de conclusão, o qual que não deverá ultrapassar o Ciclo de Avaliação em andamento.

Cabe ao Órgão Gestor o acompanhamento da execução e análise do impacto das medidas estabelecidas sobre os resultados do IQT, o qual pode ser realizado, inclusive, por meio de visitas às instalações da Empresa para verificação dos processos que englobam a organização e produção das viagens realizadas.

 

Dados de Julho de 2019:

Ciclo da Avaliação: