Perguntas Frequentes

1.O que é o Serviço de Atendimento Especial - Atende? 
O Serviço de Atendimento Especial, ou Atende, é uma modalidade de transporte gratuito, porta a porta, destinado às pessoas com deficiência física severa, com alto grau de dependência, que necessitam de transporte diferenciado. Os veículos do Atende são equipados com plataforma de elevação para embarque e desembarque e são adaptados para garantir conforto e segurança aos seus usuários.

Horário do serviço: o Atende funciona, das 7h às 20h, de segunda-feira a domingo.

Outras dúvidas sobre o serviço

 

Bilhete do Professor

1.O que é o Bilhete do Professor? 
O Bilhete do Professor é o meio pelo qual o professor que possui os requisitos necessários para adquirir o benefício obtém o desconto de até 50% nas passagens do Sistema sobre trilhos (Metrô e trens da CPTM).

Outras dúvidas sobre o Bilhete Único Professor

 

Novo Bilhete Único

1.O que é Bilhete Único? 
O Bilhete Único atual é um bilhete com múltiplas funcionalidades, que permite no mesmo cartão, créditos/cotas dos tipos Comum, VT e Estudante, nos formatos de cotas avulsas (dinheiro), para uso nas regras atuais, por exemplo: pegar até 4 ônibus com o pagamento de apenas uma passagem, e de cotas de tempo (mensal, semanal e 24 horas - diária), para uso nas regras estabelecidas para cada tipo de tempo adquirido. O Novo Bilhete Único pode ser utilizado nos ônibus, Metrô e trens da CPTM.

Outras dúvidas sobre o Bilhete Único

 

Bilhete Único Estudante/Carteira de Identificação Estudantil 

1. O que é a Carteira de Identificação Estudantil?
A Carteira de Identificação Estudantil é o meio pelo qual o estudante que possui os requisitos necessários para adquirir o benefício obtém o desconto de até 50% nas passagens de ônibus, Metrô e trens da CPTM.


Outras dúvidas sobre o Bilhete Único de Estudante

 

Bilhete Único Gestante

1. Quem pode adquirir o Bilhete Único Especial Gestante?
As mulheres, a partir do 5º mês de gravidez, residentes no Município de São Paulo ou na Região Metropolitana, podem adquiri-lo para desembarcar pela porta dianteira dos coletivos, após o pagamento da passagem e o giro da catraca.

Obs.: Esse tipo de cartão não proporciona isenção tarifária.

Outras dúvidas sobre o Bilhete Único Gestante

 

Bilhete Único Idoso

1.O que é o Bilhete Único Especial - Idoso?
O Bilhete Único Especial - Idoso é o cartão utilizado no sistema de transporte coletivo urbano (Ônibus da capital, Metrô e trens da CPTM) pelas pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Nos coletivos ele permite que essas pessoas passem a catraca e utilizem, também, os assentos preferenciais disponíveis na parte traseira dos coletivos.

Outras dúvidas sobre o Bilhete Único Idoso

 

Bilhete Único Mãe Paulistana

1.O que é o Bilhete Único Mãe Paulistana?
É o Bilhete Único custeado pela Secretaria Municipal da Saúde, que garante a utilização do transporte coletivo do Município de São Paulo (ônibus, micro-ônibus, Metrô e CPTM) às gestantes participantes do Programa de Proteção da Saúde da Gestante e do Recém-Nascido.

Outras dúvidas sobre o Bilhete Único Mãe Paulistana

 

Bilhete Único Obeso

1.Quem pode adquirir o Bilhete Único Especial - Obeso?
Os usuários, residentes no Município de São Paulo ou na Região Metropolitana de São Paulo, cujo o IMC - Índice de Massa Corporal (calculado com a divisão do peso pela altura ao quadrado) for superior a 39,9. O peso e altura podem ser mensurados pelos atendentes dos postos, não há necessidade de apresentar atestado médico. O Bilhete deve ser utilizado para desembarcar pela porta dianteira do veículo após o pagamento e o giro da catraca. Esse tipo de cartão não proporciona isenção tarifária.

Outras dúvidas sobre o Bilhete Único Obeso

 

Bilhete Único Pessoa com Deficiência

1.O que é o Bilhete Único Especial - Pessoa com Deficiência?
O Bilhete Único Especial - PCD é o cartão utilizado no sistema de transporte coletivo urbano (ônibus da Capital, Metrô e trens da CPTM) pelas pessoas que se enquadram nos critérios diagnósticos de concessão estabelecidos na Portaria Intersecretarial SMT/SMS nº 001/11, de 02/12/2011. Acesse e faça seu cadastro.

Outras dúvidas sobre o Bilhete Único Pessoa com Deficiência



Bilhete Único Vale-Transporte

1.O que é o Bilhete Único Vale-Transporte?
O Bilhete Único Vale-Transporte é o meio utilizado pelo empregador para antecipar valores relativos ao benefício a fim de garantir a sua parte no custeio das despesas de transporte de seus empregados, no percurso de ida e volta entre a residência e o local de trabalho. (Lei nº 7.418, de 16/12/1985, regulamentada pelo Decreto nº 95.247, de 17/11/1987).

Outras dúvidas sobre o Bilhete Único Vale Transporte

 

Inspeção Veicular

1.O que é necessário para registrar uma reclamação sobre o estado de conservação do veículo?
É necessario informar o prefixo - que fica na parte frontal - ou a placa do veículo pelo telefone 156, na Central de Atendimento ou pelo @sptrans

Outras dúvidas sobre a Inspeção Veicular

 

Linhas de Ônibus

1.Quais são os serviços executados pelo Planejamento Operacional das linhas de ônibus da Cidade de São Paulo?
• Mudança ou prolongamento de itinerário de uma linha;
• Criação de uma nova linha;
• Reprogramação de horários de uma linha. Para executar as intervenções acima, a SPTrans, por meio de sua área técnica operacional, realiza um estudo detalhado da proposta para comprovar a viabilidade da mudança, seja ela no viário ou alteração de itinerários, linhas ou horários.

Outras dúvidas sobre as Linhas de Ônibus

 

Pontos de Parada

1.Como devo proceder para solicitar a implantação, remanejamento ou a supressão de um totem ou abrigo próximo da minha residência, condomínio ou comércio?
Para facilitar e agilizar o registro, essas solicitações podem ser por meio de ligação gratuita para Central de atendimento 156, ou ainda por carta endereçada à SPTrans – DT/SES - Rua Boa Vista, nº 136 – São Paulo/SP – CEP 01014-000. É importante registrar a localização do ponto (nome da rua, número, ruas transversais, locais conhecidos para referência).

Para as solicitações de remanejamento ou retirada de um totem ou abrigo, em função de obras ou alteração nas características do imóvel, é necessário anexar a planta baixa aprovada pela Prefeitura de São Paulo.

Outras dúvidas sobre os Pontos de Parada